Uma pessoa que tenha sido atingida por um raio não retém eletricidade, de modo que não há perigo em proporcionar-lhe os primeiros socorros. Pessoas sem batimentos cardíacos e que não estiverem respirando precisam de reanimação cardiopulmonar (RCP) imediatamente, incluindo compressões do tórax e respiração artificial.
Se estiver na rua, sem um abrigo próximo e sentir seus pelos arrepiados ou sua pele coçar, indicando que um relâmpago (raio) está prestes a cair, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não se deite no chão!
Se não houver nenhum abrigo seguro por perto, a orientação é afastar-se de qualquer ponto mais alto e de objetos metálicos, manter os pés juntos, agachar-se até a tempestade passar, e não ficar deitado.
Após receber a descarga elétrica, o ser humano pode ter problemas neurológicos, arritmia cardíaca, danos ao miocárdio e edema pulmonar no sistema circulatório. Se os neurotransmissores foram comprometidos, por exemplo, a vítima atingida terá perda de memória por algumas horas ou anos, podendo ocorrer desmaios.
Evite ficar em locais descampados e descobertos; • As casas, edifícios, galpões, carros, ônibus e trens são locais seguros; • Dentro de uma edificação, procure ficar afastado (no mínimo um metro) de paredes, janelas, aparelhos elétricos e telefônicos; • Evite tomar banho em chuveiro elétrico e operar aparelhos ...
Como se proteger de raios em uma tempestade (EXPERIÊNCIA + dica doméstica)
O que atrai raios dentro de casa?
No caso de uma casa, os canos metálicos de água, os fios da instalação elétrica e as ferragens das lajes e colunas irão conduzir parte da corrente do raio e ficarão também "carregados de eletricidade". Uma pessoa ou animal que esteja em contato ou até mesmo perto destas partes metálicas poderá tomar um choque violento.
“A antena do celular é muito pequena e, teoricamente, está baixa, na altura do ser humano. Então a tendência é que, pelo próprio tamanho e altura da antena, isso dificulte que ela possa atrair raios. É muito improvável que isso aconteça”, explica.
Uma pessoa que tenha sido atingida por um raio não retém eletricidade, de modo que não há perigo em proporcionar-lhe os primeiros socorros. Pessoas sem batimentos cardíacos e que não estiverem respirando precisam de reanimação cardiopulmonar (RCP) imediatamente, incluindo compressões do tórax e respiração artificial.
Árvores são atingidas constantemente por raios por geralmente serem os objetos mais altos num determinado lugar. Isso ocorre porque a seiva presente no interior do tronco das árvores é melhor condutor do que o ar.
Qual a chance de sobreviver ao ser atingido por um raio?
Embora a taxa de sobrevivência seja menor do que a de pessoas atingidas por raios em outros locais do corpo, as pessoas apresentaram taxa de sobrevivência entre 70% e 90%. A equipe questionou se a alta taxa de sobrevivência poderia ser devido à água da chuva na pele das pessoas.
Em casa, permaneça longe de portas e janelas. Evite áreas altas, busque refúgio em lugares baixos. Durante uma tempestade, não utilize aparelhos eletrodomésticos, mantenha-os desligados das tomadas e, também, desconecte da antena externa o televisor, assim você estará reduzindo danos.
Desligue todos os cabos ligados no exterior do televisor, como o cabo de antena, cabo HDMI® e cabo LAN. Quando a trovoada terminar, ligue o cabo de alimentação (cabo principal), o cabo de antena, o cabo HDMI® e o cabo LAN tal como antes.
Qual a chance de ser atingido por um raio dentro de casa?
A pesquisa do Inpe mostra que o maior número de acidentes com raios acontece no campo. São as pessoas que trabalham em lugares abertos. Mas um dado surpreendeu os pesquisadores: a nossa própria casa pode ser uma armadilha. Quase 20% dos acidentes com raios acontecem dentro de casa.
É possível sobreviver após ser atingido por um raio na cabeça? É raro, mas sim, é possível. A existência de pessoas que sobreviveram a esse fenômeno intrigou uma equipe de pesquisadores da Technische Universität Ilmenau, na Alemanha, que quiseram entender melhor como isso acontece.
- Afaste-se de árvores isoladas, tendas, estruturas metálicas. Caso esteja carregando alguma mochila de estrutura metálica, retire-a para longe do seu corpo. - Caso esteja dentro do carro, permaneça nele. Automóveis oferecem proteção contra raios.
2 - Um raio pode atingir diretamente uma pessoa? A chance de uma pessoa ser atingida diretamente por um raio é muito baixa, sendo em média menor do que 1 para 1 milhão. Contudo, se a pessoa estiver numa área descampada embaixo de uma tempestade forte, esta chance pode aumentar em até 1 para mil.
Os raios costumam cair em torres metálicas, chaminés, árvores isoladas, casas construídas em campos. Isto de deve ao fato de que o raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Vale ressaltar, que os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga atmosférica.
Espelho atrai raios? Não. A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade.
“Apesar de não ser muito comum, é, sim, possível que uma pessoa seja atingida por um raio dentro de casa. Já os eletrodomésticos são protegidos pelo DPS, que é instalado no quadro de força e corta a energia em caso de sobrecarga, religando logo em seguida”, diz Martinho.
Em uma tempestade, evite campos abertos, o topo de uma colina ou o topo de um cume. Da mesma forma, você deve ficar longe de objetos altos e isolados, como árvores, e deixar imediatamente qualquer corpo de água.
Para que um raio possa ocorrer é necessário que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.
O próprio corpo pode emitir sinais de alerta: a pele coçando e os pelos arrepiados podem ser sinais que um raio está perto de cair. Neste caso, os bombeiros orientam que o procedimento correto é se ajoelhar e se curvar para frente, colocando as mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles.
Afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões; • Evite utilizar o telefone (a menos que seja sem fio ou celular); • Afaste-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.
Porque não pode mexer no celular quando está trovejando?
Em casos de tempestades, com muitos raios e ventos fortes, é recomendado que você evite deixar o aparelho conectado na tomada recarregando. Consequentemente, o celular pode sofrer danos irreparáveis, assim como qualquer outro aparelho que também esteja ligado na tomada.