Além do afrouxamento dos ligamentos faciais, da perda de elasticidade e a flacidez da pele, os ossos também mudam. O esqueleto facial é um sistema biológico, que passa por remodelações regularmente. Alterações osteoporóticas e reabsorção óssea podem ser um componente do envelhecimento.
Os exercícios aeróbicos são ótimos para queimar calorias e emagrecer o corpo como um todo, inclusive o rosto. Eles ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar gordura corporal, incluindo a do rosto. Algumas opções de exercícios aeróbicos são caminhadas, corrida, bicicleta, natação, dança e aeróbica.
A forma do rosto é majoritariamente determinada pela genética. No entanto, existem outros fatores que podem contribuir para um rosto mais redondo. O aumento de peso, por exemplo, leva a um acúmulo de gordura subcutânea, resultando em um rosto mais cheio.
No caso do rosto redondo, o mais indicado são as armações quadradas e mais largas na base, pois elas minimizam a largura da parte superior do rosto. Também é interessante optar por cores leves, para equilibrar as linhas faciais.
A bichectomia é a cirurgia plástica em que há a retirada total ou mesmo parcial de duas bolsas de gorduras presentes nas bochechas, chamadas de “bolas de Bichat”.
Exercício é a forma mais eficaz de reduzir a gordura no seu rosto, já que ele tem um impacto direto no seu corpo. Fazer exercícios aumenta a circulação de sangue que queima a gordura na forma de suor. A forma mais fácil e mais importante de exercício é a corrida.
respeitar o horário de descanso: dormir 8 horas por dia, além de ser uma prática que contribui em vários aspectos da saúde, ajuda a afinar o rosto; comer mais fibras: alimentos ricos em fibras, como vegetais, frutas, sementes e arroz integral favorecem o emagrecimento geral do corpo e do rosto.
Existem também procedimentos menos invasivos que garantem ótimos resultados, como o Liftera de papada, para ajudar na definição do contorno do rosto, preenchimento com ácido hialurônico no queixo ou botox no masseter para causar atrofia e consequentemente afinar a região da mandíbula, tornando o rosto mais anguloso.
Indicação: afinar o rosto, dar mais proporção à fisionomia, repor volume nas bochechas, suavizar rugas, definir a linha da mandíbula, entre outras. Número de sessões: uma, com eventuais retoques. Quanto tempo dura: cerca de 18 meses. Preço médio: de R$ 2.500 a R$ 6.500.
Toxina Botulínica: Popularmente conhecida como Botox, pode ser usada para relaxar os músculos que contribuem para um rosto redondo, proporcionando uma aparência mais angulada. Antes de decidir por qualquer procedimento para afinar o rosto redondo, é vital consultar um dermatologista especializado.
Pode estar ligado aos sistemas linfático ou circulatório, a uma reação alérgica ou infecção sinusal, ou simplesmente dormir ou ficar deitado por um período prolongado, o que pode fazer com que o fluido se acumule ao redor do rosto, diz Psomadakis.
Para afinar o rosto, lembre-se de dar altura aos seus penteados! Através dos puxos altos, dos rabos-de-cavalo-altos (mas não demasiado armados) ou ainda dos coques banana. “Também não hesite em ripar os cabelos para lhes conferir volume ao nível das raízes, dando assim mais destaque ao rosto.”
Em outros casos, o acúmulo de gordura no rosto pode ser resultado de maus hábitos, como má alimentação, tabaco, sedentarismo e consumo exagerado de bebida alcoólica. Assim, o aspecto volumoso da face pode ser gordura, mas também inchaço.
Qual o tipo de corte de cabelo para rosto redondo?
Para quem quer o corte de cabelo ideal para disfarçar o rosto redondo, uma opção certeira e tendência é o long bob! Por ser assimétrico, com as pontas da frente maiores do que a parte de trás, esse estilo consegue emoldurar o rosto deixando os traços mais alongados - na medida certa para o visual glamuroso.
O tratamento é simples e envolve a aplicação de toxina botulínica para diminuir o volume do músculo. Outra possibilidade é o aumento do tecido subcutâneo, ou seja, a gordura do rosto. Isso pode acontecer por aumento de peso, mas algumas pessoas possuem acúmulo gorduroso não proporcional na região, por causas genéticas.
1 — O truque para suavizar o aspecto achatado deste tipo de fisionomia é alongar suas linhas com cortes que deixem as mechas laterais, médias ou longas, com as pontas viradas para o rosto e possibilitem a modelagem de topetes para criar o volume necessário na parte superior da cabeça.
Redondo: Normalmente, nesse tipo de rosto, as bochechas são mais aparentes. É um formato com linhas leves e ângulos arredondados, mandíbula pouco marcada e a testa pequena. Por isso, para valorizá-lo, o ideal são acessórios e decotes de formato quadrado ou retangular, já que irão suavizar as linhas redondas.