Criado pelo Banco Central, o Pix é mais uma opção para efetuar o pagamento de contas e compras do dia a dia, fazer transferências e ainda receber pagamentos de forma instantânea. O valor entra na conta de destino em segundos, mesmo que a operação seja realizada entre bancos diferentes.
Isso pode acontecer porque o seu cliente pode pagar o Pix com qualquer conta. Isto é, pode ser que ele pague através da conta empresarial, mas pode ser também que ele pague através de sua conta pessoal, ou a do sobrinho, da esposa ou do colega de trabalho, por exemplo.
Recebi um pix mas não caiu na conta Caixa - O que fazer?
Quando o Pix sai da conta mas não chegou no destino?
Se o Pix não caiu na conta do Banco Inter e aparece “Em processamento”, significa que a transação não aconteceu no prazo de 10 segundos. Ou seja, o valor enviado ainda não chegou à conta de destino. Nesse caso, o Banco Inter dá algumas dicas para os clientes: Confira se a chave Pix está correta.
Caso o dinheiro enviado pelo Pix não seja depositado na conta de destino ou surja a mensagem de Pix em processamento, é recomendado esperar cerca de uma hora, pois muitas vezes os problemas são resolvidos automaticamente.
Essa demora pode ser causada por inconsistências no sistema do Pix ou no sistema do seu banco, por diversos motivos, por exemplo, por estar sendo muito usado no momento.
"A Caixa informa que o serviço de Pix apresentou indisponibilidade momentânea nesta segunda-feira. No momento, todos os serviços operam normalmente", afirmou o banco público.
Significa que o sistema não pôde concluir o envio do dinheiro para o destinatário. Isso quer dizer que, em alguma etapa do processo, houve um erro de conexão que impediu que as informações seguissem e a transação fosse concluída.
Se os seus dados estiverem corretos, aguarde o prazo de até 1h para a grana entrar na sua conta. Se depois desse prazo o Pix não for recebido, mande uma mensagem pelo chat do app.
Caso você tenha recebido um Pix por engano, basta acessar a transação que você quer devolver no aplicativo do seu banco e efetuar a devolução, por meio dessa funcionalidade (pode ser o valor total ou parcial). Ou seja, você não deve fazer um novo Pix.
O Pix pode ficar em processamento em até 10 segundos, segundo determinado pelo próprio Banco Central. Mas há casos em que pode ocorrer algum erro na transação e pode demorar um pouco mais para que ela seja concluída. Isso depende da causa da falha e da solução adotada pelo sistema do Pix ou pela instituição financeira.
O Pix foi enviado e você receberá o valor em espécie do agente de saque. Os limites máximos são definidos pelo Banco Central, sendo que na CAIXA os valores são de R$ 2.000,00 no período das 06:00 às 19:59; e de R$ 1.000,00 no período das 20:00 às 05:59.
Caso você desconheça uma transação Pix, basta dirigir-se a qualquer agência CAIXA para realizar o procedimento de contestação de movimentação na sua conta.
O tempo pra que o problema do Pix fora do ar seja solucionado pode variar de acordo com as causas que levaram à instabilidade. Portanto, não existe um tempo definido pra que isso aconteça. Em casos de falhas com o seu celular, basta reiniciar o aparelho e aguardar alguns minutos.
Ocorrendo situações em que o valor não é creditado na conta do destino, recomenda-se aguardar um período mínimo de 1 hora para que se tenha a certeza da devolução ou não do valor. Por outro lado, a utilização de Pix envolvendo valores elevados poderá demandar um prazo acima de 60 minutos para sua confirmação.
É muito importante conferir, no momento do pagamento, se o código Pix foi digitado corretamente, caso tenha sido feito na modalidade “Pix copia e cola”. Uma mudança nesses números pode enviar o valor pago a uma conta bancária alheia e, assim, o pedido poderá não ser aprovado!
Depois que um Pix é feito, ele não pode ser cancelado, pois a transação é instantânea e irreversível. Isso significa que o dinheiro é transferido imediatamente para a conta do destinatário.
👉🏻 Confira se o comprovante é de agendamento ou a transação está “em processamento/andamento”. Quem agendou este Pix pode ter cancelado o agendamento ou, caso essa pessoa não tenha saldo suficiente em conta na data agendada, a transação não será concluída pela instituição financeira.
Antes de tudo, dê uma olhada em seu extrato para validar se o valor saiu de sua conta. 👉🏻 Se após essa validação, o valor tiver sido debitado de sua conta significa que o Pix foi efetivado.
O que fazer quando o Pix fica em processamento CAIXA?
Se o Pix estiver em processamento há mais de 1 dia, tente reiniciar o seu app para liberar a memória, ou então desinstalar e reinstalar o aplicativo do banco. Se ainda assim o problema não for resolvido, entre em contato com a instituição bancária para saber a melhor forma de proceder nessa situação.