A encomienda foi uma das modalidades de trabalho mais empregadas na América Hispânica. A conquista do espaço americano ofereceu aos espanhóis a possibilidade de rápido enriquecimento através do grande volume de metais preciosos existentes na região.
A encomienda permitia ao encomendero, um fidalgo espanhol, a cobrar tributos na forma de trabalho ou de bens materiais à determinada população indígena. Em troca, o encomendero deveria evangelizá-las, cuidá-las e defendê- las. As encomiendas eram hereditárias, mas não perpétuas.
Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios. Por sua vez, os trabalhadores recebiam uma baixa compensação salarial pelo trabalho desenvolvido nas minas.
Explicação: Encomienda era uma das formas de exploração do trabalho indígena, segundo a qual os índios eram colocados sob a responsabilidade de um espanhol que deveria ensinar-lhes a religião cristã, encomendando-os ao céu.
MITA x ENCOMIENDA - ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS - SOS História {Prof.Pedro Riccioppo}
O que foi a Mita e a encomenda?
Resposta verificada por especialistas. A mita consistia em um trabalho compulsório, ou seja, os indígenas trabalhavam para os espanhóis de maneira forçada, mas recebiam algo em troca, e essa troca recebia o nome de encomienda, onde os indígenas recebiam catequese e alimentos.
II - A encomienda consistia em um tipo de regime que deixava comuni- dades indígenas inteiras sob os cuidados de um encomendero que poderia utilizar o trabalho dos nativos para o desenvolvimento de atividades agrícolas ou·a extração de metais preciosos.
A encomienda foi uma das modalidades de trabalho mais empregadas na América Hispânica. A conquista do espaço americano ofereceu aos espanhóis a possibilidade de rápido enriquecimento através do grande volume de metais preciosos existentes na região.
A encomienda foi estabelecida pela primeira vez na Espanha durante a Reconquista e continuou a ser usada durante a colonização espanhola das Américas e das Filipinas. Francisco Hernández Girón, encomendero espanhol do Vice-Reino do Peru que protestou contra as Novas Leis em 1553.
AR Eletrônico é um serviço digital oferecido pelos Correios para comprovar a entrega de um objeto ao destinatário. Nele, é possível ver quem recebeu e quando. O Aviso de Recebimento (AR) existia antes mesmo da pandemia — só que de forma física.
Qual a principal diferença entre criollos e mestiços?
criollos, a elite local descendente de espanhóis, que, apesar de ser formada por ricos proprietários de terras, de minas e do comércio, não tinha os mesmos privilégios que os guachupins; indígenas e mestiços (82% da população), que eram trabalhadores duramente explorados por guachupins e criollos.
Uma encomenda é geralmente um pacote enviado através de um serviço postal ou de transporte. Normalmente é uma caixa com algum objeto dentro que um remetente envia a um receptor.
A modalidade por encomenda ocorre quando uma empresa (neste caso legalmente chamada de encomendante) contrata outra (chamada de importadora) para a importação de produtos. A diferença em relação ao formato por conta e ordem é que, no tipo “por encomenda”, a compra é feita com recursos da empresa importadora.
Consistia na exploração das comunidades dominadas, utilizando uma parte de seus homens no trabalho nas minas. Os homens eram sorteados, e em geral trabalhavam quatro meses, recebendo um pagamento. Cumprido o prazo, deveriam retornar à comunidade, que por sua vez deveria enviar um novo grupo de homens.
Na primeira etapa da colonização espanhola, uma forma de exploração do trabalho indígena foi a mais utilizada: a encomienda. Esta consistia que como prêmio de conquista as comunidades indígenas subjugadas eram obrigadas ao pagamento de tributos em gêneros ou prestações de trabalho.
Teoricamente, a “encomienda” era um direito concedido pelo rei a espanhóis como recompensa por serviços prestados à coroa. Era, portanto, uma graça, um favor real. Consistia na cobrança e apropriação para si dos tributos devidos pelos indígenas que lhes eram encomendados.
Nessa época, a Espanha, recém-unificada após séculos de guerra entre os reinos cristãos, estava ansiosa para expandir seu domínio e acumular riquezas. Cristóvão Colombo liderou a expedição que ocasionou a chegada dos espanhóis à América, levando à colonização espanhola.
Por que o Brasil não foi colonizado pelos espanhóis?
Mas por que então nossas terras não foram anexadas ao Império Espanhol? Esses “descobrimentos” não foram validados porque prevaleceu a regra do Tratado de Tordesilhas, que determinou quantas milhas para o oeste das terras recém-encontradas haveria o domínio da Espanha.
Os chamados 'encomenderos' reuniam os grupos indígenas nos seus locais de trabalho e neste espaço eles eram doutrinados por missionários que integravam, normalmente, as ordens religiosas mais comuns nesta época. Além de tudo, os nativos ainda tinham que prover as necessidades de seus doutrinadores.
A mita (termo que provém da palavra que em quéchua significa turno) foi um sistema de trabalho existente na região conquistada pelo Império Espanhol na América do Sul, tendo sido aplicada na América Andina especialmente na região do Cerro Rico de Potosí (montanha rica de Potosí, em português atual Bolívia).
Os "cabildos", ou conselhos municipais, eram a unidade fundamental do governo local na América espanhola colonial, diz a Enciclopédia Britannica. Era a instância responsável pelos aspectos mais ordinários do governo municipal, como policiamento, impostos e a administração da Justiça.
Mita; Era o trabalho obrigatório que os membros das aldeias tinham de prestar para os espanhóis quatro meses por ano. Encomienda; Era o direito concedido ao colono espanhol de explorar o trabalho indígena nas minas, plantações e fazendas. Espero ter ajudado!