Geralmente, as fábulas são direcionadas ao público infantil, apresentadas em livros ilustrados e, às vezes, com elementos sensoriais pra aumentar a imersão do leitor.
Geralmente, são feitas para crianças e quase sempre possuem uma “moral da história”, que traz um ensinamento de caráter instrutivo especialmente para os pequenos, fazendo-os refletir desde cedo sobre vários assuntos pertinentes. Alguns exemplos bastante conhecidos são “A cigarra e a formiga” e “A lebre e a tartaruga”.
A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.
As fábulas infantis conseguem transmitir valores de forma lúdica: economia, prudência e trabalho (Cigarra e Formiga); humildade e perseverança (Lebre e Tartaruga); respeito as diferenças (O Galo e a Pérola);
As fábulas são pequenas narrações que transmitem algum ensinamento ou lição. Essas histórias costumam tratar de temas comuns no dia a dia das crianças, trazendo como personagens os animais que possuem atributos humanos: eles falam, pensam e agem como as pessoas.
GÊNERO TEXTUAL FÁBULAS - Aprenda a origem e as características das fábulas.
Qual o objetivo de uma fábula?
Conceito: A fábula, em um sentido amplo, pode ser definida como uma narrativa curta com ações protagonizadas por animais, objetos e outros seres que agem como pessoas. Apresentam uma moral implícita (a moral da história). Sua função: emocionar, divertir e instruir.
A fábula apresenta um fundo moral e geralmente é utilizada com fins educativos. A moral das fábulas adquiriu vida própria transformando-se em provérbios - frases prontas, vindas do conhecimento popular, transmitidas de boca em boca e que encerram um certo ensinamento sob algum aspecto da vida.
Através dessas histórias, podemos aprender importantes lições sobre honestidade, trabalho em equipe, solidariedade, humildade e outros valores fundamentais ligados à cultura.
Esse ensinamento é conhecido como a moral da história. Muito popular na literatura infantil, a fábula procura transmitir lições valiosas aos seres humanos por meio das experiências vividas pelos personagens animais.
As fábulas contêm histórias que trazem situações reais apresentadas de forma simples e de fácil assimilação, estimulando a leitura crítica ao conduzir à reflexão sobre valores importantes na construção da personalidade.
1) História contada para ilustrar uma verdade e na qual animais ou vegetais falam e agem como pessoas (#Jz 9.8-15; 2Rs 14.9). 2) Lendas judaicas (#1Tm 1.4; 4.7; Tt 1.14).
Qual é a moral ou ensinamento presente em geral nas fábulas?
Outra característica desse gênero é que quase sempre apresenta um ensinamento moral, fazendo alusão a comportamentos humanos por meio de construções metafóricas ou simbólicas. Dessas forma, os animais, metaforizados a partir das condutas humanas, representam nossas virtudes ou vícios.
Em suma, pode-se concluir que as fábulas foram um ótimo recurso pedagógico para sensibilizar as crianças para os valores da partilha, respeito, entreajuda e amizade.
Uma fábula é um tipo de composição literária que apresenta uma narrativa figurada. Nela, os personagens são animais antropomorfizados, ou seja, têm características humanas. Podendo ser escrita tanto em prosa quanto em verso, a fábula sempre se sustenta por uma lição de moral.
Por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, ele procurava transmitir sabedoria de caráter moral ao homem. Assim, os animais, nas fábulas, tornam-se exemplos para o ser humano.
As temáticas são variadas e ligadas às características que os animais representam, por exemplo: o leão, a força; a coruja, a sabedoria; a raposa, a astúcia. Lembre-se do título! A cigarra e a formiga é uma das fábulas mais famosas e trata do tema da responsabilidade.
A fábula é, segundo o Dicionário de gêneros textuais, uma narrativa breve, simples, pragmática e com personagens sem grande nível de complexidade. Ela é um texto que tem como finalidade uma formação ética e moral em seu leitor, pois evidencia determinados valores socioculturais em seu conteúdo.
O uso das fábulas, no entanto, favorece a construção dos conhecimentos, pois, além de rica em arte, tal ferramenta estabelece o desenvolvimento moral, social e intelectual do educando.
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP29 Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.