Faça a revisão geral. Assim você evita causar os mesmos danos ao pneu e corrige alguns defeitos do seu carro que poderiam se agravar no futuro. Acompanhe: é recomendado que nos primeiros 1.000 Km seguintes a uma troca se redobre o cuidado com as rodas e pneus. Você deve verificar se existem folgas ou barulhos incomuns.
Alinhamento e balanceamento são essenciais para a preservar os pneus. Além da frequência recomendada, a cada 10 mil km, deve-se fazer novamente o balanceamento toda vez que for necessário desmontar ou montar um pneu em uma roda.
Reciclar os seus pneus usados é uma atitude simples, fácil e sustentável. Você só precisa levar para o fabricante ou revendedor da mesma marca. Eles vão reaproveitar o que puderem e descartar o resto de forma adequada. Esse processo de reciclagem também pode trazer benefícios para você.
Trocando os pneus em pares, ou seja, substituindo pelo menos dois pneus ao mesmo tempo, você mantém a estabilidade e a aderência do veículo em equilíbrio. Pneus desiguais podem levar a problemas de dirigibilidade, como derrapagens e perda de controle.
Isso porque as rodas dianteiras são direcionais, em caso de uma perda de aderência o motorista consegue corrigir a rota com a direção. Já as traseiras, em caso de perda de aderência, não há nada que o motorista possa fazer.
Idealmente, substituir os quatro pneus simultaneamente é a melhor escolha para garantir a estabilidade, a segurança e o desempenho do veículo. É importante sempre optar por trocar os pneus em pares ou então, fazendo a substituição total dos quatro pneus, mas nunca de apenas uma peça.
Assim, o serviço de alinhamento e balanceamento de pneus pode custar entre R$ 100 e R$ 300, dependendo do tipo de veículo e também de onde o serviço será feito.
Onde devo colocar os pneus novos na frente ou atrás?
Além disso, quando novos pneus forem comprados, eles devem ir diretamente para a parte traseira do carro. Assim, os pneus que antes estavam atrás e que estão menos desgastados devem ir para a frente, substituindo os pneus carecas.
Nos casos mais comuns, a cambagem é realizada quando é feita a troca do pneu. Entretanto, outro caso que deve ser feito a cambagem é quando faz o rodízio dos pneus. Sendo assim, o rodízio deve ser feito a cada 6 meses ou 10 mil km ou quando é feita a troca de 2 pneus.
Segundo a recomendação geral dos fabricantes de veículos, o motorista deve alinhar e balancear o carro sempre quando se aproximar da marca dos 10mil km rodados.
Na troca de pneus do carro, é importante realizar o alinhamento e o balanceamento das rodas, pois isso garante a estabilidade, a segurança e a durabilidade do conjunto pneu-rodas e outros componentes da suspensão do veículo.
Alinhamento e balanceamento são essenciais para a preservar os pneus. Além da frequência recomendada, a cada 10 mil km, deve-se fazer novamente o balanceamento toda vez que for necessário desmontar ou montar um pneu em uma roda. Quando ele não é bem feito, o volante do carro trepida em altas velocidades.
Os pneus dianteiros são os que mais sofrem com o desgaste. A maioria dos automóveis tem a tração transmitida para a parte da frente, aumentando o uso deles. Além disso, essas rodas são responsáveis pela direção nas curvas e recebem a força da frenagem, o que explica a sua maior deterioração.
Qual o ideal a se fazer? Caso o motorista tenha dúvidas entre colocar seus pneus novos na frente ou atrás, o correto para ele é sempre apostar na traseira do carro, priorizando sua segurança. Por exemplo, em uma ocasião na qual a estrada se encontra molhada, a aderência dos pneus é exigida.
Tem problema colocar 2 pneus de marcas diferentes?
Quando uma das rodas possui um pneu diferente dos demais, ele se comporta de forma diferente também. Os especialistas alertam que é extremamente arriscado usar marcas ou até mesmo modelos diferentes.
De modo geral, os pneus do lado direito gastam mais que os que estão montados no lado esquerdo. A razão está no desnível existente nas vias, tanto urbanas quanto nas estradas, onde o lado direito é sempre mais baixo que o centro da via (considerando uma via de mão dupla).
É possível montar pneus de marcas, pisos ou profundidades diferentes no mesmo eixo? No geral a lei não o proíbe. Num mesmo eixo, os pneus devem ser iguais (marca, modelo, dimensão, índices de carga e código de velocidade).
Pode colocar pneu 175 70 na frente e 175 75 atrás?
Sim, é possível trocar pneus de um tamanho por outro. Ou seja, pode utilizar pneus de 1.75/75 caso preferir. No entanto, é essencial ter em mente que todos os pneus do carro devem ser do mesmo tamanho. Isso significa que tanto os pneus dianteiros quanto os traseiros precisam ser da mesma medida.
Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu: Pneus de baixa qualidade.
“Pneus de dimensões diferentes não devem ser montados no mesmo veículo, a não ser em casos nos quais o veículo já vêm de fábrica com medidas diferentes nos dois eixos, como ocorre com alguns modelos esportivos”, diz José Carlos Quadrelli, gerente-geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone Brasil.
Quando colocar pneu novo tem que fazer alinhamento e balanceamento?
Quando compramos algo novo, queremos manter esse material o mais intacto possível. Por isso, os serviços de alinhamento e balanceamento ajudam a manter o carro em bom estado. E para manter um pneu intacto por mais tempo, devemos tomar medidas que façam esse aspecto durar mais.
Por conta da sua maior utilização nas curvas e frenagens, os pneus dianteiros são os mais exigidos e desgastam com mais facilidade. Por isso, algumas pessoas optam por comprar dois pneus novos em vez de trocar todos os compostos.