O que fazer se o lacre do extintor foi rompido por acidente?
Não compre extintor com o lacre rompido. O lacre é a garantia de que estão preservadas as condições regulamentadas para sua utilização. O rompimento do lacre por pessoa não autorizada suspende a garantia do extintor. Portanto, se isso acontecer, procure uma empresa registrada para fazer a manutenção do equipamento.
Este anel só pode ser colocado se o extintor for aberto, por ser de plástico rígido, e fica localizado entre a válvula e o cilindro. A cor do anel muda todo ano para indicar que o seu extintor foi aberto e reabastecido na manutenção.
O que é o Lacre para Extintor? O lacre para extintor é um dispositivo de segurança utilizado para indicar se um extintor de incêndio foi manuseado ou violado.
O que fazer quando o extintor está despressurizado?
Um extintor de incêndio despressurizado é um sério risco de segurança que não deve ser ignorado. Se você descobrir que seu extintor de incêndio está despressurizado, retire-o de serviço imediatamente e entre em contato com um profissional de segurança contra incêndio qualificado para inspeção e recarga.
EMERGÊNCIA! Lacre do Extintor Rompe com ele Cheio: Como Agir?
O que é despressurização de extintores?
De forma simplificada, a despressurização do extintor é quando a sua pressão interna, de alguma forma, é menor, pois se perde. Isso resulta que, se ele for acionado nessas condições, terá menos potência de ação, ou mesmo nem funcionar, o que poderá trazer consequências mais serias no momento de uma emergência.
O lacre é usado para manter um documento fechado, para verificar a identidade do remetente, por exemplo, com um emblema, e como decoração. Também pode ser usado para tirar impressões de outras vedações.
O Anel para extintor é um dispositivo plástico de uso obrigatório em cilindros de extintores após sua primeira recarga. É uma forma das autoridades fiscalizadoras verificarem que houve a abertura total do cilindro para a troca do produto anti chamas.
O adesivo lacre fixa as partes externas da embalagem e impede que o produto seja aberto sem ser notado. Ele pode ser utilizado em formatos diversos de embalagens e sempre evidencia algum tipo de violação. Por isso, ele pode ser entendido como um sinal de alerta para os consumidores.
A maioria dos extintores de incêndio tem a validade de cinco anos no casco e nos seus componentes (como visor, manômetro e mangueira). Com relação aos extintores para carro, a validade é de cinco anos — nesse caso, não há a necessidade da recarga após seu vencimento, pois os mesmos são descartáveis.
A partir do ano de 2019, o ciclo se reinicia e a cor amarelo é novamente implementada, seguida da cor verde para 2020 e, assim, sucessivamente, a portaria do INMETRO afirma que as informações obrigatórias do extintor devem ser impressas na face superior do anel.
Visibilidade: Quando fixado em uma altura adequada, o extintor é mais visível, permitindo que as pessoas o identifiquem rapidamente durante um incêndio. Proteção contra danos: Deixá-lo no chão pode expô-lo a danos físicos, como ser derrubado, amassado ou corroído por umidade, o que pode comprometer seu funcionamento.
O lacre do extintor é um item de segurança que permite a identificação imediata da violação ou não do extintor de incêndio. Diferentemente do anel, o lacre não precisa que a cor seja condizente ao ano da manutenção.
Estabelecida pelo anexo C da Portaria nº 58/2022 e definido na Norma ABNT NBR 7195:2018 – cores para segurança, para o período de 01/01/2023 a 31/12/2023, a cor do anel é preta.
Gás Carbônico (CO2) É indicado para incêndios da classe B e C. Seu princípio de extinção ocorre por abafamento e resfriamento e age em materiais combustíveis e líquidos inflamáveis e também contra fogo oriundo de equipamentos elétricos.
A ação de romper o lacre é simples. Consiste na retirada do mesmo a fim de acessar algum conteúdo. Entretanto, existem situações em que essa ação é bem mais complexa e pode resultar em crime.
Óleo essencial extraído das folhas da planta amazônica conhecida como lacre tem atividade antibacteriana e antioxidante contra bactérias, que podem causar infecções e inflamações no corpo humano.
Então, para responder à pergunta inicial, o extintor de incêndio não pode ficar no chão porque cada segundo conta quando se trata de combater um incêndio. Ele precisa ser montado na parede, em uma posição acessível e visível, para qualquer pessoa poder agir rapidamente em caso de emergência.
Os extintores de incêndio devem ser adequados à classe de incêndio predominante dentro dá área de risco a ser protegida, de forma que sejam intercalados na proporção de dois extintores para o risco predominante, e um para a proteção do risco secundário.