O que fazer quando fica chegando cobrança no número que não é da pessoa?

Caso a cobrança indevida tenha sido paga, guarde os comprovantes desse pagamento. Tudo isso são provas importantes para pedir o ressarcimento. Em casos não resolvidos, é possível procurar o Procon mais próximo e relatar a situação.
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Estou recebendo cobranças em nome de outra pessoa?

Se você receber ligações de cobrança de terceiros, a primeira medida a tomar é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa envolvida na cobrança indevida. Solicite que parem de ligar e informe que as cobranças não são suas.
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O que fazer quando ficam ligando para cobrar outra pessoa?

Se você receber ligações de cobrança de terceiros que sejam abusivas, você pode tomar as seguintes medidas:
  1. Solicitar o nome e o endereço da empresa de cobrança;
  2. Grave as ligações;
  3. Printar as ligações e horários recebidos;
  4. Solicitar a prova da dívida;
  5. Reclamar na Anatel ou no Procon;
  6. Ajuizar uma ação judicial.
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Estou sendo cobrado por uma dívida de outra pessoa?

Para isso, reúna os documentos já separados para comprovar a cobrança indevida e procure a agência do Procon da sua cidade. Depois de entender o problema, eles vão intervir junto à empresa para buscar uma solução amigável em seu nome. Em geral, o contato funciona.
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O que fazer quando se recebe uma cobrança indevida?

Em caso de golpe financeiro, é necessário também formalizar um boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia. Caso a empresa não resolva o problema, o consumidor pode procurar o órgão do Procon do seu município e ingressar com uma reclamação.
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Ligações de cobrança? Saiba o que fazer | Paz e Dinheiro

Estou sendo cobrado por algo que não comprei?

Nesse caso, você pode e deve procurar o Órgão de Defesa do Consumidor – PROCON. O que diz o PROCON sobre a relação fornecedor/consumidor? A relação contratual que envolve fornecedor e consumidor deve ser pautada pela harmonia, equilíbrio dos interesses e boa-fé.
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É crime fazer cobrança indevida?

O artigo 71 do mesmo diploma legal vai além e tipifica como crime cobranças realizadas por meio de ameaça, coação, constrangimento, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor a situação vexatória ou atrapalhe sua rotina de trabalho ou lazer.
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Estou recebendo cobranças que não são minhas?

A PRIMEIRA medida para isso é procurar o PROCON e registrar a reclamação. Todavia, existe a possibilidade de continuarem a cobrança e a única escolha é prosseguir com uma ação judicial.
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Qual é o valor da indenização por cobrança indevida?

O consumidor cobrado indevidamente tem direito a restituição em dobro dos valores descontados dos seus proventos mensais, nos termos do que dispõe o parágrafo único do artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor.
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Como parar de receber ligações de cobrança de outra pessoa?

Como bloquear
  1. Clique no botão Bloquear - você será direcionado para uma página com informações detalhadas sobre como fazer o bloqueio.
  2. Leia os termos com atenção.
  3. Clique em Efetue o bloqueio.
  4. Faça um cadastro.
  5. Informe seu CPF e os outros dados solicitados.
  6. Informe os números de telefone que deseja bloquear.
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Como denunciar números de cobrança?

Basta acessar o link denuncia-telemarketing.mj.gov.br. No formulário eletrônico, os consumidores devem inserir, entre outras informações, a data e o número de origem da chamada com DDD (quando houver), o nome do telemarketing ou qual empresa representa e se foi dada permissão para a oferta de produtos e serviços.
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O que é uma cobrança abusiva?

Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: Pena: Detenção de três meses a um ano e multa.
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Está me ligando cobrando outra pessoa posso processar?

Se um banco faz ligações telefônicas e envia mensagens de texto em excesso para cobrar alguém a respeito de uma dívida mesmo após a pessoa informar que não é nem conhece o devedor procurado, a prática da instituição financeira é abusiva e deve ser punida pela Justiça.
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O que fazer se as ligações de cobrança não param?

Se as dívidas já foram pagas, é só informar que o pagamento já foi efetuado. Mas, mesmo se o consumidor estiver inadimplente, as empresas não podem insistir na cobrança a ponto de serem invasivas e, caso a situação venha a causar constrangimento - a cobrança vexatória - o consumidor pode requerer uma indenização.
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O que fazer com ligações excessivas de cobrança?

Como já mencionado, os consumidores que se sentirem incomodados com as ligações e mensagens de telemarketing incessantes devem registrar reclamações junto ao Procon, à Anatel e, quando necessário, buscar auxílio jurídico para adotar medidas judiciais.
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Estou recebendo ligações de cobrança de outra pessoa?

Primeiramente, recomendamos que você contate o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa envolvida na cobrança indevida. Ao entrar em contato, você deverá solicitar a interrupção das ligações de cobranças e informando que são cobranças de terceiros.
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Estou sendo cobrado indevidamente?

Para resolver a situação, é possível contatar a empresa para explicar os fatos e pedir a suspensão das cobranças, mas na prática, é muito raro que isso se resolva sem processo. Geralmente a empresa insiste na dívida. Dessa forma, é possível entrar com um processo para pedir declaração de inexistência da dívida.
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Onde denunciar cobranças indevidas?

As reclamações na internet são centralizadas no site www.consumidor.gov.br, do Governo Federal.
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Como se defender de cobrança indevida?

Se você receber uma cobrança indevida, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa responsável e questionar a cobrança. Informe o motivo pelo qual você acredita que a cobrança é temporária e solicite a restituição do valor pago.
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Fizeram uma dívida em meu nome o que fazer?

Acompanhe um passo a passo para a resolução do problema:
  1. Pesquise o CNPJ da empresa disponível no comprovante da negativação e entre em contato para questionar a origem da dívida. ...
  2. Reúna os protocolos e comprovante da negativação e inicie uma reclamação junto ao PROCON da sua cidade.
  3. Não resolveu?
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