Atualização cadastral: Se o CNPJ estiver suspenso devido a informações desatualizadas, é preciso atualizar o cadastro na Receita Federal. Após solucionar todas as pendências em tempo hábil, será possível solicitar a reativação do CNPJ junto à Receita Federal.
Para suspensão de CNPJ em decorrência de informações desatualizadas, basta atualizar o cadastro na Receita Federal. Depois de suspenso, você tem 95 dias para resolver as pendências.
A suspensão do CNPJ pode ser revertida se a empresa regularizar a sua situação na Receita Federal: pagando os impostos em atraso, entregando as declarações pendentes ou solicitando a baixa do CNPJ, caso não tenha mais interesse em manter a empresa.
Portanto, assim, como no caso anterior, se não haver a regularização da situação no prazo de 15 dias, o CNPJ pode ser cancelado. Em outros casos, o prazo de suspensão é estabelecido pela Receita Federal ou por outro órgão competente.
O CNPJ pode ser suspenso quando o MEI (Microempreendedor Individual) não realiza o pagamento de seus boletos mensais, nem envia a Declaração Anual do MEI, a DASN-Simei.
Como recuperar conta suspensa no Google meu negócio
O que quer dizer situação cadastral suspensa?
COMO VERIFICAR SITUAÇÃO DE CPF? Ter o CPF suspenso significa que está irregular, ou seja, falta alguma informação no seu cadastro com a Receita Federal ou algum dado está incorreto. Em muitos casos, o motivo que leva o CPF ficar suspenso está ligado com o Título de Eleitor.
Basta colocar o número do seu CNPJ e procurar a opção “situação cadastral”, que fica no final da página. Se constar como ativa, não existem pendências para ser regularizadas, mas, caso contrário, você deverá solicitar o atendimento na Receita Federal.
Se a empresa atual está inativa, ou seja, não está realizando atividades comerciais, e não possui dívidas pendentes ou questões legais não resolvidas, isso pode facilitar o processo de baixa deste CNPJ, para a abertura de um novo CNPJ MEI.
O CNPJ bloqueado, por sua vez, indica que o número de inscrição deixou de existir. Isso pode ter ocorrido por solicitação do próprio empreendedor ou por decisão da Receita Federal após cinco anos consecutivos de não apresentação de informações.
Como reativar CNPJ suspenso por interrupção temporária atividades?
A solicitação de Reinício de Atividades Interrompidas Temporariamente no CNPJ será efetuada no aplicativo Coletor Nacional, disponível na página do Gov.br na opção Empresas & Negócios – Redesim.
É possível pausar a empresa? É importante deixar explícito que uma empresa não fica inativa apenas se você pausar atividades e operações do seu negócio. Para deixar uma empresa inativa é preciso realizar uma alteração contratual, cabe ao dono decidir por quanto tempo ele deseja deixar a empresa nesse estado.
Quanto tempo para liberar CNPJ na Receita Federal? Se considerarmos todo o processo, desde a emissão dos documentos até o registro, pode ser de 30 a 45 dias.
Para desbloquear, deve acessar o SGR-SAT da Sefaz e utilizar a função "Bloquear e desbloquear Equipamento SAT", conectar o SAT à internet e seguir o manual de instruções do equipamento para finalizar o desbloqueio.
A Receita Federal pode bloquear conta corrente de pessoa jurídica, por exemplo. O principal motivo de um CNPJ estar em dívida com a Receita é a empresa não declarar os rendimentos ou não entregar todos os demonstrativos e declarações por dois anos consecutivos. Caso aconteça, o CNPJ pode entrar para a lista de inaptos.
Assim, deixar de fazer essas declarações, pode gerar multas a cada ano que não fizer todas as declarações necessárias. Além disso, como não existem movimentações e você não está mais acompanhando de perto, alguns fraudadores podem se aproveitar do CNPJ e fazer compras e empréstimos.
Deixar de entregar a DASN-Simei pode implicar declaração de inaptidão do MEI. O MEI que deixar de apresentar a DASN-Simei por um período superior à 90 (noventa) dias (contados do vencimento do prazo de entrega) poderá ter a inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) tornada inapta.
Dependendo da situação em que o mesmo foi inativado o prazo para reativar um CNPJ costuma ser bem rápido podendo demorar 24 horas apenas. Entretanto, devem ser considerados alguns fatores como: descobrir o porquê o CNPJ foi inativado e enviar os documentos com agilidade para o governo revisar.
O prazo para reativação do CNPJ é de, geralmente, 24 horas após a análise dos documentos e do pagamento dos débitos, caso haja. Somado a isso, vale destacar que a entrega das obrigações fora do prazo gera multas de R$ 200. Porém, há chance de desconto de 50% quando o pagamento é realizado em até 30 dias.
Neste caso, é preciso preencher o Pedido de Regularização de CPF no site da Receita Federal. Ao confirmar as informações, se for gerado um protocolo, será preciso agendar um atendimento em uma unidade da Receita Federal para apresentar documentos ao órgão. Também é possível enviar os documentos por e-mail.
Para solicitar a reativação do CNPJ, é necessário acessar o Portal do Empreendedor. No portal, é possível solicitar a reativação do CNPJ, bem como regularizar a situação da empresa.
regularizar na SEFAZ-AL a sua situação cadastral; fazer a solicitação do credenciamento no endereço [email protected]; esperar o recebimento do e-mail confirmando a autorização; se organizar para o início dos testes.
Bloqueio: Ocorre quando a empresa fica sem Responsável Técnico perante o Crea-PR. A empresa fica impedida do exercício de todas as atividades até a contratação de novo profissional.