Veja a gravidade do ferimento e, se for muito sério, procure um médico imediatamente. No caso de ser uma mordida de tartaruga marinha superficial, é preciso procurar um hospital também. Isso porque a mordida de tartaruga transmite doenças sérias, com risco toxicológico.
Essas lesões podem aparecer em quedas, ou quando uma tartaruga morde ou arranha a outra, nesse caso deve-se proceder a limpeza da região afetada com água e sabão neutro e consequentemente desinfecção da ferida com iodo diluído em água.
Não há profundidade suficiente para que expressem seu comportamento natural, seja ele mergulhar ou buscar comida. Isso gera muito estresse e faz com que as tartarugas alterem o seu comportamento – mordendo e mutilando umas às outras.
O CDC informou que tartarugas de estimação de qualquer tamanho podem carregar germes de Salmonella em suas fezes, mesmo que pareçam saudáveis e limpas. Esses germes podem se espalhar facilmente para seus corpos, água do tanque e qualquer coisa na área onde vivem e vagam.
Se a tartaruga, jabuti ou tigre d'agua sofreu algum acidente desse tipo, ele deve ser levado ao médico veterinário para ser examinado e tratado o mais breve possível.
Lesões não são doenças de tartarugas d'água propriamente ditas, mas são muito comuns e devem ser tratadas adequadamente. Elas podem aparecer por conta de quedas, arranhões, batidas ou mordidas. É importante limpar as feridas com água e sabão neutro, desinfetar e fazer curativos.
Contudo, sua força de ataque impressiona ainda mais quando comparada a outros famosos e maiores predadores da natureza. A mordida dela, por exemplo, pode ultrapassar 600 quilos ao prensar algo em suas presas.
A mordida de tartaruga é perigosa porque é capaz de quebrar ossos e arrancar a pele. Com o alto peso que possuem, a força de suas mordidinhas não seria fraca, não é mesmo? Além disso, a tartaruga marinha pode transmitir doenças como a salmonela, pois carregam essa bactéria.
Saiba mais sobre as ameaças que colocam em risco a vida das tartarugas marinhas:
Ameaças naturais.
Ameaças causadas pelo homem: Caça e coleta de ovos. Pesca incidental. Sombreamento. Iluminação artificial / Fotopoluição. Trânsito de veículos. Poluição.
Ter tartarugas como animais de estimação “não é boa ideia”, alertam cientistas. As espécies mais únicas de tartarugas e de crocodilos são as que sofrem mais riscos de extinção. O desaparecimento destes animais pode ter um grande impacto nos ecossistemas.
Exemplares da tartaruga-mordedora vivem no biotério semiextensivo de quelônios e lagartos do Butantan. Ela é diferente da maioria das tartarugas que vemos por aí. É bem maior, mais pesada e tem uma mordida muito forte. Não à toa é conhecida como tartaruga-mordedora por ser voraz e agressiva principalmente fora da água.
O ato é considerado crime por captura e maus tratos de animais silvestres. Nessa época do ano, as tartarugas retornam as praias onde nasceram para desovar. Muitas delas são de espécies ameaçadas de extinção, como a cabeçuda, a oliva e a de pente.
Embora a agressão entre fêmeas seja muito rara nos vertebrados marinhos, nestas tartarugas este comportamento é bastante comum. O ritual de confronto varia desde uma postura de ameaça passiva ao combate propriamente dito. O conflito entre fêmeas é provocado principalmente pela disputa das zonas de alimentação.
De acordo com a Lei 9.605, apanhar, perseguir, maltratar e criar animais silvestres em casa é crime ambiental. As pessoas que infringem a lei estão sujeitas a pagar R$ 5 mil de multa devido ao jabuti estar em via de extinção e mais R$ 500, por animal.
A mordida do animal pode chegar a 600 kg, suficiente para quebrar ossos humanos. Ela é mais forte que a de um leão, cuja mordida chega a 400 kg de força, segundo um estudo de professores de universidades dos Estados Unidos.
A salmonella faz parte do microbioma destes répteis e não faz mal a eles, mas ameaça a saúde humana. Pessoas infectadas com a bactéria desenvolvem diarreia, febre e cólicas estomacais dentro de seis horas a seis dias após serem expostas.
“O réptil também está associado aos ensinamentos da paciência, resiliência, saúde, prosperidade e proteção (porque tem um casco duro que a protege)”, acrescenta a profissional, que reconhece que a tartaruga decorativa pode ser uma ótima aposta para melhorar as energias da morada.
As tartarugas não gostam de ser tocadas, então, irão recuar ou reagir, mesmo se o ato for realizado com total delicadeza. Se ainda assim ela continuar parada, coloque-a delicadamente de costas em uma superfície firme. O procedimento fará com que ela entre em pânico e tente se virar.
A conduta correta nos casos de mordidas de animais é encaminhar a vítima para um serviço de saúde para receber a orientação específica. Pois, deve-se avaliar: a espécie animal envolvida, as circunstâncias da mordida, o status imunológico do animal e o histórico de zoonoses, principalmente raiva, na região.
Shredder, traduzido em português como Destruidor, ou Oroku Saki é um personagem fictício e o principal antagonista da banda desenhada Teenage Mutant Ninja Turtles e em toda a media relacionada. Ele é o arqui-inimigo das Tartarugas ao lado de Kraang.
O problema é agravado porque muitos criadores ou importadores de répteis usam antibióticos de rotina nos animais, pelo que a Salmonela não é eliminada, além de gerar superbactérias muito resistentes. Para que haja contágio é preciso ingerir a bactéria, que se encontra na matéria fecal.
Mordidas de sanguessugas em geral não oferecem grandes riscos. Não são dolorosas, não causam grandes ferimentos, mas podem transmitir doenças se a sanguessuga estiver em um ambiente contaminado.
Como forma de autodefesa, eles podem usar suas mandíbulas para morder, principalmente se não conseguirem se esconder em sua concha protetora a tempo. Isso é mais comum quando os jabutis se sentem encurralados por predadores ou quando se sentem extremamente estressados.