Em diversas épocas, quando os homens morriam os invasores ficavam com as viúvas , o que feria a honra dos hindus. Baseado nas leis de Manu, quando as viúvas não tinham filhos maiores que as protegiam, elas praticavam a “Sati” que é entrar na pira mortuária do marido para não cair nas mãos dos inimigos.
O que acontece com a mulher que fica viúva na Índia?
Segundo as Leis de Manu (legislação Indiana e texto sagrado do hinduísmo): “A viúva deve sofrer até a morte, preservada e casta. A esposa virtuosa que perma- nece pura após a morte de seu marido vai para o paraíso. Uma mulher infiel a seu marido irá renascer no útero de um chacal”.
Após ficarem viúvas, as mulheres indianas rapam o cabelo, perdem as suas roupas e passam a vestir uma única roupa, um sari branco, que mostra a impureza e que as diferencia das outras mulheres.
O suicídio foi cometido nesta segunda-feira na vila de Tuslipar, no Estado de Madhya Pradesh, centro do país. Acredita-se que o sati, a prática hindu em que viúva se sacrifica na pira funerária do marido, tenha surgido há 700 anos.
A lei de Manu também diz que, mesmo depois de o marido morrer, a viúva ainda é parte dele e não deve se casar de novo. Existem também na Índia os viuvários onde as viúvas que não tem como se sustentarem vivem em espécies de asilos custeados pelo governo.
O QUE ACONTECE COM AS VIÚVAS INDIANAS | POR TRÁS DA HISTÓRIA
Quantas esposas um indiano pode ter?
Na Índia o número de esposas está ligado ao sistema de castas: um Brâmane (clero hindu) poderia ter quatro esposas na ordem direta das (quatro) castas; Um Xátria (nobreza), três; Um Vaixá (comerciantes), duas; Um Sudra (servos), uma só.
De acordo com o dicionário, viúva é a “mulher a quem morreu o marido e que não voltou a casar-se”. Algumas viúvas são jovens. Seu marido morreu muito cedo. Se tem filhos pequenos, a jovem viúva assume toda a responsabilidade por sua criação.
Ainda que tal prática extrema tenha sido abandonada, a vida de viúvas na Índia ainda pode ser muito dura. Consideradas um sinal de mau agouro, muitas acabam perdendo sua fonte de sustento e são ostracizadas nas vilas onde moram.
Cuide das viúvas que não tenham ninguém para ajudá-las. Mas, se alguma viúva tem filhos ou netos, são eles que devem primeiro aprender a cumprir os seus deveres religiosos, cuidando da sua própria família. Assim eles pagarão o que receberam dos seus pais e avós, pois Deus gosta disso.
Porque na Índia não se pode falar o nome do marido?
O casamento na Índia é sagrado, e marido e mulher se tratam da maneira mais cerimoniosa possível em público. Portanto, não é permitido que se toquem na frente dos outros, e a mulher sequer pode falar o nome do marido na frente dele. Geralmente, chama-o de pai.
É como um contrato que tem que ser honrado. Em Kerala, no sul da Índia, às vezes é o homem que dá o dote, mas no restante da Índia, na maioria das vezes, ele é pago pela família das mulheres, que viverão depois do casamento junto com os familiares do marido.
O que significa jogar tinta vermelha em uma mulher na Índia?
Essa tinta é um pó chamado Kum Kum (mistura de alume, iodo, canfora e tumeric extraído do açafrão) que somente as mulheres casadas usam no meio exato da cabeça. Essa pintura demonstra que a mulher casada é a outra metade do seu marido.
A idade legal para o casamento na Índia é de 18 anos, mas milhões de crianças são forçadas a se casarem ainda muito jovens, especialmente nas zonas rurais. Muitos pais casam seus filhos adolescentes com a ideia de melhorar a situação financeira da família, aproveitando-se do sistema tradicional de dotes.
O que os indianos acham da novela Caminho das Índias?
O drama retratado por Glória Perez não corresponde mais à realidade, segundo indianos que vivem hoje no Brasil. Eles não perdoam: acham a novela equivocada culturalmente e muito atrasada no tempo. "Os dalits não são mais pessoas discriminadas na Índia.
Na actual lei, uma divorciada ou viúva tem de aguardar 300 dias para voltar a casar-se, ao passo que para o homem o prazo é de apenas 180. Os homens e as mulheres que queiram voltar a casar-se depois de um divórcio ou de terem ficado viúvos deverão deixar de ser legalmente obrigados a esperar vários meses.
Segundo a quinta Pesquisa Nacional de Família e Saúde, realizada entre 2019 e 2021, hoje há 1.020 mulheres para cada mil homens na Índia, e a taxa de natalidade ficou em dois, abaixo dos 2,2 registrados na pesquisa anterior, de 2015-2016, e muito menor do que os 5,9 notados em 1950.
As mulheres na Índia continuam a ser cidadãs de segunda classe. Em cada fase das suas vidas, começando antes do nascimento, as mulheres são privadas dos seus direitos , e discriminadas de muitas formas. As meninas e mulheres enfrentam violência dentro e fora da família durante toda a sua vida.
Um casamento indiano pode durar entre 3 a 7 dias. A duração da boda tem a ver com alguns factores, como a casta e o poder económico da família dos noivos. Mas não se pense que são 3 - ou 7 - dias de festa. Tantos dias incluem todas as preparações para o grande dia, ou seja, o haldi, o mehendi e o sangeet!
Toda viúva tem direito à aposentadoria mesmo recebendo pensão por morte, porque estes dois benefícios previdenciários são acumuláveis. A aposentadoria é uma remuneração paga a qualquer viúva que tenha atingido determinados requisitos, por contribuir para a Previdência Social.
Certidão de casamento "original" e atualizada com o óbito do cônjuge falecido. Apresentar certidão de nascimento original ou cópia do(a) noivo(a). Cópia autenticada da certidão de óbito do(a) companheiro(a) anterior do(a) noivo(a), além da cópia autenticada do respectivo inventário.
“Legalmente é proibido, mas é uma prática socialmente aceita”, disse Sandhya Pillai, uma curadora do Centro de Recursos para Mulheres Sakhi, em Kerala.
Houve relatos de satis simbólicos em algumas comunidades hindus. A viúva deita-se ao lado de seu marido morto, e em certas partes, tanto da cerimônia de casamento e as cerimônias fúnebres são prolongadas, mas sem a sua morte.
O homem mais rico da Ásia, o magnata indiano Mukesh Ambani, celebra neste fim de semana a cerimônia oficial do casamento de seu filho, Anant Ambani, com a noiva Radhika Merchant. Os últimos meses foram marcados por festas e vários eventos luxuosos para celebrar o casamento do casal de 29 anos.