O que fazer quando o gel clareador queima a gengiva?
“Limpe com água o local atingido pelo gel e suspenda o clareamento por alguns dias até que a gengiva se restabeleça novamente”. Além disso, entrar em contato com o profissional é uma atitude indicada.
Para quem tem histórico de gengiva mais sensível e com inflamações e sangramentos recorrentes, o clareamento dental caseiro pode agravar a situação. Isso acontece porque as substâncias utilizadas no clareamento podem agredir ainda mais a gengiva e causar agravamento dos sintomas.
Sim, um dos efeitos colaterais do clareamento pode ser a sensibilidade gengival. Isso depende de fatores como a concentração do agente clareador, a duração do tratamento e a condição prévia da saúde oral. Existem métodos de proteção gengival que podem ser utilizados durante o tratamento para reduzir esse risco.
Cuidados. Até o dia da consulta com o dentista, a pessoa com a gengiva inflamada deve higienizar a região o melhor possível com escova macia e fio dental e buscar como e quando o problema começou para, se possível, retirar a causa de imediato.
Isso acontece devido à região que o produto atinge. É que o gel clareador penetra pelo esmalte e vai em direção aos canalículos dentinários – um tecido logo abaixo do esmalte dentário. Essa área é repleta de nervos bastante sensíveis. Assim, qualquer sensação diferente pode provocar uma dor bem grande.
O CLAREAMENTO DENTAL ENFRAQUECE ou PREJUDICA DENTES e GENGIVAS? A VERDADE!
Como tratar queimadura de clareamento dental?
“Limpe com água o local atingido pelo gel e suspenda o clareamento por alguns dias até que a gengiva se restabeleça novamente”. Além disso, entrar em contato com o profissional é uma atitude indicada.
A boa higienização é indispensável; passar o fio diariamente e escovar os dentes com pasta fluoretada e escova macia são cuidados básicos que se deve ter durante o tratamento. Enxaguar a boca com água morna pode diminuir o desconforto.
O tratamento para gengiva inflamada varia de acordo com a gravidade de cada caso e tem o objetivo de desinflamar a gengiva. No início do quadro, uma escovação correta e o uso do fio dental podem ser as soluções para a retirada da placa bacteriana e contenção dos micro-organismos que causam o problema.
A sensibilidade após o clareamento ocorre porque o gel utilizado no procedimento consegue penetrar a camada superficial do dente — ou seja, o esmalte — e atinge as bordas da dentina. Essa porção mais interna dos dentes abriga terminações nervosas, que sofrem estímulos em função do contato com a substância.
Como aliviar a sensibilidade após o clareamento? Fazer a higiene bucal com escovas com cerdas macias e pasta de dentes para sensibilidade ajuda no alívio. Na dúvida, consulte o(a) dentista.
O clareamento dental é um tratamento seguro, que tem o objetivo de deixar os dentes mais claros. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o procedimento é indolor, mas pode deixar os dentes sensíveis, provocando um incômodo temporário, que desaparece em cerca de 15 dias.
Assim o café, refrigerantes a base de cola, beterraba, chocolate e chá preto podem interferir na durabilidade do tom alcançado no procedimento. Por isso, mesmo após o tratamento, é indicado sempre tomar cuidado com o que é ingerido. É recomendado também evitar os cigarros, já que podem causar manchas nos dentes.
“ A ingestão do gel clareador deve ser evitada, pois pode causar irritação na mucosa da boca. Por isso, não recomendamos a ingestão de água ou qualquer outro tipo de líquido enquanto a substância está em ação.
Gengiva inchada: o que fazer? Sabe o que é bom para desinchar a gengiva? Enxaguar a boca com água morna e sal, ação que ajuda no tratamento da gengivite. Se a causa do inchaço é mesmo inflamação, também podem ser usados anti-inflamatórios.
Ad-Muc® é uma pomada fitoterápica, indicada para o tratamento das gengivas e da mucosa oral, como no caso de aftas, gengivites, estomatites e feridas localizadas na boca, inclusive aquelas causadas por aparelhos ortodônticos. Possui tripla ação: anti-inflamatória, efeito antibacteriano e poder regenerativo.
Estou sentindo minha boca como se tivesse queimada.?
Boca seca. A sensação de língua queimada pode ter a boca seca como causa. Quando sua boca não produz saliva o suficiente para manter-se úmida, você fica com aquela sensação de secura, um pouco pegajosa. Ela é conhecida como boca seca, cujo nome certo é xerostomia.
Por outro lado, a gengiva machucada por conta de periodontite pode exigir o uso de anti-inflamatórios, antibióticos, enxaguantes bucais antissépticos e até mesmo cirurgias. Mas, de maneira geral, a principal forma de tratar a gengiva machucada é através da rotina de higiene bucal.
Limpeza com jato de água entre os dentes (Waterpik). Uso frequente e cuidadoso de fio dental ou escovas interdentais (com fios mais finos que escovam entre os dentes). Compressas frias ou quentes para reduzir a inflamação. Enxaguante bucal: pode ser feito com água e sal várias vezes ao dia.
Para aliviar a dor na gengiva, tenha uma higiene bucal adequada, com uso do fio dental, escovação com cerdas macias e enxaguante bucal. Evite também alimentos e bebidas que sejam muito quentes ou muito gelados. Se a dor persistir, procure um(a) dentista.
O creme dental para sensibilidade também ajuda a aliviar eventuais dores causadas pelo clareamento, tanto o que é feito no consultório como o caseiro. Por sua vez, o creme dental elmex Sensitive Whitening ajuda a restaurar o branco natural dos dentes, removendo manchas com eficiência, sem causar sensibilidade dental.
Após um procedimento de clareamento dental, é comum que algumas pessoas experimentem sensibilidade nos dentes. Isso ocorre devido a uma série de fatores interligados que afetam a estrutura dos dentes e a sensibilidade das terminações nervosas presentes na dentina.
Muita gente tem essa dúvida na internet: - Fiz clareamento e os dentes continuam amarelos. É o seu caso? De fato, isso é mais comum do que se imagina. E tem a ver com os tipos de clareamento disponíveis no mercado, bem como com a condição mesma dos seus dentes.