Se houver esquecimento, recomenda-se o seguinte esquema: até 3 horas ou menos, tomar a dose normal. Acima de 3 horas, reiniciar o tratamento no próximo horário programado. Seu nível sanguíneo adequado será alcançado novamente em pouco tempo.
Se houver esquecimento, recomenda-se o seguinte esquema:
Seu nível sanguíneo adequado será alcançado novamente em pouco tempo. Nunca dobre uma dose do produto para alcançar a que havia sido esquecida. Isto pode levar a um aumento perigoso de lítio nos níveis sanguíneos.
Qual é o melhor horário para tomar o remédio Carbolitium?
Quando as duas doses são desiguais, a maior dose deve ser administrada à noite. No exemplo dado, com uma dose diária total de 1.350 mg, recomenda-se 1 comprimido de 450 mg de Carbonato de Lítio de liberação prolongada pela manhã e dois comprimidos de 450 mg de Carbonato de Lítio de liberação prolongada à noite.
Pra que serve o Lítio (CARBOLITIUM)? Entenda COMO ele age no CORPO!
O que corta o efeito do lítio?
Regimes alimentares pobres em sódio podem alterar o efeito do remédio. Outra recomendação é sobre o consumo de cafeína. As bebidas com essa substância devem ser evitadas, dado o seu potencial de promover a desidratação.
O lítio geralmente causa sonolência e por isso se orienta tomar a noite. Mesmo o medicamento de liberação comum (não CR) se recomenda usar apenas 1x ao dia, pelo possível dano renal.
Os antinflamatorios não esteroidais podem aumentar os níveis de lítio no sangue e consequentemente ocasionar uma intoxicação pelo uso do lítio, recomendo que converse com seu médico sobre a necessidade do tratamento dentário e portanto verificar se pode ser feito um acompanhamento mais de perto, reajuste de dose ...
O medicamento lítio causa sonolência/cansaço e faz dormir muito? Isso passa com o tempo? Sim, o lítio pode causar sonolência. Esse efeito colateral tende a desaparecer conforme forem passando os dias ou semanas.
Cuidados devem ser tomados quando da associação do Carbolitium ®(carbonato de lítio) com fenilbutazona, diuréticos como hidroclorotiazida e clortiazida, ou inibidores da conversão da angiotensina, pois a perda de sódio pode diminuir o clearence renal do lítio aumentando a sua concentração plasmática a níveis tóxicos.
É importante manter uma ingesta hídrica adequada e regular enquanto estiver em uso do lítio, pois isso influencia diretamente nas suas concentrações no sangue (por bula, recomenda-se o consumo de no mínimo 1 a 1,5 L de água por dia).
DIARRÉIA 2, VÔMITOS 3, SONOLÊNCIA, FRAQUEZA MUSCULAR E ALTERAÇÕES DA COORDENAÇÃO PODEM SER OS SINAIS 4 PRECOCES DE UMA INTOXICAÇÃO POR CARBOLITIUM (CARBONATO DE LÍTIO) E PODEM OCORRER COM LITEMIA INFERIOR A 2,0 MEQ/L.
Existem evidências de que a substância previne o comportamento suicida durante episódios de depressão. Embora o mecanismo de ação dos sais de lítio não seja muito bem explicado até hoje, sabe-se que ele ajuda a regular substâncias químicas no cérebro que estão relacionadas à desestabilização do humor.
Caso tenha ficado sem tomar o lítio por esquecimento, voltar o quanto antes a tomar as medicações de forma regular e se estiver sem tomar as medicações por mais de 10 dias, retomar o uso das mesmas sob orientação profissional, a melhora ocorre com o retorno do uso regular.
O álcool tem interação? Sim, o álcool diminui a concentração de lítio no organismo, aumentando sua liberação na urina. Além disto, o consumo de álcool durante o tratamento, pode reduzir a eficácia deste e levar a uma piora dos sintomas.
O que acontece se eu parar com o lítio de uma vez?
O que acontece se eu parar com o lítio de uma vez? É preciso ter cuidado e jamais parar o tratamento de modo abrupto e/ou sem acompanhamento médico. Nesses casos, as crises e sintomas podem retornar com maior intensidade.
Sim, é possível, desde que você tenha determinação e força de vontade. Faça dieta, se possível a mediterrânea ou tire fritura, gordura, açúcar e diminua massa e faça exercício físico regularmente (caminhada ou corrida ou bicicleta ou natação) de 4 a 6 vezes por semana.
No tratamento agudo da mania recomenda-se litemias entre 0,8 e 1,4 mEq/L, o que pode ser alcançado com doses de 600 mg (dois comprimidos de 300 mg) a cada 8 horas.
Tomar o lítio com as refeições ou mais vezes em doses mais pequenas, pode ajudar. A cafeína pode agravar o tremor, assim devem evitar-se bebidas e medicamentos contendo cafeína (café, chá, cola).
Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com o lítio são tontura, tremor nas mãos, sede excessiva, náusea, vômito, diarreia, ganho de peso, aumento do tamanho da tireoide, urina excessiva ou perda involuntária de urina.
O sistema nervoso central (SNC) é o sistema mais afetado por essa intoxicação, e o grau desse envenenamento por lítio gera sintomatologias diversas, desde sonolência, náusea, êmese (vômito), diarreia, polidipsia (sede excessiva), tremor, fraqueza muscular, ataxia (perda de coordenação motora e equilíbrio) e dismetria ( ...
O uso do Carbolitium (lítio) pode realmente causar alguns efeitos colaterais, especialmente nas primeiras semanas de tratamento. Tremores finos no corpo, tontura e sensação de cabeça zonza são sintomas relativamente comuns durante esse período inicial.
Qual é a dosagem ideal de lítio para quem é bipolar?
Transtorno bipolar: Mania Aguda: 600 mg a cada 8 horas (para litemias entre 0,8 e 1,4 mEq/L). Fase de Manutenção: 300 mg 3 ou 4 vezes ao dia, totalizando 900 a 1200 mg/dia (para litemias de 0,6 a 1,2 mEq/L).