O que fazer quando a análise do INSS está demorando muito?
Para a maioria dos benefícios, o prazo máximo para uma resposta é de 45 dias. Caso esse prazo seja ultrapassado, o segurado deve entrar em contato com o INSS, por telefone ou em uma agência, para obter informações sobre o motivo da demora. É importante anotar o número de protocolo do atendimento.
Quanto tempo o pedido do INSS pode ficar em análise?
homologou em 2021 um acordo que estabeleceu prazos de 30 a 90 dias para que o INSS analisasse os pedidos de benefícios previdenciários e assistenciais, para zerar a fila de espera.
Quanto tempo demora a análise do INSS a distância 2024?
O que mudou em 2024? “Benefício em análise” é um status que indica que o pedido de aposentadoria, auxílio ou pensão está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O prazo fixado por lei para a análise de qualquer benefício é de 45 dias.
Demora do INSS na Análise do Benefício - O Que Fazer?
Qual o prazo máximo para análise do INSS?
Para dar entrada no benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por até 180 dias, os segurados podem fazer o requerimento via Atestmed, pelo aplicativo ou site Meu INSS.
Problemas nos documentos apresentados pelo segurado
De todos, esse é o problema mais recorrente para a demora na análise do INSS. Isso porque, documentos desatualizados ou insuficientes para a prova do requerimento também são obstáculos no processo administrativo do INSS.
O segurado também pode agendar para cumprir a exigência em uma das Agências da Previdência Social (APS). O agendamento também pode ser feito pelo telefone 135 ou através do aplicativo Meu INSS.
O telefone para entrar em contato com a ouvidoria do INSS é a central 135, que tem o funcionamento de segunda a sábado, das 07h às 22h (horário de Brasília).
O atendimento da central funciona através do telefone 135, e atende das 07h às 22h, de segunda-feira a sábado, conforme horário de Brasília. Esse é o único canal oficial de telefone do INSS, o número anterior: 0800 728 0191 está desativado. O contato com a central é bem simples!
Benefício em análise é um status que indica que o seu requerimento está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Na fila de espera para ser analisado!
Análise Documental (Atestmed) para a concessão de benefícios reduziu em 37% o número de pessoas na fila do INSS. De setembro de 2023 a abril deste ano, houve uma redução de 37% no número de segurados que esperam para passar por uma perícia médica. Isso representa mais de 400 mil pessoas.
A Lei 9.784/99 (Lei do processo administrativo), estabelece o prazo de 30 dias, que podem ser prorrogados por mais 30 dias, desde que seja justificado. Ou seja, pela lei, o prazo máximo que o INSS possui para analisar os requerimentos é de 60 dias.
Os pedidos de benefícios seguem a mesma lógica: prazo de 30 dias para processos envolvendo salário-maternidade e pensão por morte e de 60 dias para os que tratem de auxílio-doença.
Quanto tempo demora a análise do INSS pela internet?
O texto tramita na Câmara dos Deputados. De acordo com a proposta, pedidos de aposentadoria por idade ou por tempo de serviço deverão ser analisados em até 30 dias, e os de aposentadoria por invalidez ou especial, em até 60 dias.
Quando o INSS não apresenta recurso contra uma decisão judicial favorável ao segurado dentro do prazo estabelecido por lei, essa decisão se torna definitiva e irrecorrível. Isso significa que o INSS não poderá mais contestar a decisão e deverá cumprir o que foi determinado pelo juiz.
Caso a demora não seja por ausência de algum documento, é possível ingressar com um mandado de segurança, a fim de requerer judicialmente que o INSS analise o pedido do benefício.
O INSS tem o prazo limite de 45 dias para analisar o seu requerimento e, caso não cumpra esse período determinado por lei, você poderá entrar com uma ação na Justiça. Essa proposta de ação na Justiça se chama mandado de segurança. Sendo uma das soluções para a demora na análise do benefício.
Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .
Para a maioria dos benefícios, o prazo máximo para uma resposta é de 45 dias. Caso esse prazo seja ultrapassado, o segurado deve entrar em contato com o INSS, por telefone ou em uma agência, para obter informações sobre o motivo da demora. É importante anotar o número de protocolo do atendimento.
O INSS disponibiliza diversos serviços online que podem agilizar o processo. Agende sua perícia médica, consulte o andamento do seu pedido e envie documentos de forma eletrônica quando possível. A utilização desses recursos diminui a burocracia e facilita a comunicação entre o segurado e o INSS.
Os canais para dar entrada nos pedidos de concessão são o site Meu INSS, por meio de ligação para a Central 135 e as Agências da Previdência Social (APS).
“Todo mês, um milhão de brasileiros fazem requerimento do INSS. Hoje, a fila está em 1,3 milhão, ou seja, tem só 300 mil brasileiros que estão na fila, porque um milhão é o fluxo”.
O que significa quando o benefício está em análise?
O que significa benefício em análise? Benefício em análise é a indicação de que o seu pedido de aposentadoria, auxílio ou pensão está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Existem alguns fatores que podem influenciar o tempo de análise do recurso no INSS, tais como a disponibilidade de servidores para realizar a análise, a quantidade de recursos pendentes de análise e a complexidade do caso em si.