Caso a roda chegue a esse estágio, o melhor a fazer é providenciar a sua substituição. Rodas de alumínio não podem ser desamassadas e precisam passar por processos especiais em oficinas especializadas”, explica Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas.
Em casos simples, é possível desamassar a roda com um martelo de borracha ou um torno. No entanto, se a roda estiver gravemente danificada, pode ser necessário um trabalho mais detalhado ou até mesmo a substituição da roda e de outros componentes. Diferentes rodas pedem tratamentos específicos também.
Para carros maiores, como as SUVs: R$150 para cada roda; Para reparar pequenos riscos ou arranhões: R$50 e R$70; Em carros de luxo: o preço pode ficar salgado, aproximando-se de R$ 1.500.
No geral, a reforma de rodas de liga leve ficam entre R$150 a R$300 para os casos de reparos leves como arranhões, fica em torno de R$ 50 a R$70 reais. Agora, as reformas mais complexas, como decapagem, desempeno e diamantação, podem custar até R$1500 reais.
Especialistas dizem que não é possível recuperar rodas de ferro se estiverem amassadas. Apenas rodas de liga leve. Neste caso, esse "desamassamento" pode ser feito de duas maneiras: de forma hidráulica ou por pressão.
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Tem como desamassar a roda do carro?
Em casos mais simples, há a possibilidade de desamassar a roda com um martelo de borracha ou um torno. Porém, se a roda estiver muito danificada, é necessário um trabalho mais minucioso ou até a troca das rodas e outros componentes.
“Por vezes, o dano à roda pode ser tão extenso que impede o correto assentamento dos talões, fazendo com que o pneu perca pressão lentamente. Esse quadro, além de comprometer a segurança, reduz a vida útil do pneu, podendo até danificá-lo de forma irreversível.
Há duas técnicas para desempenar rodas que são bastante conhecidas: desempeno por gabarito e desempeno por máquina hidráulica. O desempeno por gabarito é um processo rápido e simples. Ele é realizado com uma pressão para desamassar, sem ser necessário esquentar a roda.
Amassados e trincas no componente podem causar desequilíbrio no automóvel. Rodas danificadas, com partes amassadas ou trincas, podem interferir diretamente na segurança do motorista. A avaria, dependendo da gravidade, compromete o sistema de suspensão e provoca o desequilíbrio do automóvel.
Para amassados simples, como aquelas batidinhas de porta ou uma pedrinha que atingiu o capô, o martelinho costuma ser um serviço rápido, com valores aproximados de R$ 80 a R$ 100 por amassado.
As rodas podem empenar devido a diversos fatores, como impactos em buracos, colisões ou até mesmo desgaste irregular. A conservação das vias também desempenha um papel crucial no empeno das rodas.
“Rodas de aço amassadas normalmente afetam o balanceamento do conjunto roda-pneu, acarretando um desconforto para o motorista e acelerando o desgaste dos pneus. Outro problema comum é a perda das calotas, uma vez que estas não se fixam adequadamente às rodas amassadas.”
O que acontece se a roda do carro estiver empenada?
Não. Uma roda empenada ou amassada compromete o balanceamento, estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Ela deve ser reparada ou substituída antes do pneu ser montado.
“Rodas amassadas ou rachadas podem ser retrabalhadas e, externamente, ficam como novas após a manutenção. No interior delas, porém, possíveis irregularidades estruturais colocam em xeque a segurança do veículo e, por consequência, a integridade de motorista e passageiros”, afirma.
Como reparar as rodas tortas do automóvel? As rodas tortas são mais fáceis de reparar do que uma roda amassada. Você pode passá-las num torno e o serviço não ficará por mais de R$ 50 por roda. Depois de passá-las no torno, não se esqueça de fazer o alinhamento e o balanceamento das 4 rodas.
Se você tiver um veículo com tração nas quatro rodas, precisará obter um alinhamento nas quatro rodas. Por outro lado, se o seu veículo usa um sistema de tração dianteira ou traseira, ele precisa de um alinhamento frontal ou alinhamento do ângulo de empuxo.
Quanto custa alinhamento e balanceamento de 4 rodas?
O valor do alinhamento e balanceamento pode variar bastante de acordo com a oficina mecânica, região e modelo do veículo. No entanto, o serviço de alinhamento e balanceamento pode custar, em média, entre R$80 e R$250.
A recomendação geral é fazer o alinhamento e balanceamento das rodas a cada 10 mil quilômetros rodados, aproximadamente. No entanto, é importante prestar atenção a outros sinais que podem indicar a necessidade de manutenção, mesmo que seu carro não apresente trepidações no volante ou desgaste desigual dos pneus.
Sentir vibrações anormais no volante, no assento ou em todo o veículo pode ser um indicador de problemas nos eixos ou na suspensão. Neste caso, essas vibrações podem ser mais pronunciadas em velocidades mais altas e geralmente sugerem que as rodas estão desequilibradas ou que há um problema de alinhamento.