[Boêmia] foi a apropriação dos estilos de vida marginais pelos bur- gueses jovens e não tão jovens, para a dramatização da ambivalência em relação às suas próprias identidades e destinos sociais (...).
Boêmia, boemia ou boémia é a prática de um estilo de vida não convencional, alegre, simples e despreocupado, muitas vezes na companhia de pessoas afins, com poucos laços permanentes, envolvendo atividades musicais, artísticas ou literárias. Neste contexto, boêmios podem ser errantes, aventureiros, ou vagabundos.
A história se inicia em 1853, na cidade de Petrópolis, quando a primeira cervejaria do Brasil foi criada. Bohemia viu a cultura do país em movimento, uma cultura de sabedoria popular, de saberes dos mais diversos. Das cervejarias que começaram na cozinha, viraram fábricas e voltaram à cozinha.
O estado boêmio durou por anos e no século XI entrou em declínio com o crescimento da Polônia e Hungria, além da rivalidade entre os filhos do rei. Esta fragilidade permitiu que a Polônia interferisse e colocasse um representante na coroa tornando oficialmente a Boemia um estado do Sacro Império Romano.
[Boêmia] foi a apropriação dos estilos de vida marginais pelos bur- gueses jovens e não tão jovens, para a dramatização da ambivalência em relação às suas próprias identidades e destinos sociais (...).
Boémia ou Boêmia (Čechy em língua checa, Böhmen em alemão) é uma região histórica da Europa Central. Foi parte do Sacro Império Romano-Germânico, do Império Austríaco e do Império Austro-Húngaro. Após a Segunda Guerra Mundial, passou a ser os terços ocidental e médio da atual Chéquia (Tchéquia).
A maioria da população era eslava e a minoria, checa. Mas a classe governante era geralmente germânica. Havia bases alemãs espalhadas por todo o país, quase todas as regiões fronteiriças ao Norte eram controladas pelos alemães.
A Boémia é uma região histórica da Europa Central, que no seu passado áureo era um reino que ocupava cerca de dois terços do atual território da República Checa, e mantinha relações fronteiriças com a Polónia, a Morávia, a Áustria e a Alemanha.
Do inglês bohemian, boho quer dizer boêmio. Isso porque toda a estética foi inspirada no espírito alegre, descontraído e livre dos artistas, músicos e escritores britânicos da década de 1920. As roupas no estilo boho também têm influência de outras culturas e etnias, como o rock, folk, country e gipsy.
O termo boêmia (bras.) traz consigo, de imediato, a idéia de dissolução, de irresponsabilidade, de vícios, de noites de embriaguez e, por conseqüência, de dias de ócio, para curar a ressaca.
Como mencionado anteriormente, a decoração boho é uma mistura de muitas influências, cores e elementos que trazem vida a qualquer ambiente. No Brasil, conhecido como “boêmio”, esse estilo conta com referências étnicas, itens do movimento hippie, vintages e românticos ao mesmo tempo.
A principal influência do estilo boho é o mix entre referências étnicas, hippie, orientais e punk, combinadas a uma união entre os estilos romântico, country e vintage. E essa combinação de diferentes referências cria uma decoração exclusiva e cheia de personalidade.
Boêmio era o nome dado as pessoas provenientes de uma região na Europa Central, chamada Bohemia, atual República Checa. E o nome se referia ao estilo de vida dos ciganos, que habitavam ali, no século XV.
Então, de maneira resumida e direta, podemos definir o bairro boêmio como um local onde jovens, putas, bichas, vagabundos e marginalizados vão beber à noite e esquecer por um minuto o peso da responsabilidade que é estar vivo em nosso mundo.
Palavra vem do francês 'bohème'. A forma mais correta, não só para o adjetivo, mas também para o substantivo, é a pronúncia 'boêmia', embora ela não seja usada na prática.
Foi fundada em 1853 na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, pelo emigrante alemão Henrique Leiden, na época artista com o nome de cervejaria Bohemia. Quando ele faleceu em 1865, a empresa ficou com o seu herdeiro, Henrique Kremer, que a rebatizou de Augusto Kremer & Cia.
A República Tcheca está situada no centro geográfico da Europa e tem uma área de 78.866 km². É um país sem fronteiras com o mar, possui fronteira com a Alemanha a Oeste, Polônia ao Norte, Áustria ao Sul e Eslováquia ao Leste. A República Tcheca está situada no centro geográfico da Europa e tem uma área de 78.866 km².