Para acabar com o cupim usando óleo de cravo, misture 10 gotas do óleo em 1 litro de água. Em seguida, umedeça um pano limpo na mistura e passe pelos locais atingidos pelos insetos. Já o óleo de laranja pode ser colocado diretamente nos móveis com cupins.
Existe uma ideia difundida de que os painéis de MDF são imunes aos cupins mas infelizmente, não é bem assim. O que realmente acontece é a “esterilização” nas chapas quando são prensadas, já que são expostas a um calor capaz de eliminar qualquer tipo de inseto presente na madeira, tornando-os livres de cupins e ovas.
Vinagre: Basta fazer uma mistura de metade água, metade vinagre e borrifar nos móveis ou quaisquer que seja o local afetado e aguardar, pode repetir esse processo algumas vezes se necessário. O vinagre além de ser ótimo para eliminar cupins também ajuda no fortalecimento da madeira.
Os óleos de laranja ou cravo são usados para matar a colônia de cupim, são menos tóxicos se comparados ao vinagre e devem ser borrifados como estratégia de combate e prevenção de novas colônias.
Óleos naturais. Para acabar com o cupim usando óleo de cravo, misture 10 gotas do óleo em 1 litro de água. Em seguida, umedeça um pano limpo na mistura e passe pelos locais atingidos pelos insetos. Já o óleo de laranja pode ser colocado diretamente nos móveis com cupins.
O reparo da madeira danificada, apesar de ser um grande desafio, é possível quando o material não está gravemente comprometido pelo cupim de madeira. Por isso, ao suspeitar de uma infestação, é recomendável buscar assistência profissional para avaliar a extensão do problema e aplicar estratégias de controle adequadas.
Os danos podem ser graves antes que a infestação seja notada, o que pode levar de alguns meses a alguns anos, dependendo da extensão da infestação. Já os cupins de madeira seca podem levar mais tempo para causar danos significativos.
Essa é uma ação que requer tempo, use ao menos três vezes por dia até a madeira estar totalmente livre dessa infestação de insetos. Você também pode utilizar o vinagre natural, sem diluir na água, mas o cheiro pode ser muito forte e acabar incomodando.
As principais espécies de madeiras que são resistentes ao ataque de cupins são: eucalipto, cedro, peroba, jacarandá, ipê e garapeira. No entanto, existem outras espécies de madeiras que também são resistentes a este tipo de inseto.
Umidade – A umidade excessiva é um dos principais fatores que atrai cupins para uma casa. Eles precisam de água para sobreviver, então qualquer área que esteja úmida ou úmida é um lugar perfeito para eles. Madeira molhada – A madeira molhada é particularmente atraente para os cupins.
Uma forma de identificar cupim é prestar atenção em pequenos montes de madeira granulada espalhados pelo imóvel. Similares à serragem, esses farelos são as fezes do inseto. Além disso, outra dica para perceber uma infestação de cupim é dar leves batidas no móvel ou na área afetada e verificar se mais granulados caem.
Primeiramente, utilize um pano seco para retirar a água o quanto antes! Em seguida, posicione um ventilador próximo ao móvel para ajudar na secagem da peça, ou se preferir, use um secador de cabelo na temperatura ambiente e passe pela extremidade atingida durante alguns minutos.
O tratamento de descupinização de móveis é feito por meio da calda cupinicida. Ele é um líquido altamente eficaz para a eliminação da colônia do cupim de madeira seca. Para a aplicação, são feitos orifícios quase imperceptíveis na peça infestada. Os técnicos calculam a quantidade de inseticida e começam o trabalho.
Entre os seus predadores naturais, destacam-se outros insetos (formigas, libélulas, louva-a-deus, besouros, percevejos, vespas, etc.) e vertebrados (tatus, tamanduás, aves, sapos, lagartos, cobras, morcegos e peixes). No entanto, as formigas são destacadamente as principais predadoras dos cupins.
A revoada de cupins é o período da reprodução desses insetos e acontece na primavera e no verão. O tempo quente e úmido dessas estações do ano proporciona a proliferação dessas pragas urbanas, que ganham asas e rumam para formar novas colônias.
Isolamento das Estruturas: Garantir que o MDF não tenha contato direto com o solo ou com elementos que possam conduzir umidade é essencial para diminuir a vulnerabilidade a infestações de cupins.
Para não ter imprevistos com os cupins, o ideal é evitar a estocagem inadequada de madeira e seus derivados, principalmente em locais úmidos, além de vistoriar periodicamente rodapés, móveis, forros, esquadrias e outras estruturas de madeira.
R: Não. Os cupins se alimentam de madeiras e qualquer outro material que contenha celulose, como papel, papelão, tecidos, plantas vivas, etc. Na busca constante da celulose os cupins podem danificar inúmeros objetos e materiais que não contem celulose, na maioria das vezes porque esses materiais estão no seu caminho.
Quem investe em madeira na decoração sempre se preocupa com cupins nos móveis da casa. E esse temor tem toda a razão de existir. Os insetos fazem ninho dentro das peças e vão cavando túneis para se locomover. Ou seja: eles detonam as estruturas de dentro para fora.
Vinagre, naftalina, querosene, etc. Essas são algumas das substâncias que muitos costumam utilizar na tentativa de acabar com os ataques de cupins, tanto em móveis de madeira prontos quanto em peças e materiais em marcenarias.
Para acabar com os cupins usando vinagre, você deve aplicar o mesmo puro ou então diluído em água. A proporção neste último caso deve ser equivalente, ou seja, uma parte de vinagre e outra igual de água. Misture as duas substancias, adicione em uma garrafa tipo spray e pulverize na colônia.