Os objetos aspirados sempre devem ser removidos por meio de endoscopia respiratória. Em alguns casos pode ser necessária cirurgia. A ingestão de substâncias cáusticas pode ocorrer de forma voluntária ou acidental. Esses agentes químicos têm a capacidade de provocar lesões nos tecidos.
Nesses casos, os sintomas variam de tosse persistente, chio no peito e rouquidão até a dificuldade respiratória. Dependendo das características do corpo estranho, o problema maior é a asfixia grave, que pode levar à morte. Os objetos aspirados sempre devem ser removidos por meio de endoscopia respiratória.
Quanto tempo leva para um corpo estranho sair nas fezes?
A maioria dos corpos estranhos ingeridos passa, em até uma semana, por todo o trato gastrointestinal (TGI) sem qualquer intercorrência. Em 1% dos casos, entretanto, ocorrem complicações como perfuração intestinal2-5, principalmente quando se trata de objetos longos e pontiagudos.
O que acontece se engolir um pedaço de ferro do aparelho?
Não se preocupe se engoli-la. Se você engolir alguma parte do aparelho, como um braquete ou elástico, ela normalmente irá passar por todo o seu sistema digestivo sem maiores complicações. Entretanto, se você tiver qualquer outra dificuldade entre em contato imediatamente com nossa clínica.
O problema maior seria se você tivesse aspirado o objeto. A ingestão não lhe trará problemas, mas é importante ir ao hospital para verificar o caminho percorrido pelo fio.
Engoli a contenção do aparelho, o que eu faço? O ideal é procurar o dentista que fez o seu tratamento ortodôntico,se por acaso não tiver mais contato dele procure um especialista em ortodontia para avaliar a necessidade de fazer uma nova.
Alguns objetos pequenos como, por exemplo, um palito de dente ou uma espinha de peixe, podem permanecer no trato gastrointestinal por muitos anos sem causar sintomas.
Os objetos aspirados sempre devem ser removidos por meio de endoscopia respiratória. Em alguns casos pode ser necessária cirurgia. A ingestão de substâncias cáusticas pode ocorrer de forma voluntária ou acidental. Esses agentes químicos têm a capacidade de provocar lesões nos tecidos.
O que fazer se engolir um pedaço de papel alumínio?
A pediatra Ana Escobar ressalta que só se deve retirar o objeto estranho se for possível vê-lo, mas a melhor opção é procurar um pronto-socorro. A otorrinolaringologista Tanit Sanchez explica que a perfuração pode provocar graves infecções.
Alguns corpos estranhos podem ser removidos por endoscopia. (Ver também Visão geral de corpos estranhos no trato gastrointestinal.) Entre os corpos estranhos que alcançam o estômago, 80 a 90% passam espontaneamente pelo trato gastrointestinal, 10 a 20% exigem intervenção não cirúrgica e ≤ 1% requerem cirurgia.
O médico geralmente faz uma radiografia do tórax e do abdômen, que podem mostrar que houve vazamento de ar do sistema digestivo, um sinal definitivo de perfuração. Às vezes, o médico precisa realizar uma TC do abdômen para confirmar o diagnóstico.
"O arame é pontiagudo, então, ao engolir, pode perfurar 'todo o caminho', como o esôfago, o estômago, a alça do intestino, causar obstrução intestinal, inflamação ou infecção grave que pode, até mesmo, levar à morte.
Quais os sintomas da ingestão de corpos estranhos?
O paciente pode informar que fez ingestão do objeto e descrevê-lo. Se a localização do corpo estranho é na hipofaringe ou esôfago, a apresentação clínica poderá ser de disfagia ou odinofagia, sialorreia, dor localizada, engasgo tosse e sensação permanente do corpo estranho.
A maioria dos casos de ingestão de corpo estranho (CE) ocorre entre 6 meses e 6 anos com objetos encontrados no domicílio: moedas, brinquedos, joias, ímãs e baterias. Em 80% dos casos não será necessária intervenção maior, e serão eliminados espontaneamente.
Pode ficar tranquilo, esse braquete irá passar normalmente por seu trato digestivo e será eliminado no devido tempo. Não precisa fazer drama, isso pode acontecer com qualquer um.
“Não há problema ela estar com as moedas, principalmente se elas se localizarem no estômago. Em geral, 99% dos casos de crianças que sofrem a ingestão da moeda, elas eliminam esse corpo estranho em até uma semana.
A perfuração intestinal pode ocorrer por várias razões. Entre as mais comuns estão doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn ou a colite ulcerativa, úlceras pépticas, diverticulite, trauma ou lesão no abdômen, certos procedimentos médicos ou a presença de corpos estranhos no intestino.
De acordo com o coloproctologista Mardem Machado, da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, além destes outros sintomas mais comuns são a dor abdominal, que pode estar associada à diarreia, hemorragia, perda de apetite, perda de peso, fraqueza, fadiga, náuseas, vômitos, febre e anemia.
Os sintomas típicos são dor na garganta ou no peito, um nódulo na garganta ou no peito e dificuldade em engolir. Outros sintomas mais comuns podem ser sangue na saliva, recusa a se alimentar, engasgos, náusea ou vômitos. As crianças pequenas podem babar mais do que o normal.
Em casos mais sérios, como engolir o fio ortodôntico solto, é necessário procurar um médico para iniciar o tratamento adequado. Se o fio se soltar sem causar intercorrências maiores, é aconselhável que o paciente avise e retorne ao consultório do dentista o mais rápido possível.
Lembre-se que a cera pode ser aplicada tantas vezes quanto necessário. Não se preocupe se engoli-la. Se você engolir uma parte do aparelho, como um bracket ou elástico, ele nor-malmente irá passar por todo o seu sistema digestivo sem maiores complicações.