As formas de tratamento do terçol vão desde procedimentos caseiros — como a limpeza e a aplicação de compressas — até a administração de pomadas e colírios antibióticos, em caso de infecção bacteriana. Apesar de ser uma doença relativamente simples, deve-se evitar ao máximo a automedicação para não agravar o problema.
O tratamento do terçol é feito com aplicação de calor úmido no local. Nos casos de infecção por bactérias, o oftalmologista irá indicar a aplicação de colírios ou pomadas com antibióticos e a aplicação de compressas de água quente.
O terçol tende a se romper depois de 2 a 4 dias, liberando uma pequena quantidade de material (frequentemente pus) e resolvendo o problema. No caso de um terçol interno, dor e outros sintomas podem ser mais intensos do que com terçol externo. Dor, vermelhidão e edema tendem a ocorrer debaixo da pálpebra.
1) Compressa com água morna: Um pano limpo umedecido com água morna por 10 minutos sobre o Terçol todos os dias, além de aliviar as dores, ajuda no processo de drenagem da secreção contida no nódulo. 2) Compressa com bolsinhas de chá: as propriedades contidas nas folhas do chá também ajudam a curar o Terçol.
O terçol é uma inflamação que ocorre ao redor dos olhos quando algumas glândulas, Zeiss e Mol (presentes nas pálpebras) se entopem ou são infectadas por bactérias. A inflamação que acontece nas pálpebras é normalmente na região externa, porém, também pode surgir na glândula mais interna.
Fatores associados agravantes, como mencionados acima, devem ser tratados. Compressas frias ajudam numa fase inicia (primeiras 48 horas). Elas provocam a constrição dos vasos locais, diminuindo a vermelhidão e a dor. Numa fase mais avançada, o melhor é se fazer compressas mornas, que aceleram a resolução do processo.
Não Espremer: Evite espremer ou perfurar o terçol, pois isso pode piorar a infecção. Higiene Ocular: Lave delicadamente a área com água morna e sabão neutro.
Baixas imunológicas causadas por fatores emocionais, tempo frio, má alimentação e sono desregulado também facilitam o aparecimento de infecções e processos inflamatórios no corpo, como o terçol.
Normalmente o terçol desaparece por conta própria e por isso, algumas pessoas dão pouca importância para o tratamento. Mas embora aparente algo simples, o terçol pode virar um problema sério, por isso é necessário procurar orientação médica assim que aparecer este processo inflamatório, para um diagnóstico adequado.
O tratamento recomendado de início pode ser simples: basta aplicar uma compressa morna no local por 10 minutos, 10 vezes ao dia. Ou pode ser complexo, mas claro, tudo dependerá da avaliação do seu oftalmologista.
Fazer compressas geladas sempre que estiver com os olhos inchados ou o rosto inchado, é uma dica fácil e prática, ideal para quem está começando a procurar medidas mais rápidas, para um resultado mais imediato. Pressione as compressas sobre os olhos por alguns minutos e pronto!
O famoso terçol é um processo inflamatório que envolve as glândulas da pálpebra. O nosso corpo produz gordura e, quando as glândulas da pálpebra entopem ou são infectadas por uma bactéria, acaba surgindo uma lesão, mais conhecida como terçol.
Na maioria dos casos o terçol desaparece sozinho entre três a cinco dias. Porém, quando o terçol não responde ao tratamento clínico recomenda-se a drenagem cirúrgica, feita sob anestesia local via transconjuntival (corte realizado na parte interna da pálpebra) sem deixar cicatriz.
A mistura de água com açúcar favorece a multiplicação de micro-organismos nocivos, como o protozoário Acanthamoeba, que também é encontrado na água da torneira e pode provocar inflamações graves, como a ceratite, que ataca a córnea e quando agravada, reduz a visão.
O terçol pode passar da forma aguda, quando há dor e inflamação, para a subaguda, quando não há mais dor, e persiste somente uma inflamação de menos intensidade, além de um pequeno inchaço. A fase aguda pode durar de um a 7 dias, enquanto a subaguda pode perdurar até 30 dias.
compressas quentes: aplicá-las sobre o terçol é uma das maneiras mais eficazes de aliviar a dor, reduzir a inflamação e promover o escoamento do pus. Use uma compressa quente por cerca de dez a 15 minutos, várias vezes ao dia. Isso pode ser feito com um pano limpo embebido em água quente.
Por outro lado, a falta de micronutrientes como vitamina A pode causar doença em que a dificuldade para enxergar à noite, a frequência de terçol e falta de lágrima são sinais iniciais de um problema que pode ser sério para a visão e para a vida.
Produção excessiva de secreção nas glândulas é uma das causas do terçol. Ele aparece quando há excesso de oleosidade na base dos cílios. Por isso, homens e mulheres com pele oleosa e os adolescentes com desregulação de hormônios são mais propícios de terem a inflamação da glândula e, consequentemente, o terçol.
Como as pálpebras inchadas são um sintoma, seu tratamento varia conforme a causa. No entanto, em muitos casos é possível aliviar o desconforto com medidas caseiras. As compressas frias são uma das formas mais eficazes e simples de reduzir o inchaço nas pálpebras.
Como prevenir a formação de um terçol? Uma boa higiene é a melhor forma de prevenção quando se trata de um terçol. Isto é especialmente importante no caso de recorrência, em um local diferente na pálpebra ou na outra pálpebra.
Terramicina® (cloridrato de oxitetraciclina + sulfato de polimixina B) pomada oftálmica é indicada no tratamento de infecções oculares (no olho) superficiais, envolvendo a conjuntiva (membrana que cobre o olho) e/ou a córnea (membrana transparente da frente do olho), causada por microrganismos suscetíveis (sensíveis).
Recomende ao paciente que faça compressas com água filtrada morna ou soro fisiológico várias vezes ao dia, deixando sobre o olho de 10 a 15 minutos, para que a secreção seja drenada espontaneamente. Reforce que não se deve furar ou espremer o terçol, bem como não utilizar colírios sem consultar um médico.
Se o terçol não recebe o tratamento adequado, pode causar inflamações mais graves, como a celulite ocular. Além disso, há possibilidade dessa doença formar abcessos que levam à necrose do tecido da região, e até mesmo ao surgimento de cicatrizes. Nos casos de calázio, a pessoa pode apresentar queda de alguns cílios.