A quetiapina pode levar a tendência de aumentar o peso, porém com dieta adequada e, quando permitido, exercícios físicos, tal aumento não precisa ocorrer. Fale com seu psiquiatra, explique sua angústia e discuta com ele as possibilidades para prevenir o aumento de peso.
Para este efeito, se ocorrer, dieta adequada e exercícios físicos costumam ser suficientes para o controle, assim como avaliação periódica de glicemia de jejum, hemoglobina glicada, colesterol e triglicérides.
A fruta toranja (em inglês, grapefruit) bloqueia a enzima que metaboliza a quetiapina, elevando os níveis da mesma no sangue, trazendo risco de intoxicação. A ingesta de bebida alcoólica reduz os efeitos terapêuticos da quetiapina e intensifica os efeitos colaterais desse medicamento.
Ter uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico regular é uma boa forma de combater o aumento de peso. Se acha que está engordando, tendo outros efeitos colaterais ou tem outras dúvidas sobre o uso da quetiapina, consulte um psiquiatra ou fale com o médico que receitou o medicamento.
Drogas como o haloperidol, a ziprasidona, o aripiprazol e a lamotrigina não estão associadas a ganho importante de peso ou a maior incidência de diabetes melito e são alternativas para pacientes mais propensos a desenvolver tais efeitos adversos.
O Seroquel ou Seroquel XRO, do laboratório AstraZeneca, são os medicamentos referência da quetiapina. No entanto, esse mesmo princípio ativo pode ser encontrado na versão genérica e também em outros nomes comerciais: Queropax. Atip.
As reações adversas a medicamentos (ADRs) mais comumente relatadas com o Hemifumarato de Quetiapina (>10%) são: sonolência, tontura, boca seca, sintomas de abstinência por descontinuação, elevação nos níveis séricos de triglicérides, elevação no colesterol total (predominantemente no LDL) redução do colesterol HDL, ...
Sim. Se a descontinuação é feita de maneira abrupta, pode haver sintomas como inquietação, confusão mental, insônia, entre outros. Esses efeitos são proporcionalmente mais intensos quanto mais alta a dose utilizada. O ideal é a descontinuação gradual, em desmame e acompanhado pelo seu psiquiatra assistente.
Os efeitos colaterais mais comuns da quetiapina podem durar por quanto tempo até sumir por completo? Não há um tempo específico para o desaparecimento de efeitos colaterais, pois além de variações individuais, vai depender de que efeito se trata. Sonolência, por exemplo, pode melhorar ou desaparecer em dias ou semanas.
Qual o melhor remédio para dormir que não engorda?
O Calman é um fitoterápico (medicação à base do estrato de plantas não ultra processado), não havendo alterações importantes de apetite e peso relatadas. Age como calmante, podendo até mesmo induzir o sono em pessoas com baixa tolerância aos sedativos (geralmente aquelas que não bebem nem usam medicações cronicamente).
Uma estratégia possível é realizar retirada de forma lenta e progressiva. Também pode ocorrer de a insônia que estava sendo tratada tratada pela quetiapina voltar sem a medicação.
Conclusão: Pacientes diagnosticados com esquizofrenia tiveram maior ganho ponderal com o uso do antipsicótico risperidona quando comparado ao neuroléptico quetiapina. Um resultado divergente à alguns estudos anteriores que analisaram a influência da polifarmácia no ganho de peso neste mesmo tratamento.
Sobre alteração de peso há alguns antidepressivos que provocam tendência de ganho de peso (como mirtazapina e antidepressivos tricíclicos), neutros ( a maioria) e a bupropiona tende a provocar pequena perda de peso.
Qual o melhor remédio para substituir a quetiapina?
Lamotrigina: é um anticonvulsivante considerado de primeira linha para o tratamento agudo dos episódios depressivos e da fase de manutenção do transtorno bipolar.
Dentre os estabilizadores de humor, o ácido valpróico é o mais associado a ganho de peso. A carbamazepina e a lamotrigina são geralmente neutras em relação ao peso. Cada vez mais, os ASGs estão sendo usados no tratamento agudo e de manutenção do TB.
As formulações de quetiapina XRO, XR não podem ser diluídas, pois perdem o propósito da liberação prolongada. As quetiapinas de liberação imediata em algumas situações ( internação) podem ser diluídas por um tempo, mas geralmente depois são transformadas em comprimido.
O hemifumarato de quetiapina pertence a um grupo de medicamentos chamado antipsicóticos, os quais melhoram os sintomas de alguns tipos de transtornos mentais como esquizofrenia e episódios de mania e de depressão associados ao transtorno afetivo bipolar.