Nos casos de extravasamento em acesso central, solicitar radiografia de tórax imediatamente e tomografia de tórax tão logo seja possível, para avaliação do trajeto do cateter e dimensão do conteúdo extravasado.
Qual a conduta de enfermagem frente ao extravasamento?
Diante de um extravasamento, as condutas devem ser iniciadas imediatamente. Algumas recomendações como a imediata in‑ terrupção da infusão, manter a via e aspirar o máximo possível da medicação são condutas imediatas. Reduzir riscos e danos decorrentes de eventos adversos durante a infusão de drogas an‑ tineoplásicas.
A compressa morna deve ser utilizada 4x ao dia por 20 minutos durante no máximo 2 dias. Atentar que seu uso é recomendado apenas para alcalóides da vinca. O objetivo do uso da compressa morna é realizar vasodilatação do local do extravasamento, aumentando a dispersão e absorção citostática (FREITAS, 2021).
A aplicação de compressas deverá ser escolhida de acordo com o fármaco extravasado. As frias, podem reduzir a inflamação e a necrose causadas pela maioria dos agentes. É recomendada para o extravasamento de todos os medicamentos vesicantes e irritantes, exceto os vasopressores.
O que devo fazer? Não há nada a fazer somente compressas mornas e observar. Quando o extravasamento é importante pode ocorrer além da dor sinais inflamatórios importantes chegando até a necrose do tecido onde foi injetado.
O PRIMEIRO PASSO PARA SOLUCIONAR UM EXTRAVASAMENTO DE HIPOCLORITO - QUICK TIP ENDOLOVERS
O que fazer quando uma veia extravasa?
Embora a veia estourada geralmente melhore sem medidas específicas, um clínico geral ou cirurgião vascular pode ser consultado e indicar o uso de meias compressivas e anti-inflamatórios. No entanto, em caso de sintomas como inchaço e dor intensos, é recomendado procurar uma emergência.
Avise sem- pre a equipe de saúde. Em casa, faça o seguinte: lave o braço com água limpa e sabão; mergulhe o braço em água gelada ou a mais fria possível durante 10 a 20 mi- nutos, várias vezes ao dia. Procure manter o bra- ço elevado. Esses cuidados devem ser tomados até você não sentir mais nada.
Em algumas condições médicas, o extravasamento excessivo de líquidos pode levar ao edema , que é o acúmulo anormal de fluidos nos tecidos, causando inchaço e desconforto.
Procure atendimento médico se está com sintomas. Normalmente o soro vai sendo reabsorvido e não causa problemas sérios, porém se está tendo problemas, procure atendimento médico.
O que fazer se houver extravasamento de contraste?
O extravasamento de contraste é uma complicação bem reconhecida, com frequências relatadas de 0,25% a 0,9%. O extravasamento geralmente causa alguma combinação de dor imediata, eritema e inchaço, mas felizmente estes são geralmente autolimitados e a morbidade maior a longo prazo é rara.
Os principais sinais e sintomas de extravasamento citados na literatura são: dor, eritema, edema local, diminuição ou ausência de retorno venoso, além de redução da velocidade de infusão ou mesmo sua interrupção3,7-9.
Extravasamento é definido como o escape acidental de drogas do vaso sanguíneo para os tecidos adjacentes, e é considerado uma complicação grave da administração de quimioterapia.
A melhor forma de evitar um extravasamento é por meio da prevenção e de medidas educativas. O objetivo com este trabalho foi avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem de um ambulatório de quimioterapia adulto sobre o extravasamento de drogas antineoplásicas.
A diferenciação está no tipo de medicamento, o extravasamento é a administração inadvertida no espaço extravascular de medicamento vesicante e a infiltração é a administração inadvertida no espaço extravascular dos demais tipos de medicamentos inclusive os irritantes.
Quais os cuidados de enfermagem para prevenir a maioria dos extravasamentos?
O enfermeiro deve gerenciar o risco de extravasamento por meio de ações de prevenção, reconhecendo os fatores de risco relacionado às condições clínicas do paciente, a droga que será infundida e quanto ao seu potencial de gerar lesões vesicantes ou irritantes.
O profissional de enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões. O profissional de enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.
Colocar compressa de gelo por quinze a vinte minutos, três vezes ao dia, nas primeiras vinte e quatro horas. Em seguida, se necessário, colocar compressas mornas. Em caso de dúvida entrar em contato com a coordenação de enfermagem do setor onde foi realizado o exame ou retornar para avaliação.
Em geral, os hematomas e equimoses param de crescer sozinhos e de maneira rápida, sem que precisemos realizar qualquer intervenção. Isso porque, no momento em que é lesionado, o vaso sanguíneo tem o reflexo de se contrair, reduzindo o fluxo de extravasamento.
O que acontece quando o soro é injetado fora da veia?
Injeção fora da veia: Se a medicação for administrada incorretamente ou de forma muito rápida, pode levar a irritação dos tecidos ao redor da veia. Infecção: Pode ocorrer uma infecção no local da punção venosa, causando dor e inflamação.
O que fazer em caso de extravasamento de medicação?
As compressas frias deverão ser colocadas nos extravasamentos por antraciclinas, antibióticos tumorais e agentes alquilantes para limitar a propagação da droga através da vasoconstrição.
Procure um angiologista para melhor avaliação. Em casos de flebite é recomendado bolsa de água morna, anti-inflamatórios e analgésicos para dor e, em casos de flebite extensa, poderá ser prescrito anticoagulantes.