Se você estiver sendo vítima de stalking, adote as seguintes medidas:
- Colete todas as provas. ...
- Avise seus conhecidos. ...
- Se notar que o agressor está te seguindo, tente fotografar, filmar ou obter testemunhas que possam atestar a situação e chame por ajuda. ...
- Denuncie.
Como proceder em caso de stalking?
Como agir diante de uma perseguiçãoUma pessoa que se sente perseguida através das redes sociais ou até mesmo pessoalmente deve buscar as autoridades para lidar com o caso e evitar que o stalker cometa infrações maiores. A vítima deve seguir para a delegacia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência (BO).
O que pode ser feito para combater o stalking?
Como se proteger do stalking? Um dos primeiros passos para evitar o stalking é realizar boas escolhas no modo virtual. Não divulgar dados como endereço, local de estudo ou de trabalho, números de telefone, e sempre configurar perfis em redes sociais, de modo a apenas os amigos próximos terem acesso às informações.Como se defender do crime de stalking?
A denúncia de stalking pode ser feita em qualquer delegacia de polícia, quartel da polícia militar ou até mesmo diretamente ao Ministério Público. Também é possível procurar delegacias especializadas, como as Delegacias de Defesa da Mulher. Importante reunir provas, como mensagens, registros de ligações e testemunhos.Quando o stalking é considerado crime?
De acordo com a lei, é crime: perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade.TENHO UM STALKER, E AGORA? O que fazer em caso de stalking ou perseguição
Como comprovar o crime de stalking?
Agora, como provar a prática do Stalking? É preciso mostrar evidências do ato, como por exemplo, captura de tela, registros de mensagens, câmeras de segurança, histórico de ligações, testemunhas, entre outros.Quais são os tipos de stalking?
Confira:
- Perseguição Obsessiva: este tipo de stalking envolve um comportamento persistente e intrusivo, no qual o perseguidor segue e monitora a vítima de perto, muitas vezes sem o conhecimento dela. ...
- Stalking Virtual: com o avanço da tecnologia, o stalking virtual tornou-se mais comum.
Como identificar o stalking?
Conforme estabelecido pelo artigo 147-A do Código Penal brasileiro, o crime de stalking configura-se pela perseguição reiterada de alguém, por qualquer meio, que ameace sua integridade física ou psicológica, restrinja sua capacidade de locomoção ou invada e perturbe sua esfera de liberdade ou privacidade.Onde denunciar o crime de stalking?
Procure uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência de perseguição e junte provas do crime. A vítima pode guardar prints, números de telefone, mensagens, registros de entrada em edifícios, perfis usados pelo criminoso nas redes sociais, gravações de áudio, testemunhas e imagens de câmera de segurança.É crime incomodar alguém?
Só em em 31 março deste ano, o Brasil passou a contar com Lei 14.132, de 2021, que modificou o Código Penal brasileiro (Decreto-Lei 2.848/1940) e passou a prever o crime de perseguição, com base em ações reiteradas e capazes de restringir a liberdade e a privacidade de uma pessoa, além de perturbar-lhe o bem-estar ...Qual a gravidade do stalking?
A pena prevista é de 6 meses a 2 anos de reclusão e multa. Há previsão de aumento de até a metade da pena, caso o crime seja praticado nas seguintes hipóteses: I) contra criança, adolescente ou idoso; II) contra mulher por razões da condição de sexo feminino; e, III) por 2 ou mais pessoas ou com uso de arma.O que não é stalking?
Stalking é a conduta de perseguir uma pessoa de forma obsessiva. O stalker - perseguidor - pode agir de forma agradável ou desagradável. Trata, na prática, da conduta de alguém que, obcecado por outrem, estuda minuciosamente os hábitos e preferências dessa pessoa a vigiando e a observando.O que é considerado assédio stalking?
Este tipo de assédio é menos comum, mas nem de longe é menos danoso à vítima. O stalker é um indivíduo obsessivo que persegue e invade a privacidade da vítima reiteradamente, tanto em espaços físicos como virtuais. O agressor pode ser um(a) ex-namorado(a), um(a) desconhecido(a), um(a) vizinho(a) ou colega de trabalho.Quem são as vítimas de stalking?
O stalking não distingue gênero, mas é inegável que as mulheres representam a maior parcela das vítimas. Em 2023, foram registradas 79,7 mil denúncias feitas por mulheres, uma média de 9 mulheres por hora buscando ajuda em delegacias contra essa invasão perturbadora de sua privacidade e liberdade.Quando que o stalking passa a ser um problema?
Problemas psicológicos de um stalkerContudo, quando as ações se tornam invasivas, indesejadas e persistentes, causando medo, desconforto e prejuízo à vítima, o caso se torna grave e patológico. “O stalker ultrapassa os limites pessoais e invade a privacidade e a segurança de outra pessoa”, alerta Geraldo.