Há registros longínquos da existência do boxe já no ano 3.000 a.C., no Egito. Mas foi na Grécia Antiga, no século 7 a.C., que a modalidade começou a tomar cara de esporte.
A primeira referência a um duelo com punhos fechados é uma placa de pedra da Mesopotâmia, datada de 5 mil a.C. No terceiro milênio a.C., os sumérios também se socavam, assim como os egípcios por volta de 2 mil a.C. Os gregos, por sua vez, incorporaram o boxe a suas Olimpíadas em 668 a.C. Foi […]
O boxe moderno nasceu na Inglaterra. Na primeira escola da modalidade aberta em Londres, em 1719, lutava-se apenas com as mãos. Um de seus pugilistas, Jack Broughton, criou as primeiras luvas em 1747.
O boxe, também chamado de pugilismo, é um esporte que surgiu no Egito por volta de 3.000 a.C., como uma atração das festas realizadas pelos faraós. Contudo, o esporte se tornou popular apenas na Grécia Antiga, por volta no século VII a.C, com sua inclusão nas modalidades olímpicas.
A prática do Boxe chegou ao Brasil depois do futebol, no início do século XX, quando marinheiros europeus fizeram demonstrações de lutas no Rio de Janeiro (FEITOSA; LEITE; AMANDA, 2006).
As infrações no boxe são: Golpes nos braços não são pontuados. Agarrar a cintura, mordidas, soco na nuca e soco abaixo da cintura são penalidades. É proibido atacar um lutador que está no chão.
Originário dos EUA, o esporte é praticado em um espaço semelhante a uma caixa feita de cimento que contém barras, pesos e cordas em seu interior, sem televisão, espelhos ou pôsteres . Daí o nome 'box', que em português vira caixa.
O esporte traça suas origens á antiga Mesopotâmia e Grécia Antiga, mas o esporte moderno tem como origem a Grã-Bretanha, onde se tornou popular nos séculos XVI e XVII e eventualmente foi codificado na forma atual em 1867 com a formulação das Regras do Marquês de Queensberry, que ajudaram a legalizar e legitimar o ...
Há registros longínquos da existência do boxe já no ano 3.000 a.C., no Egito. Mas foi na Grécia Antiga, no século 7 a.C., que a modalidade começou a tomar cara de esporte.
Na Roma Antiga, as lutas de boxe aconteciam em anfiteatros e geralmente só terminavam com a morte de um dos lutadores. Era comum a utilização de pedaços de metal amarrados nas mãos para causar mais impacto.
Existem diversos tipos do boxe. Como kickboxing ou boxe estadunidense, muay thai ou boxe tailandês, boxe chinês ou sanda, boxe francês ou savate e até mesmo usado no desenvolvimento de artes marciais modernas como o sambo russo.
No boxe profissional, os atletas devem vestir calções de cores diferentes das dos adversários. Em ambas as modalidades, os golpes permitidos são os mesmos. O boxeador só pode atingir o oponente com socos, com a luva fechada, acima da linha da cintura, na frente e nas laterais. Golpes nos braços não são considerados.
O esporte nasceu na Mesopotâmia por volta do ano 3000 a.C., percorrendo o Egito e Grécia, até renascer na Inglaterra nos séculos XVII e XIX. No Brasil, o boxe chegou no início do século XX.
O boxe é, na realidade, um esporte de combate e de contato, no qual os punhos são usados para a defesa e para o ataque. É daí que vem o nome pugilismo para o boxe, que significa “bater com os punhos”. Essa expressão deriva do inglês, e o termo pugilismo foi muito utilizado na Inglaterra até os anos 1850.
Os primeiros lutadores chegaram ao país um pouco depois dos imigrantes, mas foi a chegada maciça dos japoneses que permitiu a popularização do esporte. Eisei Maeda é considerado o primeiro mestre da modalidade a atuar no Brasil. Ele fundou sua academia em 1922.
Existem vários golpes permitidos pelas regras do boxe, mas 5 deles se destacam pela maior realização nos jogos e por garantirem maiores variações de acordo com o estilo de luta de cada pugilista. São eles o jab, o direto, o gancho, o cruzado e o uppercut.
A primeira luta realizada no Brasil foi em 1913, na cidade de São Paulo, entre um pequeno ex-boxeador profissional que fazia parte de uma companhia de ópera francesa e o atleta Luis Sucupira, conhecido como o Apolo Brasileiro, em razão de seu físico avantajado.
A questão gramatical, certamente menos aflitiva que a vivenciada pelos moradores do Butantã, é a grafia da palavra... "boxe"! Sim, em português, não existe a palavra "box" - em nenhum dos sentidos em que é empregada. O compartimento do banheiro destinado ao banho de chuveiro é chamado (aqui, no Brasil) de "boxe".
Muito utilizado para manter a distância do oponente, iniciar combinações de golpes, ou mesmo como uma distração antes de um movimento mais poderoso. Normalmente é executado com a mão secundária dos pugilistas (esquerda no caso dos destros, por exemplo).
Jab. Um dos golpes mais conhecidos do boxe, o jab é um soco dado com a mão que está posicionada à frente na guarda e é o golpe mais veloz no boxe. Para realizar um jab corretamente, o boxeador deve girar o quadril e o ombro ao mesmo tempo.
O uppercut arqueado de Mike Tyson em Jose Ribalta foi descrito como o soco invisível mais assustador da história do boxe. Tyson preparou esse golpe mortal ao ocupar a mente de Ribalta com um tiro no corpo direito.