O que fazer: deve-se descansar o máximo possível e realizar o tratamento indicado pelo otorrinolaringologista que deve incluir remédios como betaistina, por exemplo, que podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea do ouvido e diminuir o zumbido.
Vasodilatadores, que atuam dilatando os vasos do ouvido, como Betaistina ou Cinarizina, por exemplo, podem ser úteis em algumas situações, como vertigem ou espasmo dos vasos sanguíneos cerebrais. Anti-histamínicos, que possuem efeito sobre os zumbidos devido à sua ação vasodilatadora e anticolinérgica.
terapia de reciclagem do zumbido (TRT), biofeedback, terapia cognitivo comportamental e técnicas de relaxamento também podem ajudar. Algumas dessas técnicas buscam encobrir ou "mascarar" o zumbido nos ouvidos através da música ou usam dispositivos que treinam o cérebro do paciente para buscar não ouvir mais o zumbido.
respire fundo e aperte o nariz, com a boca fechada, tente expirar suavemente pelo nariz. Isso deve criar pressão suficiente para “estourar” ou desobstruir o ouvido. Não sopre demais para evitar danificar o tímpano. Quando a trompa de Eustáquio se abrir, mastigue chiclete ou chupe balas duras para mantê-lo aberto.
Relaxamento muscular progressivo - enquanto está sentado, concentre-se nos músculos de uma área do corpo - como o pé direito. Inspire e aperte apenas os músculos em que você está se concentrando por 8 segundos. Solte-os repentinamente relaxando.
Afinal, o zumbido no ouvido tem cura? Como já comentamos, o zumbido no ouvido é um sintoma, não uma doença. Dessa forma, caso ele esteja relacionado a doenças agudas, como a obstrução do canal auditivo por cerume ou otites, ele tende a desaparecer assim que o problema é resolvido.
O zumbido de início súbito em um ouvido também pode indicar perda auditiva neurossensorial súbita – perda auditiva moderada a grave – que se desenvolve rapidamente e precisa ser tratada com urgência.
“Entre os tratamentos existentes, há as terapias sonoras, com uso de aparelhos, e a terapia cognitiva comportamental (TCC). Quando há outros problemas de saúde associados, medicamentos podem ser usados.” Comentando sobre a pesquisa, o médico aponta que a terapia com laser é mais um instrumento para tratar o zumbido.
O que é bom colocar no ouvido para parar o zumbido?
Uma prática rotineira é a chamada terapia sonora, que consiste em utilizar ruídos brancos, como som de chuva, cachoeira, barulho de um ventilador ou ar condicionado ligados, mais baixos que o zumbido, e que poderão ajudar a diminuir a percepção do barulho e o incômodo que o zumbido gera, principalmente no silêncio.
Alimentos como o abacaxi, o alho e o mirtilo podem reduzir e aliviar a sensação de zumbido, enquanto que o álcool, o café e o sal comprovadamente aumentam a sensação e desconforto causado pelo tinnitus.
Evite ansiedade e/ou estresse, pois pode agravar o zumbido. Procure aplicativos e equipamentos que podem ajudar na hora de dormir para tornar mais fácil pegar no sono. Saiba que o zumbido pode ser controlado mesmo que não tenha cura.
Qual o melhor remédio caseiro para zumbido no ouvido?
É recomendado alterar hábitos da dieta, já que alguns alimentos atuam como gatilhos para o zumbido. Sendo assim, deve-se evitar o consumo de café, chá preto, álcool, refrigerante tipo cola, doces, chocolate, edulcorantes artificiais (como o aspartato), sal, gorduras saturadas e trans, leite e derivados e frituras.
Quando se torna inviável investigar todo o organismo em busca da causa do zumbido, a orientação é identificar os “gatilhos”, elementos que disparam ou pioram o desconforto. Álcool, sal, doces, chocolate, cafeína e nicotina são gatilhos comuns, mas nem sempre existe um elemento disparador.
Estudos revelam que o zumbido crônico geralmente se apresenta em conjunto com sintomas de ansiedade e costuma ficar ainda pior após uma situação estressante. Os barulhos do zumbido podem variar, sendo mais comuns o chiado, o alarme tocando, o assobio, o som de ar escapando e até mesmo notas musicais.
Ela consiste em aplicar água morna com uma seringa específica, conhecida como seringa de bulbo. Nesse procedimento, apessoa deve virar o ouvido para cima, injetar a água de forma delicada e ficar com o líquido por cerca de 1 minuto. Completado o tempo, a pessoa deve virar e deixar a água escorrer dos ouvidos.
Pode pingar dipirona dentro do ouvido para aliviar a dor? Olá! A dipirona é um analgésico para alívio da dor no corpo todo de forma geral, devendo ser utilizado por boca ou via endovenosa (na veia). Não tem ação local no ouvido, para isso existem outras medicações.
O zumbido no ouvido normalmente surge devido ao acúmulo de cera no canal auditivo ou ao envelhecimento natural, mas também pode ser sinal de lesões no interior do ouvido, infecções, traumatismos na cabeça ou intoxicação por medicamentos.
Terapias a laser (fotobiomodulação) são os melhores tratamentos conhecidos para quem sofre de tinnitus, o famoso zumbido no ouvido. Essa foi a conclusão de cientistas do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) após comparar as principais terapias utilizadas atualmente e também combinações entre elas.
Zinco: Um mineral importante que desempenha um papel crucial no sistema nervoso e especialmente na audição. Um estudo de 2019 em 20 pacientes (31 a 67 anos) com zumbido demonstrou que o complemento com zinco melhorou significativamente o zumbido.
O zumbido pode ocorrer muito rapidamente e desaparecer quase imediatamente. Porém, pode igualmente permanecer por vários meses – ou durante toda a vida. Geralmente, os médicos distinguem três formas de zumbido: Zumbido agudo: dura menos de três meses e normalmente desaparece de forma espontânea.