Alguns tipos de bijuteria, ao passar algum tempo em contato com a pele e o suor, acabam adquirindo uma cor esverdeada. Para fazer a limpeza, esprema o suco de um limão em um pouco de água quente, molhe uma flanela com essa solução e use-a para limpar as semijoias, até que desapareçam as manchas.
Existem várias soluções e truques caseiros que podem ser utilizados para limpar uma bijuteria que escureceu. A mistura de 2 colheres de sopa de detergente, meio copo de vinagre branco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, é uma boa aliada nesse caso.
Os produtos que podem ajudar a resgatar a cor original da sua aliança de prata são: bicarbonato de sódio, sabão neutro líquido, sabão de coco e detergente.
Retire a peça e escove com uma escovinha + detergente. Enxágue em água corrente e depois seque bem, de preferência com secador. Caso a peça esteja ESCURA, faça a limpeza com pasta de dente branca.
Coloque as joias oxidadas sobre o papel alumínio dentro da tigela. Cubra com bicarbonato e depois com a água quente. Aguarde alguns minutos. Retire as joias, lave em água corrente e seque com um pano macio.
Umedeça sua escova de dentes, polvilhe com bicarbonato de sódio e esfregue suavemente suas joias de prata. Você deve ver o resultado muito rapidamente. Em seguida, enxágue com água limpa e seque com um pano macio ou pele de camurça.
* É importante lembrar que a oxidação das peças é apenas uma camada externa da jóia que não danifica, nem prejudica a qualidade da mesma. * A melhor maneira de manter as jóias bonitas, é usar e lavá-las sempre, pois o contato com a pele retarda a oxidação.
Coloque as peças em um recipiente com água fervente e adicione pedaços de papel alumínio. Deixe ferver por cerca de vinte minutos ou quando a prata clarear. Aguarde alguns minutos até que as peças estejam claras, retire, lave com água corrente e seque bem, polindo com um pano macio se desejar mais brilho.
Evite o uso de produtos de limpeza agressivos ou abrasivos, pois podem danificar a superfície. Evite mergulhar em água salgada: A exposição prolongada da aliança de prata à água salgada pode acelerar o processo de oxidação. Evite usar a joia ao nadar no mar ou em piscinas com cloro.
1 – Primeiro, você mergulha o anel em uma solução de água morna e detergente neutro durante cerca de 30 minutos. 2 – Depois disso, retire o anel e limpe a pedra suavemente. Passe a escova sobre a pedra e também no espaço de entrada de luz que fica embaixo dela.
1 – Coloque duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma panela com 400 ml de água. Coloque seus acessórios de prata dentro, leve ao fogo até que a água ferver. Quando a mistura estiver morna, retire seus acessórios, lave-o com água e detergente e seque com uma flanela.
Você também pode limpar bijuterias com água sanitária. É rápido e fácil! Em uma tigela funda, misture meia xícara de água sanitária com meia xícara de água morna. Mergulhe as peças nessa solução, deixe 10 minutos de molho e, em seguida, retire com cuidado e enxágue.
Como limpar bijuterias com pasta de dente: a pasta de dente é uma ótima maneira de como limpar bijuterias. Ela possui uma grande quantidade de substâncias abrasivas e isso auxilia na limpeza e brilho de metais. Para realizar o procedimento, use a escova de dente e pasta de dente branca e esfregue na bijuteria.
Para limpar ouro amarelo, basta submergir a joia durante 15 minutos em água com detergente para lavar louça. Se esfregar suavemente uma escova de dentes com cerdas macias, poderá remover as marcas mais difíceis. Por fim, basta enxaguar a joia com água quente e secá-la com um pano para polir.
Por que a aliança de ouro escurece? Os metais em geral costumam escurecer devido a uma reação química bem comum, chamada oxidação. O ouro é considerado um metal nobre justamente por ser mais resistente à oxidação, mas mesmo o rei dos metais pode oxidar com o passar do tempo.
– Se perceber que sua joia começou a oxidar, esfregue-a em uma flanelinha com pasta de dente. Isso removerá facilmente a oxidação. – Não use escovas com cerdas duras, nem esponjas de aço na sua joia. Elas tendem a riscar a peça e remover o brilho.
E muita gente quando usa o anel, até mesmo a aliança, fica com o dedo verde. Para evitar essa mancha na pele a dica é simples. Basta passar esmalte transparente no interior dos anéis.
A marca esverdeada nos dedos é normal, principalmente nas primeiras semanas de uso. Isso é um sinal de que a prata está se acostumando com o contato com sua pele ou então algo em sua pele (como suor, água ou creme hidratante) reagiu com a prata.
Não deixar a joia exposta a umidade: Mantenha suas joias de prata longe da umidade, pois a umidade pode acelerar o processo de oxidação. Existem práticas comuns como colocar giz junto com a joia, pois o giz absorve a umidade. Não colocar sabonete para dar cheiro ao porta joia, pois o sabonete causa umidade na joia.
Essa oxidação não significa que a qualidade da peça seja ruim, pois ela também pode ocorrer por fatores como nível elevado de ácido úrico no organismo, nosso clima, alta umidade, suor, contato com produtos de beleza/limpeza, cloro, água salgada, protetores solares e produtos químicos em geral.
O suor e gases existentes no ambiente, fazem a Joia em Prata escurecer, por que a prata reage a esses gases e compostos de enxofre, formando sobre ela uma camada de sulfeto de prata quem tem cor escura.
A ferrugem que aparece nas bijuterias é chamada de zinabre e, dependendo do estado da peça, é possível recuperar a cor e o brilho original do objetos de metal com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em 1/2 copo de água.
Faça uma pasta usando bicarbonato de sódio e água e aplique na superfície enferrujada. Deixe agir por alguns minutos e esfregue com uma escova. O bicarbonato de sódio é suave o suficiente para não danificar o ferro, mas eficaz na remoção da ferrugem.
Para prevenir o escurecimento, você pode passar uma ou duas camadas de base de unha na bijuteria. Só tome cuidado com o excesso, para não ficar melada ou até com uma camada mais grossa aparente e feia.