Deixar de molho. Faça o teste na sua casa, coloque o feijão de molho e depois de 24 horas você vai ver uma camada de espuma se formando, esses são os gases sendo liberados. Mas tem que deixar de molho por 24–48 horas, menos que isso pode ajudar a cozinhar os grãos mais rápido mas não vai ajudar com os gases.
O que fazer para o feijão não dar espuma na hora de cozinhar?
segredinhos minhoto Evitar a Espuma do Feijão Pronto
Se você também ama fazer aquele feijão bem temperado na panela de pressão, anote este segredinho: uma colher de sopa de vinagre de maçã Minhoto evita que depois de pronto ele forme aquela espuma que pode estragá-lo mais rápido.
Você já reparou que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo Christian, isso acontece porque os grãos estão eliminando os fitatos. Por esse motivo, a água precisa ser trocada de tempos em tempos, e não usada no cozimento do feijão, como muita gente faz.
3. Cozinhar bem o feijão. Cozinhar o feijão em água por 30 minutos em uma panela de pressão, ou entre 60 e 90 minutos na panela comum, ajuda a diminuir a quantidade de rafinose, estaquiose e verbascose dessa leguminosa, evitando a formação de gases, cólicas e desconforto abdominal.
Esse é um aditivo alimentar, um composto químico, utilizado no molho em alguns restaurantes, para diminuir o tempo de cozimento, principalmente do feijão. A Anvisa libera este aditivo, de forma moderada, uma vez que ele não modifica os nutrientes do alimento.
A técnica é importante para facilitar a digestão e também elimina fatores antinutricionais do alimento. Se você faz o remolho apenas com água, saiba que o vinagre também pode ser um aliado da técnica, já que ele ajuda a neutralizar substâncias que dificultam a absorção de outros nutrientes dos grãos.
Antes de cozinhar o feijão, jogue bastante água fervendo em cima. Cubra todo o feijão e espere uns 10 minutos. A água quente neutraliza uma das enzimas que fermentam o feijão no intestino. Resultado: a fermentação e a produção de gases também diminuem.
O feijão é um alimento de origem vegetal e, por isso, contém ferro não-heme em sua composição. A absorção desse ferro pelo organismo é influenciada por alguns componentes da dieta, e a vitamina C, presente no limão, é uma facilitadora, podendo aumentar sua absorção de 3 a 4 vezes.
Você deve colocá-lo de molho em água fervente por cerca de 1h antes de levá-lo para o fogo, de fato. Depois, é só levar para a panela por entre 1h30 e 2h ou até ficar macio. O tempo vai depender da variedade e qualidade dos grãos.
Após ficar submerso em água, os feijão soltam uma espécie de espuma branca que fica na superfície. Ela é composta pelos antinutrientes que mencionamos anteriormente. Então, deixar o feijão de molho também ajuda a reduzir gases intestinais e estomacais.
Dica bônus: Ferva o feijão pelo menos 1 vez ao dia
Essa é a melhor dica para evitar que o alimento perca as suas características iniciais ou, no pior dos casos, que ele azede. Então não deixe de ferver o feijão durante os 5 dias que você o armazenar na geladeira, ok?
Além de deixá-lo de molho, o médico pede para que as pessoas adicionem uma a duas colheres de chá de bicarbonato de sódio. “ 2 a 4 horas de molho já basta. Depois é necessário jogar fora a água de molho e lavar bem o feijão antes de cozinhar”, explica.
Temperando antes de cozinhar, o feijão fica mais saboroso, pois os grãos absorvem melhor os temperos durante o cozimento. Mas quando falamos em praticidade, cozinhar o feijão pra semana toda é a melhor opção!
Contudo, existem algumas formas de reduzir os gases formados durante a digestão do feijão e uma delas é deixar ele de molho. Com esta técnica, a etapa de cozimento é acelerada e alguns componentes do feijão considerados antinutricionais (oligossacarídeos não digeríveis, fitatos) são dissolvidos ou eliminados.
De acordo com a publicação Health, essa prática ajuda o alimento a absorver água e a cozinhar uniformemente. Além disso, é importante lembrar que a leguminosa contém oligossacarídeos, uma classe de carboidratos que pode ser difícil de digerir pelo corpo.
O que acontece se eu não deixar o feijão de molho?
"Quando a gente come um feijão que não foi deixado de molho, esses açúcares vão direto para o nosso intestino grosso. Lá, eles vão ser fermentados pela nossa flora intestinal e isso pode causar problemas como distensão abdominal e gases", detalha Semíramis Domene.
O alho, a cúrcuma, a páprica e o louro são exemplos perfeitos do que utilizar para transformar o feijãozinho em um prato ultra saboroso. Os aromas herbais e florais das folhas secas de louro funcionam com o sabor característico do feijão. A picância do alho atua em contraste e, por isso, combina tanto.
O mais utilizado é deixar o feijão de molho por 12 horas em água fria mesmo. E na hora de cozinhar não esqueça de colocar água nova. Ou pode tentar outras variações e marcas de feijão. Se os gases continuarem, tente trocar por outro alimento do grupo das leguminosas (lentilha, grão de bico, ervilha, etc).
“Por isso, o ideal é sempre deixarmos o feijão de molho. Eu indico que isso seja feito junto do suco de meio limão ou uma colher de sopa de vinagre de maçã, pois a acidez vai auxiliar na saída dessas substâncias do grão, ficando na água”, complementa Michele.
Isso acontece porque quando esse alimento passa pelo processo de hidratação, acaba eliminando alguns anti-nutrientes que são prejudiciais ao sistema digestivo, causando sintomas gastrointestinais, como os gases, ou dificultando a absorção dos benefícios presentes nesse alimento.
Qual o tempo máximo que o feijão pode ficar de molho?
Os grãos devem ficar de oito a 12 horas na água. Não há necessidade de deixar o feijão de molho por mais de 24 horas. Depois desse tempo é só descartar a água, enxaguar o alimento e colocar na panela.
O bicarbonato de sódio pode ser usado no preparo de feijão e isso não faz com que você perca os nutrientes como em outros casos. Algumas pessoas ou estabelecimentos incluem esse ingrediente na receita.