O que fazer para o gato parar de brigar com outro?
Como evitar brigas entre os gatos?
ofereça petiscos e recompensas quando os felinos estiverem juntos para criar uma associação positiva entre eles e ajudar a fortalecer os laços entre os gatos;
utilize erva de gato para acalmar os ânimos e proporcionar momentos de diversão para os felinos.
Você pode até ter o instinto de tentar separar, mas, se vir um gato atacando outro gato, o melhor a fazer é apenas jogar um jato de água fria, como explicou a veterinária Rúbia. Isso vai ajudar a chamar a atenção do animal para outras coisa. Outra ideia é jogar um brinquedo entre eles para atrapalhar.
Então, comece novamente. Deixe cada gato em um cômodo da casa, sem contato nenhum um com o outro. Eles estarão cada um em um "espaço seguro". Você pode "trocar os cheiros" entre eles, deixando a caminha ou o cobertor de dormir no cômodo do outro, para que eles se acostumem gradualmente.
Medo: o gato pode ser agressivo por puro medo ou insegurança de interagir com o outro animal. Mas também pode ser temor de outra coisa, e, por isso, o pet acaba respondendo em forma de agressividade.
No local, deixe os potes de água e ração, brinquedos, caminha e uma caixa de areia só para ele. Mesmo que em espaços separados, um animal já poderá sentir a presença do outro, através do cheiro e dos sons. Dessa forma, eles já vão se familiarizando de forma controlada, facilitando o encontro cara a cara no futuro.
Um gato bravo com outros animais pode dar um rosnado bem agressivo, com uma postura de ataque e briga, que indica um sinal de briga por território. Afinal, os gatos valorizam muito seu espaço. Esse é um dos principais motivos dos gatos rosnarem para outros animais recém-adotados.
Os gatos respondem muito mal a broncas. Para começar agressão é um crime, independente do animal. É proibido bater em qualquer animal. Se você tem um gatinho e de vez em quando quer dar aquela “palmadinha educativa” saiba que além de não funcionar vai afastar o gato de você.
Pode desencorajar o comportamento elogiando-os por brincadeiras delicadas durante as sessões de brincadeira. Sempre que o seu gato se envolver numa brincadeira que usa as patas, mas não as garras ou os dentes, premei-o com muito carinho e uma recompensa ou guloseima.
Quanto tempo leva para um gato se acostumar com o outro?
Dependendo do gato, este período de aclimatação pode variar de vários dias a uma semana ou duas. Sinais de que seu novo gato está confortável com o novo ambiente incluem: Comportamentos amigáveis quando você entra na sala, como abordagem, esfregando em torno de suas pernas, chirruping, ronronando e miando.
deixe que eles tenham contato por um curto espaço de tempo e depois separe-os, para evitar mais atritos; não deixe de dar carinho para o gato novo e nem para o antigo; utilize sistema de recompensa para reforçar um bom comportamento.
Muitos tutores percebem seus gatos se estranhando após veterinário. Isso ocorre, na maioria das vezes, graças à mudança nos odores do peludo. Os felinos são pets muito guiados pelo olfato. Os cheiros familiares trazem segurança e conforto e, em compensação, um odor diferente pode deixar o bichano desconfiado.
Coloque petiscos ou guloseimas para gato, patê úmido ou qualquer outro alimento gostoso no ponto de encontro, assim eles podem associar a presença de um novo gato com grandes doses de alimento, algo muito positivo. Não force a situação. Se eles não querem se aproximar um do outro, deixe que sejam eles a decidir.
Com o tempo, promova momentos juntos no mesmo ambiente e ofereça comida ou petiscos, tornando o encontro um momento agradável. Não tente fazer com que brinquem ou interajam, pois esses comportamentos vão surgir quando estiverem confortáveis.
No começo, deixe o novato em um local restrito da casa para que o residente comece a se acostumar com o cheiro dele, e vá aumentando o acesso à casa aos poucos. Sempre os deixe juntos somente com supervisão.
Em outras palavras, quando surge um pet novo no pedaço, o bigodudo pode encarar isso como uma ameaça. Como resultado, temos o gato brigando! A resposta para evitar confusões é simples: basta demonstrar para seu peludo que não há motivos para brigas, pois há amor, carinho e ração para todos!
Quando estiver confiante que estão ambos calmos na zona do outro gato, pode começar a apresentá-los um ao outro. Mantenha um gato seguro dentro da caixa de transporte e deixe o outro explorar e cheirar livremente a caixa de transporte, durante alguns minutos.
De início, os gatos devem ser mantidos separados, de preferência em cômodos diferentes e com uma porta entre eles. Cada um deve ter seus próprios brinquedos, pote de água e comida, cama, caixa de areia, etc. Depois de alguns dias troque-os de espaço para que se acostumem com o odor um do outro.
Como fazer um gato mais velho se acostumar com um filhote?
Uma boa saída é fazer com que um sinta o cheiro do outro com mais frequência. Primeiro, pegue o gato da casa no colo e fique um tempo com ele. Após cinco minutos, pegue o novo pet da família no colo e deixe-o sentir o cheiro do outro para se acostumar ainda mais.
A melhor maneira de fazer isso e de não prejudicar o sucesso da aproximação, evitando sustos e outras sensações desagradáveis, é colocar o gato mais medroso numa caixa de transporte ou numa gaiola à qual esteja acostumado.
A base de tudo é trabalhar na socialização do gato e na sua aproximação com ele, criando um sentimento de confiança mútua. O ideal é que o gato seja socializado desde filhote. Depois dessa fase, você pode se aproximar do pet com brincadeiras ou petiscos e recompensá-lo quando ele tiver uma atitude sociável.
Você pode ajudar seu gato esfregando delicadamente as bochechas dele com um pano limpo e depois passando o pano pela casa. Você também pode comprar um difusor de feromônios, que criará um ambiente tranquilo da mesma maneira. Para que seu gato seja mais capaz de resistir ao estresse, você também pode estimulá-lo mais.