Mesmo que não tenha conseguido a nota desejada no Enem, dá para utilizar a nota para ingressar na educação superior. Algumas universidades oferecem bolsas de estudo e descontos proporcionais à nota do Enem, incentivando o uso dessa pontuação como forma de ingresso.
Se um candidato que pagou pela taxa de inscrição faltar ao Enem, não é preciso enviar justificativa. Ele apenas precisará se inscrever novamente no ano seguinte. Vale destacar que a prova do Enem é realizada apenas uma vez por ano, em dois dias. Por isso, se você perder o exame, não será possível reagendá-lo.
A justificativa de ausência no Enem deve ser feita pelo inscrito na Página do Participante. O estudante precisa explicar por que faltou às provas mediante apresentação de um documento.
O que acontece se o aluno não fizer a prova do Enem?
O candidato será considerado ausente. Ainda assim, terá o boletim com as notas das provas que fez divulgadas. Mas elas servirão apenas para autoavaliação. Portanto, não há como ingressar em um curso superior com o resultado obtido.
Haverá apenas uma reaplicação da prova e, o não comparecimento no dia, horário e local definido pelo Inep também caracteriza ausência do participante. Dessa forma, o candidato não terá uma segundo oportunidade para realização das provas.
Caso você não compareça à prova, será considerado ausente e não poderá utilizar a nota do ENEM para ingressar em universidades ou institutos federais. Além disso, você não poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição no ano seguinte.
Candidatos que perderam o primeiro dia do Enem podem pedir reaplicação com justificativa, marcada para 12 e 13 de dezembro. Reaplicação é válida para doenças infectocontagiosas com comprovação e problemas logísticos. Solicitação deve ser feita até 17 de novembro na Página do Participante.
Para solicitar a reaplicação do exame, o candidato deve acessar Página do Participante e apresentar documento que comprove a necessidade. Os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após o envio.
Posso cancelar a inscrição depois de realizar o pagamento da taxa? Mesmo tendo pago a taxa, o estudante pode depois, mais para frente, desistir de fazer a prova. Entretanto, não existe a possibilidade de receber reembolso do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$85,00.
Quem está no último ano do ensino médio precisa fazer o exame? Não. O Enem não é uma prova obrigatória. Mas, quem deseja estudar em uma universidade particular com uma bolsa de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni), financiar o curso pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem realizar o Enem.
O que acontece se não justificar ausência no Enem? Sem a justificativa no Enem 2022 não foi possível solicitar a isenção da inscrição do Enem 2023. Com isso, o estudante interessado em fazer a prova tem que pagar a taxa no período estipulado no edital.
Os candidatos que faltaram nos dois dias consecutivos do Enem, não podem participar dos processos seletivos. Já aqueles que faltaram em apenas um dos dias de prova, podem participar, desde que não tenham zerado a redação. Ou seja, é possível justificar a falta apenas no segundo dia de prova, que não possui a redação.
Basta fazer a inscrição e se preparar para essa nova oportunidade. Uma dica importante é conferir o edital e focar nas suas especificidades, já que o processo seletivo pode apresentar algumas diferenças do Enem. Refazer edições anteriores é outra ótima maneira de conhecer melhor o estilo da avaliação.
Nesses casos, o candidato deve acessar a Página do Participante e solicitar reaplicação em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação de prova, anexando a respectiva documentação que comprove doença. Os casos serão julgados individualmente pelo Inep.
Para a maioria dos casos a resposta é sim – especialmente para os candidatos contemplados com a isenção da taxa. O primeiro dia do Enem 2023 aconteceu no último domingo (5) e cerca de 28% dos candidatos não compareceram no exame.
Então, use o tempo até o próximo exame para se preparar melhor. Isso pode incluir participar de cursos preparatórios, estudar com base nas provas anteriores, e melhorar suas técnicas de gestão do tempo e controle do estresse. Algo muito importante nesse processo é parar para refletir sobre sua experiência com o Enem.
O Ministério da Educação (MEC) somente aceitará a justificativa com a apresentação de documentos oficiais, como atestado médico, boletim de ocorrência e outros.
O que acontece se me inscrever no Enem é não comparecer?
Caso você perceba que não quer mais fazer o Enem ou não se sente preparado para as provas, a sua inscrição no Enem é cancelada se você não comparecer no dia do exame.
A justificativa deve ser encaminhada ao Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Comissão Especial de Análise e Julgamento de Dispensa do Enade de 2009.
De acordo com o edital, os candidatos que faltaram ao Enem por alguma das doenças infectocontagiosas listadas abaixo poderão solicitar a reaplicação da prova em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação na Página do Participante. Covid-19.
Quem não foi no primeiro dia de Enem pode ir no segundo?
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou no último domingo, 5 de novembro, a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Quem não foi por algum motivo no primeiro dia do exame, ainda pode ir ao segundo, que acontece neste domingo, 12 de novembro.
Para solicitar a reaplicação, os candidatos devem acessar a Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante). As solicitações serão julgadas individualmente pelo Inep.