Em caso de inchaço ou secreção, o uso de compressa de soro morno gaze ajuda muito, principalmente para “desmanchar" aquelas bolinhas que começam a nascer no furo. Para isso é só posicionar a gaze úmido em cima e ir pressionando em movimentos circulares, com a mão leve pelo menos 3 vezes ao dia.
O tratamento do piercing inflamado deve, de preferência, ser orientado por um enfermeiro ou clínico geral, de acordo com o tipo de ferida e o grau da inflamação, mas as orientações gerais incluem manter o local limpo e seco, evitando umidade e suor, além de fazer uso de medicamentos anti-inflamatórios ou antibióticos ...
Faça compressa de quente com o sorinho de 15 a 20 min. E não esqueça de secar o local. Mas é importante falar com o seu piercer, ele olhar e ver como está a joia e outros fatores. E uma última coisa importante: não confunda granuloma com queloide ou cicatriz hipertrófica, que são outra coisa.
“Os granulomas são pequenas bolinhas, normalmente avermelhadas, que aparecem ao redor do piercing quando algo não vai bem. Essas bolinhas, ou granulomas, indicam que algo falhou durante a cicatrização do seu piercing, e para fazer com que esse granuloma vá embora é preciso identificar qual sua causa.”
O tratamento do granuloma é feito pelo pneumologista, dermatologista ou clínico geral, e varia de acordo com o tipo de granuloma e sua causa, podendo ser indicado uso de antibióticos, antifúngicos, anti-inflamatórios ou cauterização do granuloma, por exemplo.
O granuloma, na maioria dos casos, desaparece sozinho. Em geral, manter o local bem higienizado já é suficiente para a resolução do problema. Deve-se também evitar ficar tocando o local, de modo diminuir o risco de infecções bacterianas.
Uma das principais diferenças entre granuloma e queloide está na aparência de cada uma. A primeira são nódulos doloridos e inflamados de textura esponjosa, que podem até sangrar. Enquanto o segundo é indolor, porém é maior, mais disforme e escuro.
Para lesões localizadas, pode-se utilizar corticoides tópicos ou intralesionais de alta resistência, tacrolimo tópico, crioterapia e várias formas de fototerapia. Para lesões disseminadas, hidroxicloroquina, isotretinoína, dapsona e ciclosporina podem ser bem-sucedidas.
É importante manter a área higienizada e evitar tocar ou mexer no piercing para reduzir o risco de infecção, principalmente durante os primeiros dias após a perfuração. É preciso de muito cuidado, afinal, se a área ao redor do piercing ficar muito inflamada e dolorida, é possível que seja necessária a remoção.
O nitrato de prata pode ser prescrito (por profissional habilitado) para o tratamento de granuloma umbilical de recém-nascido, na forma de bastão ou solução aquosa manipulada a 10%, com aplicação de 1 a 2 vezes por semana, durante 2 a 3 semanas.
Colocar gelo no piercing pode ajudar a reduzir o inchaço e aliviar a dor nas primeiras 24 a 48 horas após a perfuração. Sempre envolva o gelo em um pano limpo para evitar contato direto e desconforto na pele.
Pode ocorrer um crescimento anormal do tecido na cicatriz, formando o queloide. É uma alteração benigna, portanto sem risco para a saúde, na qual ocorre uma perda dos mecanismos de controle que normalmente regulam o equilíbrio do reparo e regeneração de tecidos.
Em alguns casos, o granuloma pode se formar naturalmente, porque o piercing é considerado um corpo estranho pelo organismo, mas também pode surgir devido a uma infecção da pele ou por alguma reação alérgica ao material do piercing, por exemplo.
Se a presença do granuloma persistir e causar incômodo, ele pode ser retirado cirurgicamente com anestesia local. Revisão técnica: João Gabriel Pagliuso, médico da Economia da Saúde do Hospital Israelita Albert Einstein.
A resposta ao tratamento deve ser iniciada dentro de 7 dias, mas a cura para a doença extensa pode ser lenta e as lesões podem recidivar, necessitando de terapia mais prolongada. Pacientes infectados pelo HIV também podem precisar de tratamento prolongado ou intensivo.
tratamento com Nimesulida modula a resposta infamatória no modelo de granuloma por corpo estranho, podendo nesses casos ser utilizada como controle positivo.
💎✨ Em caso de granuloma indicamos as pomadas : •Diprogenta , betogenta , nebacetin Ambas possuem propriedades antiinflamatórias e auxiliam na solução do granuloma é importante lembrar que o piercing precisa respirar não indicamos o uso da pomada durante o dia somente a noite.
Existe tratamento caseiro para queloide na orelha? Não, os tratamentos caseiros não são eficazes e podem inclusive piorar os queloides aumentando a inflamação local. Queloide na orelha deve ser tratado por um médico especialista, em geral utilizando-se de uma combinação de técnicas.
A Contractubex é uma pomada para queloide com textura de gel feita com substâncias altamente cicatrizantes e anti-inflamatórias que impedem não só a formação de saliências acima da cicatriz, mas estimulam a rápida cicatrização e suavizam a aparência da cicatrização.
Nos primeiros sinais de qualquer inflamação, é recomendado fazer compressas com soro fisiológico ou gelo. Não faça movimentos bruscos ou pressione a região, apenas encoste levemente a compressa.
“Na infecção, o inchaço se espalha por toda a região, acompanhado de muita dor e eventualmente liberação de pus no local da perfuração. Ainda podem ocorrer febre e enjoos, o que não é o caso do queloide”.