Jesus pôs-se a chorar. Observaram por isso os judeus: Vede como ele o amava!” (João 11,32-36). Durante este episódio, Jesus chora depois de ver o cadáver de um amigo próximo: Lázaro. As lágrimas nos relembram o amor que Deus tem para conosco.
Segundo o Evangelho de João, ao ver o choro de Maria e Marta, Jesus também chorou pela morte de Lázaro. Essa atitude de Jesus mostra que Ele se comove com a dor alheia, que se importa, que sofre junto. Jesus sentiu a dor das irmãs de Lázaro e se comoveu. Todavia, não se limitou a chorar pelo sofrimento delas.
“Entrando em agonia, Jesus orava com mais insistência. Seu suor tornou-se como gotas de sangue que caíam no chão” (Lc 22, 44). A passagem bíblica de São Lucas evidencia relatos de um distúrbio raro que acometeu Jesus Cristo no momento de sua Paixão, recordada nesta Sexta-Feira Santa, 7: a hematidrose.
No Novo Testamento, há três episódios em que Jesus derrama lágrimas. Provavelmente, não são os únicos momentos em que ele chorou, mas são estas as ocasiões em que ficam evidentes as coisas que tocam o coração dele.
Quando o viu, caiu de joelhos diante dele e disse-lhe: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido”. Quando Jesus a viu chorar, e os que estavam com ela, comoveu-se interiormente e perturbou-se.
João 13:21-22 NVT. Então Jesus sentiu profunda angústia e exclamou: “Eu lhes digo a verdade: um de vocês vai me trair!”. Os discípulos olharam uns para os outros, sem saber a quem ele se referia.
Durante a Sua oração no Horto do Getsêmani, ao sopé do Monte das Oliveiras, Ele experimentou uma tristeza tão pesada e profunda que os Seus apóstolos a notavam no próprio semblante do Senhor. Ele parecia sentir “medo e angústia”, conforme os Evangelhos registraram.
Os evangelhos jamais mostram Jesus rindo ou sorrindo. Uma coisa, porém, eles atestam: Jesus chorou, e duas vezes — por sua cidade, Jerusalém, e por seu amigo, Lázaro.
Contudo, o que o Senhor Jesus pede é que “sejamos diferentes”. Inclusive, foi para isso que o Senhor Jesus escolheu o povo de Israel, explica a apresentadora. “Para que fosse um povo separado, diferente, que não se igualasse a esse mundo. Mas, eles não faziam isso, por isso Jesus chorou”.
Ao contrário do que muitos pensam, Jesus não se agitou e se perturbou por causa de Lázaro, pois Ele sabia que poderia ressuscitá-lo. Mas Jesus chorou por causa do desespero que aquelas pessoas estavam vivendo, por causa da incredulidade. Não criam que Jesus poderia ressuscitar Lázaro.
No horto das Oliveiras, perante a proximidade da Paixão, que se desencadeará com a traição de Judas, o Senhor sente a necessidade de rezar: Sentai-vos aqui, enquanto eu vou orar. Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a sentir pavor e angústia. Jesus, então, lhes disse: “Sinto uma tristeza mortal!
Quantas vezes Jesus caiu enquanto carregava a cruz?
Jesus cai pela segunda vez (Is 53, 4-6): Jesus, exausto, cai novamente sob o peso da Cruz. Jesus encontra as mulheres de Jerusalém (Lc 23, 27-31): Jesus dirige palavras de conforto às mulheres que lamentam por ele. Jesus cai pela terceira vez (Is 53, 4-6): Jesus cai pela última vez antes de chegar ao Calvário.
Segundo a Bíblia foi neste local que Jesus ficou profundamente angustiado e o seu suor se tornou em grandes gotas de sangue. Segundo a medicina esse Evento é chamado de Hematidrose ou Suar Sangue! é um fenômeno raríssimo causada por uma profunda emoção, por um grande medo.
Aí ele começou a sentir uma grande tristeza e aflição e disse a eles: — A tristeza que estou sentindo é tão grande, que é capaz de me matar. Fiquem aqui vigiando. Ele foi um pouco mais adiante, ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e pediu a Deus que, se possível, afastasse dele aquela hora de sofrimento.
Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.
Ao chorarmos crescemos nos conhecemos e deixamos Deus agir por nós. Somente os que choram serão consolados. ”Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.” (Mateus 5:4) O choro nos aquieta nos faz pensar e entender boa parte dos nossos dramas. Nos sentimos renovados após as lágrimas.
Jesus sentiu-se triste em situações onde não era aceito, escorraçado e se irava com o que estava errado. Perto da crucificação, lhe deram murros, o esbofetearam, além disso zombaram. Jesus sentiu tudo de ruim que um homem pode sentir, para nos entender e nos curar.
Jesus conheceu grandes alegrias, mas também enfrentou a cólera e a tristeza. No Novo Testamento, há três episódios em que Jesus derrama lágrimas. Provavelmente, não são os únicos momentos em que ele chorou, mas são estas as ocasiões em que ficam evidentes as coisas que tocam o coração dele.