O que fazer quando compro um produto e recebi outro?

1ª maneira: Exigir o cumprimento forçado da obrigação, que significa que o consumidor pode exigir do fornecedor que o produto comprado seja entregue. 2ª maneira: Aceitar outro produto equivalente. 3ª maneira: Rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia e a perdas e danos.
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O que fazer quando compra um produto e recebe outro?

Caso o produto recebido apresente características divergentes do que foi comprado, como, por exemplo, diferença de cor, modelo, atributos ou memória, recuse a mercadoria no ato da entrega e justifique a devolução no verso da nota fiscal.
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Qual o direito do consumidor quando o produto vem errado?

26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em: I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
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Sou obrigado a devolver um produto que veio errado?

Sua loja deve realizar a troca ou devolução, conforme o CDC. Isso significa que a mercadoria defeituosa deve ser aceita no prazo de 90 dias, já que é um produto durável.
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O que fazer quando o produto chega errado?

A primeira opção é exigir o cumprimento forçado da obrigação nos termos da oferta, apresentação ou publicidade. Isso significa que o consumidor pode exigir que a empresa entregue o produto exatamente como foi escolhido no momento da compra. A segunda opção é aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente.
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Perguntas e Respostas - Recebi produto diferente daquele que pedi, o que fazer?

O que fazer quando meu pedido vem errado?

Quando o pedido de comida vem errado, o consumidor deve entrar em contato imediatamente com o estabelecimento ou com o aplicativo de delivery para informar o erro. É importante fazer isso o mais rápido possível, preferencialmente utilizando os canais de atendimento disponibilizados pelo serviço.
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O que fazer se receber uma encomenda errada?

Acione o Procon ou o Judiciário, se necessário: Se o fornecedor se recusar a resolver o problema, você pode recorrer ao Procon ou à Justiça. Em casos mais graves, a entrega errada pode gerar danos materiais e morais, como já decidido em alguns tribunais .
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O que acontece se o vendedor não aceitar a devolução?

A responsabilidade de ter o valor correto para a devolução é do estabelecimento, e não do consumidor. Negar a venda por esse motivo pode ser considerado uma prática abusiva, conforme o Código de Defesa do Consumidor. Se isso acontecer, o cliente pode registrar uma reclamação no Procon ou buscar outras medidas legais.
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Como devolver um produto que comprei errado?

A solicitação de troca pode ser feita diretamente à loja, ao fabricante ou à assistência técnica. O código diz ainda que se não for possível o conserto do produto no prazo de até 30 dias, o consumidor poderá optar pela troca, a devolução do dinheiro ou o abatimento proporcional do preço.
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Sou obrigada a ficar com um produto que não gostei.?

Troca de produtos em caso de compra em loja física

Portanto, em lojas físicas, apesar de ser uma prática do mercado, a troca por conveniência do consumidor não é legalmente obrigatória. A simples desistência ou descontentamento com um produto não poderá ser imposta ao vendedor.
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O que diz o artigo 35 do Código do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.
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Quando o cliente não tem direito à devolução do dinheiro?

No caso de compras realizadas em loja física, o fornecedor não é obrigado a devolver o dinheiro do consumidor em caso de desistência de compra. Isso acontece porque o Código de Defesa do Consumidor entende que o cliente pôde ver ou experimentar o produto antes de finalizar o pagamento.
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Quanto tempo o consumidor tem para reclamar do produto?

O consumidor terá prazo para reclamar sobre os vícios aparentes ou de fácil constatação de 30 (trinta) dias para produtos e serviços não duráveis e de 90 (noventa) dias, tratando-se de produtos e serviços duráveis. (Artigos 24 e 26 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor).
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Qual o direito do consumidor quando o pedido vem errado?

Caso receba algo diferente daquele contratado, poderá exigir que o produto seja entregue, conforme combinado; aceitar outro produto, analisando as questões de qualidade e quantidade de tal; e por fim, pode ainda rescindir o contrato, e caso isso se aplique, poderá pleitear a devolução dos valores já pagos, ...
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O que acontece se eu receber um produto errado?

Você pode exigir que o produto seja entregue, conforme combinado ou aceitar outro, analisando as questões de qualidade e quantidade e por fim, pode ainda rescindir o contrato e caso isso se aplique e solicitar a devolução dos valores já pagos.
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O que fazer quando recebo uma encomenda que não é minha?

O que fazer? Orientamos o cliente a contatar o remetente para verificar se o código está correto, inclusive as letras, e se o objeto já foi realmente postado. Caso positivo, o remetente deve registrar uma reclamação para verificar o ocorrido. Clique aqui para realizar um registro de reclamação.
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O que fazer quando você compra um produto e recebe outro?

Primeiramente, o consumidor deve comunicar o fornecedor de toda a situação e qual conduta adotará. Como meio de prova, é importante anotar o número de protocolo de atendimento, e-mails, comprovante de pagamento, nota fiscal e tudo aquilo que seja relacionado a compra.
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Qual o prazo para devolver um produto que não gostei?

Assim, o consumidor tem o prazo de sete dias contados do recebimento do produto para se arrepender e ter o dinheiro eventualmente pago, devolvido com correção monetária. Vale lembrar que essa contagem não para durante finais de semana e feriados, é uma contagem corrida.
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Quando não se aplica o direito de arrependimento?

Casos em que NÃO se aplica o direito de arrependimento

Compras presenciais; Produtos personalizados: um móvel, por exemplo, feito sob encomenda, que não poderia ser revendido; Serviços prestados integralmente, como reformas e consertos, não podem ser cancelados, já que os custos foram assumidos pelo prestador.
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Sou obrigado a aceitar devolução?

O Código de Defesa do Consumidor não obriga o fornecedor a aceitar a desistência após a realização do negócio. Importante que o consumidor seja informado sobre a encomenda e o prazo para entrega.
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O que fazer quando a loja não aceita devolução?

Quando a loja pode não aceitar a devolução? Em todos os casos, a loja pode recusar o direito de devolução por arrependimento caso o produto tenha sido avariado por mau uso. Essa situação desconfigura o direito de arrependimento e o lojista pode não realizar o ressarcimento ao consumidor devido a desistência.
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Quem paga pela devolução de um produto?

Devolução por motivo de defeito

Nestes casos, o produto deve ser trocado ou consertado no prazo de 30 dias, sendo que os custos envolvidos com a logística reversa devem ser pagos pelo comerciante.
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Quando compra um produto e vem outro?

Ao comprar um produto e receber uma mercadoria que não foi a escolhida por você, é preciso que você comunique imediatamente ao fornecedor a situação e diga como quer que tudo seja resolvido, você poderá requerer o reenvio do produto, a devolução do seu dinheiro ou o envio de um produto similar.
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O que fazer quando o pedido vem errado?

Se o produto chegar com algum defeito ou não corresponder ao que foi pedido, o consumidor tem o direito de reclamar e solicitar a correção, que pode incluir a troca do produto, o reembolso do valor pago ou, em alguns casos, até o cancelamento da compra.
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É crime ficar com a encomenda de outra pessoa?

169 do Código Penal, que prevê o crime de apropriação de coisa havida por erro, caso fortuito ou força da natureza: Art. 169 – Apropriar-se alguém de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza: Pena – detenção, de um mês a um ano, ou multa.
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