Não é possível cancelar transferência / TED já realizada. Se alguma informação estiver errada, como número de agência e conta ou dados do destinatário, o banco recebedor devolverá a transferência e o valor será creditado automaticamente na sua conta, no mesmo dia.
Esse é o problema mais comum, e pode ser resolvido sem qualquer prejuízo, desde que você tome uma atitude rápida quanto ao problema. Ao perceber que transferiu dinheiro para conta errada, vá até a agência mais próxima e informe o ocorrido para que seja feito estorno dos valores.
Se isso acontecer, procure o gerente ou o atendente da agência e peça ajuda para a devolução do dinheiro para a sua conta – mas saiba que nem sempre será possível pegar esse valor de volta.
Se eu digitei errado os dados do beneficiário, quando o recurso é devolvido para minha conta? O recurso deve voltar para sua conta em até 60 (sessenta) minutos após liquidação interbancária, desde que a operação tenha sido feita dentro do horário de funcionamento do sistema de liquidação de transferência de fundos.
Para solicitar a devolução de uma TED/DOC, o cliente entra em contato com o seu banco para solicitar a devolução do valor. O banco emissor irá acionar o banco recebedor pedindo a devolução da transferência. A devolução da TED ocorre no mesmo dia do envio.
A TED deve ser encaminhada pela sua instituição ao sistema de transferência de fundos onde será liquidada em até 30 (trinta) minutos após o débito na sua conta. Após ser liquidado, o valor deve ser creditado na conta do beneficiário em até 60 (sessenta) minutos.
Sou obrigado a devolver dinheiro recebido por engano?
#FiqueLigado! Caso perceba que de fato recebeu um valor por erro, a quantia deve ser devolvida na conta de origem, ou seja, de onde a transação errada foi feita. Ainda que a pessoa (conhecida ou não) peça para enviar em outra conta. Isso ajuda no monitoramento da transação e evita problemas.
Em uma situação como esta, a primeira medida a ser tomada é entrar em contato com a instituição financeira e informar que tal quantia não lhe pertence e que deseja realizar a devolução. O banco terá todo suporte para lhe ajudar.
Se os dados da conta estiverem errados ou se tiver algum problema com a conta de destino, a sua TED será cancelada automaticamente. Mas se os dados estiverem corretos, não é possível fazer o cancelamento, já que nossas transferências entram em andamento bem rápido.
Quanto tempo demora um estorno de transferência errada?
Geralmente, assim que identifica o erro e visualiza que os dados informados não pertencem a uma conta válida, o banco solicita um prazo de até 5 dias úteis para realizar o estorno. Em poucos casos, a transferência pode ser direcionada para uma outra conta bancária existente e, por isso, o estorno não é feito.
Não é possível cancelar transferência / TED já realizada. Se alguma informação estiver errada, como número de agência e conta ou dados do destinatário, o banco recebedor devolverá a transferência e o valor será creditado automaticamente na sua conta, no mesmo dia.
Caso tenha sido vítima de um golpe, o primeiro passo é a vítima imediatamente entrar em contato com seu banco para relatar o caso e solicitar a devolução dos valores transferidos para o suposto golpista.
Como estornar um Pix errado? Quem recebeu algum valor indevido via Pix, deve realizar o estorno do dinheiro para a pessoa que fez o pagamento errado. O procedimento é feito pelo próprio aplicativo bancário no qual o dinheiro foi recebido. Procure pela opção “extratos de Pix” e “devolver dinheiro”.
Entre com sua agência, conta e senha eletrônica, digite “cancelar transações agendadas” no campo de busca e clique na opção sugerida. Os prazos para cancelar um agendamento são: - Transferências entre contas Itaú, TED e aplicações ou resgates de fundos – Até as 23h59* do dia anterior da data programada para débito.
Tem como recuperar o dinheiro que foi depositado em conta errada?
O Banco Central (BC) informa que não há normas do BC ou Conselho Monetário Nacional (CMN) sobre devoluções em caso de engano ou erro do pagador. O pagador pode tentar entrar em contato com a pessoa, buscando sua agência ou instituição, para tentar ter seu dinheiro de volta.
Cancelamento da operação - enquanto estiver como agendamento, a transferência poderá ser cancelada através da opção TRANSFERÊNCIAS - CANCELAMENTO DE AGENDAMENTOS, disponível na versão aplicativo do Gerenciador Financeiro. Não será possível cancelar a operação se o débito em conta corrente já estiver processado.
O que fazer quando a pessoa não quer devolver o Pix errado?
Se desconfiar que foi vítima de fraude depois de fazer um Pix, entre em contato com o seu banco. O MED pode ser acionado até 80 dias depois da operação. A sua instituição irá entrar em contato com o banco do suposto golpista. O valor será bloqueado na conta do suposto golpista.