Limpeza pós-obra Caso caia tinta no piso, limpe a região imediatamente com um pano úmido. Não é recomendado o uso de solventes ou aguarrás, pois podem causar manchas.
Pode usar aguarrás para limpeza de piso porcelanato?
A regra de ouro nesse caso é: por mais sujo que esteja o porcelanato, não use produtos abrasivos! Materiais como tíner, ácidos, querosene, cloro, cera, aguarrás, álcool, água sanitária, vinagre, amoníaco, palha de aço, escovas e esponjas duras podem danificar a superfície de maneira irreversível.
O verniz é ideal para dar brilho e luminosidade ao piso. A cera também tem a função de dar mais brilho ao piso, sendo aplicada no final da limpeza. Por fim, temos o selador, que evita que substâncias gordurosas grudem no piso, deixando-o limpo por mais tempo.
Pode ser que, durante a pintura da obra, respingos de tinta caiam no piso e acabem sendo difíceis de tirar com os métodos tradicionais. Se isso acontecer, não force a remoção com esponjas de aço ou produtos diversos, o indicado é utilizar um solvente orgânico ou ácidos como Thinner e Aguarrás.
Dilua duas colheres de sopa de água sanitária ou de bicarbonato por litro de água, adicione uma colher de detergente neutro Ypê e aplique na superfície. Deixe agir por pelo menos trinta minutos sobre o piso de cerâmica encardido e utilize uma vassoura de cerdas bem firmes para esfregar.
Caso haja manchas de gordura, use um sabão desengordurante. Outra dica simples e eficiente é a mistura de água, vinagre branco, bicarbonato de sódio e detergente neutro. Jogue sobre a mancha e esfregue com um pano ou escova pequena.
Misture partes iguais de vinagre branco e água em um balde e aplique a solução no piso com o auxílio de um pano ou esfregão. O vinagre branco é um produto natural que ajuda a remover manchas e restaurar o brilho do piso.
A aguarrás é um solvente que foi desenvolvido para diluir tinta e esmalte. Além disso, pode tirar manchas de piche de tecido, fazer a limpeza de ferramentas, acessórios cromados, telas de janelas e até mesmo inox. Vale lembrar que a aguarrás não remove esmaltes e tintas, apenas funciona para diluí-las.
Você deve estar se perguntando quando utilizar cada uma delas. É o seguinte, o thinner é ideal para remover tintas no geral, especialmente superfícies de metal. Já para a diluição da tinta, priorize sempre a aguarrás, a qual não irá alterar o resultado.
Tendo em vista que seu piso já está umedecido, passe o pano com aguarrás sobre toda superfície. Não é preciso fazer esforço, apenas assegure que todos os lugares recebam o produto para diluição da tinta.
Cera. O enceramento pode devolver o brilho e a cor ao piso de cerâmica que está opaco. Deve ser usada uma cera específica para pisos cerâmicos, com uma resina que recupera seu brilho, em média, após 3 aplicações. Considerando o baixo custo, esta é uma solução com bom custo-benefício.
Sendo assim, faça uma mistura de uma parte de vinagre para quatro de água e aplique a mistura em cima das manchas. Na sequência, deixe agir por 10 minutos e, caso a mancha persista, esfregue com uma escova de cerdas duras até retirar a mancha. Após isso, limpe com água e detergente.
Também aplicado em assoalhos, laminados de madeira e pisos cerâmicos. Deixando um cheirinho agradável de casa limpa. ATENÇÃO: Não é recomendado usar em móveis com filmes de resina acrílica, poliuretano (alto brilho), etc.
O vinagre branco possui propriedades desinfetantes e remove facilmente manchas e sujeiras do piso. Para utilizá-lo, basta diluir uma parte de vinagre em três partes de água e aplicar a solução no piso com um pano ou esfregão. Em seguida, basta enxaguar com água limpa e secar o piso para obter um brilho impecável.
Para isso, basta aplicar o produto em cima do local que deseja limpar, esfregar com um pano macio e enxaguar abundantemente com água. Lembrando que, você sempre deverá seguir as instruções da embalagem do thinner para a sua diluição, tendo segurança de que não estrague seu revestimento.
Para evitar qualquer dano ao porcelanato, varra todo o piso com uma vassoura de cerdas macias. Depois disso, passe uma esponja apenas com água em toda a extensão do piso. Nesse momento, o porcelanato provavelmente ainda terá algumas manchas. Para resolvê-las, a melhor saída é Desincrustante LP para limpeza pós-obra.
Sendo uma mistura de hidrocarbonetos, a aguarrás é tóxica se inalada ou ingerida, podendo causar sonolência, vertigens, danos aos pulmões, fígado e rins. É irritante à pele e pode causar dermatite química. Além disso, é volátil e inflamável, exigindo cuidados no seu manuseio e no armazenamento.
Em resumo, o aguarras é um solvente usado principalmente na indústria de pinturas e tintas, enquanto o querosene é um combustível derivado do petróleo, usado em fogões e lanternas.
Aplicação:A Agua Raz TOZAN Bona é um produto solvente/diluente indicado para a diluição de esmaltes sintéticos, tintas a óleo, vernizes e complementos à base de resina alquídica. Também é indicado para a limpeza de equipamentos de pintura utilizados com tais produtos.
Gente, a aguarrás é um tipo de solvente ideal pra diluir tintas e esmaltes, viu? Além disso, não estraga os materiais, já que não perde a qualidade e brilho na finalização da pintura. Sem falar que arrasa pra limpeza de máquinas, motores e algumas ferramentas.
Já a aguarrás é um tipo de solvente que tem a finalidade de diluir tintas e esmaltes sem deixar que esses produtos percam sua qualidade e brilho. Assim como o thinner, pode ser utilizada na limpeza de maquinários e também ferramentas.
O bicarbonato de sódio é um agente de limpeza suave que possui propriedades abrasivas, capazes de remover manchas e sujeiras mais difíceis. Para utilizá-lo, basta misturar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com água suficiente para formar uma pasta.
Se você quer saber como clarear piso encardido, prepare uma solução de 1 litro de água, 200 ml de vinagre branco, 1 colher de bicarbonato de sódio 1 colher de sopa de detergente neutro, balance a mistura, despeje no local encardido, esfregue uma vassoura com cerdas firmes e depois finalize com um pano úmido.
Se o seu piso está desgastado, desbotado e envelhecido e você está em dúvida sobre como recuperar piso de “taco”, saiba que uma das alternativas é investir na aplicação de um verniz para piso de madeira, produto que protege e restaura a superfície.