A Revolta de Beckman foi uma revolta organizada pelos homens-bons de São Luís, por conta de suas insatisfações com medidas tomadas pela Coroa em questões relacionadas ao comércio local e o trato dos indígenas.
A Revolta de Beckman aconteceu pela insatisfação da população de São Luís, no Maranhão, com o monopólio exercido pela Companhia de Comércio do Maranhão e com a ação dos jesuítas contra a escravização dos indígenas.
A Revolta de Beckman. As insatisfações dos colonos contra os religiosos e o monopólio comercial da Companhia Geral do Comércio do Estado do Maranhão acabaram gerando uma rebelião, em fevereiro de 1684, que ficou conhecida como Revolta de Beckman, por ter sido liderada por Manuel Beckman.
O que foi a Revolta de Beckman e quais suas consequências?
Consequências da Revolta de Beckman
A Companhia de Comércio do Maranhão foi extinta devido à rejeição popular. A Coroa do Maranhão reviu a proibição da escravização de indígenas. Em 1688, entrou em vigor uma lei que estabelecia critérios para a escravização dos indígenas.
A razão direta que explica o início da Revolta de Beckman foi a insatisfação dos habitantes de São Luís com a administração colonial. As causas da insatisfação dos colonos estavam em torno da questão da escravização dos indígenas e do monopólio comercial realizado pela Companhia de Comércio do Maranhão, principalmente.
Esse movimento de revolta ficou conhecido como Revolta de Beckman. Os revoltosos tinham como proposta a abolição do monopólio da companhia de comércio e uma relação comercial mais justa com Portugal.
Entre eles, estava Manuel Beckman, dono de um engenho local, e seu irmão, Tomás Beckman, advogado. Manuel foi o grande líder da revolta que se iniciou em 24 fevereiro de 1684. Manuel Beckman e Francisco Teixeira de Morais conseguiram convencer outros colonos insatisfeitos com a situação a se rebelar.
A Revolta de Beckman se estendeu durante mais de um ano. No entanto, em virtude dos desentendimentos entre suas lideranças e da incapacidade em se expandir para o resto da província, o movimento fracassou.
Em qual cidade brasileira se deu a Revolta de Beckman?
Durante os anos de 1684 e 1685 a cidade de São Luís, no Maranhão, sediou a Revolta de Beckman. Liderada pelos donos de terras os irmãos Manuel e Tomás Beckman organizaram o conflito contra a presença dos Jesuítas e da Companhia de Comércio do Maranhão e Grão-Pará.
As causas da revolta estão relacionadas às condições de miséria e opressão a que estava submetida a população pobre da região. Nesta época, a economia agrária do Maranhão atravessava um período de grande crise.
Quais foram as principais atividades econômicas no Estado do Maranhão no período colonial?
A ocupação do território maranhense esteve atrelada à exploração econômica referente à produção de cana-de-açúcar, do algodão e do babaçu, desde o período colonial até os primeiros anos da República.
Revoltas Nativistas: eram realizadas por colonos que tinham alguma insatisfação com a Coroa portuguesa, mas que mantinham a sua lealdade a Portugal, apesar da insatisfação. Entre elas, destacaram-se: a Revolta de Beckman, a Revolta da Cachaça, a Guerra dos Emboabas, a Guerra dos Mascates e a Revolta de Vila Rica.
IMAGEM: Pirâmide de Beckman, em São Luís, MA, construída em 1910 no local onde teria ocorrido a execução dos líderes da revolta. A pirâmide foi erguida sobre o pedestal de um pelourinho de 1815.
Quais são os grupos sociais da Revolta de Beckman?
A revolta de Beckman (Nome originado do lideres do movimento, Tomás e Manuel Beckman) foi um conflito ocorrido em 1684, envolvendo comerciantes, proprietários rurais e grande parte da população que lutavam contra monopólio comercial da companhia de comércio do Maranhão.
Quais foram os principais motivos que levaram a colonização do Maranhão durante o período colonial?
O principal objetivo da instalação dessa capitania era estabelecer o maior domínio português na região e, em especial, evitar novas invasões estrangeiras. Mesmo assim, em 1641, forças dos Países Baixos invadiram a capital, São Luís, invasão que foi sufocada pelas forças portuguesas.
Qual o objetivo da criação da Companhia do comércio do Estado do Maranhão?
Em 1682, a Coroa portuguesa criou a Companhia de Comércio do Maranhão e Grão-Pará, com objetivo de estimular a produção de mercadorias nas Capitanias do Maranhão e do Pará destinadas à exportação, com o intuito de promover o desenvolvimento econômico da região.
Quais foram as questões que motivaram a Revolta da Vila Rica?
A criação de impostos e a intensificação de suas cobranças também não agradavam os habitantes da região. Foi nesse contexto de tensão social que eclodiu a Revolta de Vila Rica, também conhecida como Revolta de Filipe dos Santos.
É considerado por alguns autores como um "protomártir" da Independência, muito antes da figura de Tiradentes. O sobrenome Beckman, de origem germânica, é frequentemente grafado em sua forma aportuguesada, Bequimão.
Bruce: refere-se aquele que vem da floresta, mas ficou bem popular depois da chegada de Bruce Lee, entre outro alter-ego de super heróis como Bruce Banner, Bruce Wayne ou com o cantor Bruce Dickinson. Zeca: significa aquele que acrescenta ou multiplica.