Quem já teve catapora pode pegar varíola do macaco?
“Os médicos têm que ter alerta ao diagnóstico quando suspeitarem de catapora testar a varíola de macacos. Tem uma importância clínica porque esses indivíduos, que estão com os dois vírus circulando, podem aumentar a circulação do vírus da catapora e infectar outras pessoas suscetíveis”, explica o médico Amilcar Tanure.
A Catapora (varicela) é uma doença infecciosa e altamente contagiosa causada pelo vírus Varicela-Zoster que se manifesta com maior frequência em crianças. A principal característica clínica são lesões na pele acompanhadas de coceira. Importante: Uma vez adquirido o vírus Varicela, a pessoa fica imune à catapora.
Catapora - O que é? Quais são os sintomas e tratamentos?
Quem já teve catapora pega mpox?
Sim, você pode pegar mpox mesmo se já teve catapora. Isto é, embora ambos os vírus sejam transmitidos pelo contato direto com a pele, a varicela é mais contagiosa e se espalha mais facilmente que a mpox.
Verdade. Uma vez que a pessoa tenha se contaminado, se torna imune à reinfecção. Mas o Varicela-Zóster permanece no corpo a vida toda (em estado latente) e pode ser reativado, causando o herpes-zóster, popularmente conhecido como cobreiro.
Segundo a OMS, a duração dessa imunidade ainda está evoluindo. Casos de reinfecção foram relatados, ou seja, mesmo quem já teve mpox pode pegá-la novamente.
Quem já teve a doença em algum momento da vida, está imune. Porém, pessoas que têm o sistema imunológico comprometido podem ser contaminadas pela segunda vez. Além disso, é importante dizer que o vírus permanece no organismo para o resto da vida, podendo ocasionar o Herpes Zóster se for reativado.
Quem teve a catapora fica imune à doença. No entanto, crianças podem desenvolvê-la mesmo sendo vacinadas, mas terão a forma leve. Em adultos, pode-se ter mais de uma vez quando há comprometimento do sistema imunológico. O vírus pode permanecer no corpo e reativar causando Herpes Zoster (cobreiro).
2) Como a mpox é transmitida? A principal forma de transmissão da mpox é por meio do contato próximo e prolongado (abraços, beijos, relação sexual) quando existem lesões na pele tais como erupções cutâneas, crostas, feridas e bolhas ou fluidos corporais (como secreções e sangue) em uma pessoa infectada.
A Mpox, anteriormente denominada varíola dos macacos, é uma zoonose causada pelo vírus monkeypox, do gênero Orthopoxvirus e da família Poxviridae. A doença, que foi detectada pela primeira vez em humanos na República Democrática do Congo, em 1970, hoje é considerada endêmica em países da África central e ocidental.
A Mpox é uma doença viral, e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo.
Para evitar o contágio, é necessário restringir a criança ou adulto com catapora de locais públicos até que todas as lesões de pele estejam cicatrizadas, o que acontece, em média, num período de duas semanas.
Uma pessoa que nunca teve catapora, pode se infectar através do fluido das bolhas, presentes na lesão da pele de uma pessoa infectada com herpes-zóster. Se essa pessoa não tiver sido vacinada contra catapora, primeiro ela desenvolverá catapora e não herpes-zóster.
Um alerta importantíssimo para as famílias é de que o risco de transmissão da catapora só acaba quando todas as lesões de pele estão na fase da crosta.
O mpox é transmitido de pessoa para pessoa por meio do contato físico próximo. A exposição não se limita a pessoas sexualmente ativas ou homens que têm relações sexuais com outros homens. Qualquer pessoa que tenha contato físico próximo com alguém infectado está em risco.
Os sinais e sintomas duram de 2 a 4 semanas. Na pele, surgem lesões de consistência mais dura, visíveis e elevadas; a febre tem início súbito e há presença de inchaço dos gânglios, popularmente identificado como ínguas, sendo essa uma característica clínica importante para distinguir a Monkeypox de outras doenças.
“Embora a catapora seja uma doença comum na infância, é importante lembrar que ela pode ser mais grave em adultos, especialmente em pessoas com sistema imunológico comprometido. As complicações da catapora podem ser graves e até fatais, e a melhor forma de preveni-las é por meio da vacinação.
A catapora dura de 7 a 10 dias, sendo contagiosa principalmente nos primeiros dias, e deixa de ser contagiosa quando as bolhas começam a secar, porque o vírus encontra-se no líquido presente no interior das bolhas.
Conhecido também como “cobreiro”, o herpes zoster é uma doença imprevisível e pode se manifestar depois de anos adormecido no organismo¹ “No Brasil, mais de 94% da população já teve contato com o vírus varicela zoster²,3, causador da catapora.