Quais as características de uma pessoa super dotada?
A neuropsicóloga Roselene Espírito Santo Wagner destacou as três características fundamentais da superdotação. Capacidade acima da média; Criatividade; Comprometimento com a tarefa.Como funciona a mente de uma pessoa superdotada?
A vasta gama de interesses e o pensamento profundo são características de superdotados. A mente de uma criança superdotada funciona de maneiras únicas e complexas, frequentemente diferindo de seus pares na forma como percebem, processam e interagem com o mundo ao seu redor.O que caracteriza um indivíduo de altas habilidades superdotação?
De modo geral, a superdotação se caracteriza pela elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades, evidenciada no alto desempenho nas diversas áreas de atividade do educando e/ou a ser evidenciada no desenvolvimento da criança.Quais são os dois tipos de superdotação?
Renzulli (2004) explica que há dois tipos de superdotação: 1. Escolar ou acadêmica, que integra competências identificadas nos testes cognitivos; 2. Produtiva-criativa, que envolve atividades e a participação humana, o que implica o desenvolvimento de ideias, produtos, expressões artísticas e áreas do conhecimento.Como é a AVALIAÇÃO de um SUPERDOTADO - Dra. Olzeni Ribeiro (Neuropsicopedagoga)
Como identificar uma pessoa superdotada?
→ Habilidade para considerar pontos de vistas de outras pessoas e perceber a discrepância entre ideias; → Facilidade de interagir com crianças mais velhas ou com adultos; → Interesse por livros; → Criação de meios pessoais para resolução de problemas.Quais são os sintomas da superdotação?
"Muitas vezes, quando não há identificação precoce, as crianças superdotadas apresentam desinteresse pela escola, mostram-se mais vulneráveis a críticas e, ainda, podem manifestar problemas de conduta, como indisciplina, dificuldade no seguimento de regras e questionamentos constantes", alerta Juliana.Como reconhecer um adulto com superdotação?
É fortemente analítico (embora nem sempre), muito intuitivo (na maioria das vezes de forma poderosa), e com extraordinárias capacidades de processamento cognitivo, esta é a sua marca. Isso torna o adulto superdotado alguém detentor de um depósito de emoções complexas e dinâmicas que podem ou não estar em jogo.Quais os três tipos de comportamento que caracterizam a pessoa com altas habilidades ou superdotação?
- Alto grau de curiosidade.
- Boa memória.
- Atenção concentrada.
- Persistência.
- Independência e autonomia.
- Interesse por áreas e tópicos diversos.
- Facilidade de aprendizagem.
- Criatividade e imaginação.
Como saber se a pessoa tem altas habilidades?
Tem muitas habilidades nas artes (música, dança, desenho etc.). Entende a importância da natureza (tempo, Lua, Sol, estrelas, solo etc.). Tem vocabulário excepcional, é verbalmente fluente. Aprende facilmente novas línguas.O que acontece no cérebro de uma pessoa superdotada?
Memória aguçada; Egocentrismo; Alto desempenho em determinas áreas; Outros.Qual é a causa da superdotação?
O que causa a superdotação? A superdotação tem influência na personalidade da criança e na herança genética, além de fatores ambientais, seja na família ou a escola, que podem contribuir para que estes traços sejam desenvolvidos ou depreciados.Como é o cérebro de quem tem altas habilidades?
Sabe-se que o córtex cerebral desses prodígios é menor que a média na infância, mas aumenta e se sofistica ao se aproximar da adolescência. Eles também apresentam maior volume de matéria cinzenta, o que lhes confere habilidade para lidar com dados e extrair conclusões, e as suas conexões neurais são mais velozes.É possível perder a superdotação?
A superdotação assim como ela pode permanece em várias gerações, também pode desaparecer da família ou mudar de área muito bruscamente.Como identificar uma pessoa com QI alto?
Pontuação do teste de QI
- Superior a 140 significa inteligência genial;
- Entre 120 e 140 representa inteligência muito superior;
- Entre 110 e 120 indica inteligência superior;
- Entre 90 e 110 exprime inteligência normal ou média;
- Entre 80 a 90 manifesta torpeza, raramente qualificada como debilidade mental;
Como diagnosticar superdotação?
O diagnóstico é feito pelo profissional neuropsicólogo por meio de uma bateria de exames que não se restringe apenas ao teste de QI. "É importante ressaltar que a pessoa não necessariamente é boa em tudo ou não precisa de orientação na aprendizagem. Geralmente, a pessoa se destaca em áreas específicas.Quais as dificuldades de uma pessoa superdotada?
Em resposta a esta complexidade, pessoas com altas habilidades podem exibir comportamentos sociais desajustados, hostilidade, agressão, baixo autoconceito, insegurança, frustração, raiva e sentimentos de inadequação.Qual o QI de uma pessoa superdotada?
Pontuação de QI Acima de 130 : A maioria dos especialistas concorda que uma pontuação de QI acima de 130, que coloca a pessoa no percentil 98 ou superior da população, é um indicador de superdotação. Isso significa que a pessoa está entre os 2% mais inteligentes da população.O que acontece com quem tem QI alto?
Indivíduos com alto QI possuem cérebros mais acelerados e inquietos, em uma busca constante por novidades e conhecimentos. Isso faz com que haja constantemente um acúmulo de informações, prejudicando o acúmulo e a manutenção de novas memórias.Quais são os sinais de superdotação?
Autoaprendizado : Capacidade de aprender novas habilidades ou adquirir conhecimento de forma independente. Perfeccionismo : Podem mostrar tendências perfeccionistas e ficar frustradas com falhas ou erros. Entendimento Moral e Justiça : Frequentemente têm um senso desenvolvido de moralidade e justiça.Como é feito o teste de superdotação?
Para se ter certeza/obter um laudo que comprove a superdotação, é preciso fazer um teste de QI, que costuma ser aplicado por um psicólogo ou neuropsicólogo.Quem dá laudo de superdotação?
O laudo de superdotação é dado pela avaliação neuropsicológica que deve ser realizado por uma neuropsicóloga.Quando desconfiar de superdotação?
A maioria dos pais percebe as altas habilidades antes que a criança complete cinco anos. O ideal é procurar um psicólogo experiente no assunto, que poderá fazer testes psicométricos e uma avaliação neuropsicológica para identificar se as potencialidades estão realmente acima da média de outras crianças.Como saber se meu filho é super inteligente?
Como identificar uma criança superdotada?
- Curiosidade aguçada;
- Vocabulário avançado para a idade;
- Facilidade de aprendizagem e potencial intelectual muito elevado;
- Raciocínio rápido;
- Liderança e autoconfiança;
- Ótima memória;
- Criatividade;
- Habilidade para adaptar ou modificar ideias;