Publicado em 24 de maio de 2023 às 18h02. O confucionismo foi fundado pelo filósofo chinês Confúcio, por volta do século V a.C. e, por mais de dois mil anos, foi a principal doutrina da China.
Os princípios de Confúcio tinham base nas tradições e crenças chinesas comuns. Favoreciam uma lealdade familiar forte, veneração dos ancestrais, respeito com os idosos e a família como a base para um governo ideal.
Confúcio foi um filósofo chinês que viveu de 551 até 479 antes de Cristo. Ele foi um dos primeiros que teorizou conceitos como moralidade e justiça, e era um grande incentivador da sinceridade e do respeito com os ancestrais e os mais idosos.
Na filosofia de Confúcio não há um Deus, uma unidade criadora e muito menos templos ou igrejas. Sua doutrina fundamenta-se na busca pelo Tao, a harmonia da vida e do mundo. Para atingir o Tao, o Confucionismo coloca a família como base de uma sociedade em que todos os seres humanos vivem em harmonia.
Deprimido, em 479 a.C., aos 72 anos, Confúcio morreu no mesmo lugar onde nasceu. Um de seus discípulos registrou o que teriam sido suas últimas palavras: “A grande montanha terá que desmoronar! A forte viga terá que quebrar! O homem sábio murcha como a planta!
Xin, Confúcio disse nos Analectos: “se alguém é digno de confiança, outros lhe darão responsabilidade”. Traduzido como “confiabilidade”, “fidelidade” ou ainda 'integridade”.
Entre seus discípulos se encontram: Yan Hui, seu predileto, que morreu antes do Mestre, apesar do que havia lhe dito: “enquanto você viver, mestre, não posso me atrever a morrer”; Jang Keng, um dos primeiros; Tsung Yu, guerreiro que amava sua espada; Tsi Tiao Kai, que rejeitou um cargo oficial para seguir estudando; Yu ...
Desde o século IV que o confucionismo admite a existência de um símbolo "tai-ki" que representa um círculo dividido ao meio por uma linha sinuosa. Cada uma das partes representa os princípios vitais "yin" (feminino) e "yang" (masculino).
Confúcio tinha uma ideia política bastante conservadora. Ele buscava o retorno às instituições dos primeiros tempos da dinastia Chou. Nesse modelo, a organização familiar se confundia com a estatal. O filósofo acreditava que o governante precisava se esforçar para que o povo vivesse em paz.
Além disso, Confúcio defendia a ideia de que um governante deveria ser um exemplo moral para o povo e governar com benevolência e justiça. Ele enfatizava a importância da educação (Wen) para o desenvolvimento das virtudes e aprimoramento do caráter, assim como o equilíbrio entre sabedoria e coragem (Wu).
Embora ele tenha chegado a simbolizar a filosofia chinesa, não teve muito sucesso em vida. Ele viveu durante uma época em que a China que conhecemos hoje era um mosaico de pequenos reinos rivais. Confúcio desenvolveu uma filosofia política que refletia seu horror ante a guerra constante que o rodeava.
Confúcio foi um professor e filósofo cujos ideais se entrelaçaram profundamente com a identidade nacional da China e a civilização do Leste Asiático. Ele nasceu em 551 a.C., em Qufu, província de Shandong, leste da China. Seu verdadeiro nome era Ch'iu K'ung.
Para o filósofo chinês Lao Tsé, a felicidade poderia ser atingida tendo como modelo a natureza. Já Confúcio acreditava na felicidade devido a harmonia entre as pessoas.
Em 479 a.C , aos 73 anos, o maior pensador da história da China morreu. Suas últimas palavras foram uma súplica amarga: - Não virá nenhum governante nomear-me como seu mestre? Confúcio morreu considerando-se um fracassado.
Durante a dinastia Han do Oeste, o confucionismo se tornou a filosofia oficial, o que faz ainda mais evidente o profundo enraizamento da filosofia de Confúcio na cultura chinesa. O confucionismo era a ética estamental dos prebendários, dos homens com educação literária e que se caracterizavam pelo racionalismo secular.
Qual é a frase de autoria de Confúcio que resume seu apelo?
Esse apelo ao altruísmo universal se resume na máxima cunhada pelo mestre 400 anos antes de Jesus Cristo: “Não faças aos outros o que não desejes que te façam”.
Lisboa – Segundo Confúcio, o “LI” significa, de um lado, o princípio da decência, em conjunto com as boas maneiras que decorrem de sua aplicação social. Por outro lado, numa perspectiva filosófica, o “LI” significa uma ordem social racionalizada, de acordo com a qual tudo está em seu devido lugar.
Na China dois são os sistemas religiosos que lhe acompanham a história: o Confucionismo e o Taoísmo. Ambos podem ser considerados religiões filosóficas e religiões do livro. O Japão, por sua vez, tem toda a sua história influenciada pelo Xintoísmo, religião que se desenvolveu intimamente ligada ao Estado.
Doutrina filosófica e ética criada por Kung-Fu-Tzu, o Confúcio. O Confucionismo é uma corrente filosófica e ética baseada nos ensinamentos de Kung-Fu-Tzu, o Confúcio. Até o início de século XX, por mais de dois mil anos, foi a principal doutrina da China.