O veículo utilizado no filme é uma réplica de um Renault Type CB Coupe de Ville, de 1912, que foi içado pra dentro do Titanic. Ele era o único carro dentro do navio e nunca foi encontrado após o naufrágio.
Para o longa, Cameron se baseou em muitos personagens reais que sobreviveram ou faleceram após a tragédia. Para a frustração de muitos, entretanto, não é o caso do casal Jack e Rose. Eles são fictícios e não estiveram no navio da vida real em abril de 1912.
Porém, o choque do Titanic com o iceberg foi tão grande que afetou diversos compartimentos, que rapidamente foram inundados. A parte dianteira do navio ficou levemente afundada e possibilitou que a água passasse pelos vãos existentes entre os tetos e as paredes que separavam os compartimentos.
Na noite deste mesmo dia 14, o navio colidiu com um bloco de gelo de cerca de 460 metros. Duas horas e meia depois, aproximadamente, o transatlântico se partiu em dois pedaços e afundou, desaparecendo completamente no Atlântico Norte.
Apesar do casal principal Rose Dewitt Bukater e Jack Dawson não ter realmente existido, alguns outros personagens da trama estiveram no naufrágio do transatlântico, como a socialite Molly Brown, inspirada em Margaret Brown, uma passageira real do barco, que ajudou muitos a embarcarem nos botes salva-vidas.
Entretanto, uma das principais muitos talvez desconheçam: que a personagem Rose Dawson na verdade é baseada em uma história real: a da artista Beatrice Wood.
José Joaquim de Brito nasceu a 16 de abril de 1871 em Loulé, São Clemente, Algarve, Portugal. Era filho de Francisco José Fonseca e Maria de Brito. Tinha olhos descritos como “cinzentos” e cabelos castanhos. Sua esposa se chamava Mariana Teresa do Carmo.
Quantos sobreviventes do Titanic ainda estão vivos?
Elizabeth Gladys Millvina Dean, a última sobrevivente do Titanic, faleceu em maio de 2009, quase um século após o naufrágio ocorrido em abril de 1912. Mais de uma década antes, em 1995, Millvina Dean concedeu uma entrevista ao repórter brasileiro Geneton Moraes Neto.
O que aconteceu com os corpos das vítimas do Titanic?
Nos primeiros dias da operação, 51 vítimas foram recuperadas, aumentando para 119 até 22 de abril. Contudo, a quantidade de corpos excedeu a capacidade do Mackay-Bennett, levando a uma decisão difícil: alguns corpos foram ponderados com barras de ferro e enterrados no mar.
O dono do Titanic disse: nem Deus poderá afundar este barco "e já sabem o que aconteceu. Marilyn Monroe disse: Eu não preciso de JESUS, 3 dias depois foi encontrada morta.
E seus destroços agora repousam a cerca de 3,8 mil metros de profundidade, em um local do Oceano Atlântico a cerca de 640 km a sudeste da costa da Terra Nova, no Canadá. Até hoje, os icebergs representam risco à navegação.
O Titanic real teria vivido por mais 25 anos como o irmão gêmeo. O culpado mais inusitado pela tragédia, segundo outra versão do acidente, teria sido uma múmia amaldiçoada. Passada de dono a dono, ela traria má sorte para a quem estivesse com ela. Um jornalista trouxe o “item” escondido no navio e deu no que deu.
O veículo utilizado no filme é uma réplica de um Renault Type CB Coupe de Ville, de 1912, que foi içado pra dentro do Titanic. Ele era o único carro dentro do navio e nunca foi encontrado após o naufrágio. Já seu dono, o milionário americano Villiam Carter, foi um dos sobreviventes do acidente.
Jack morreu de hipotermia, e seu corpo afundou para o fundo do oceano, fazendo-o ser sepultado no mar. Por razões desconhecidas, não houve registro da existência de Jack a bordo do Titanic, devido ele não ter comprado legalmente suas passagens e não ter feito o check-up ao embarcar.
O pedaço de madeira que ajudou a personagem de Kate Winslet flutuar no mar gelado de “Titanic”, no entanto, foi o item vendido pelo maior valor no leilão.
Confinado à uma cadeira de rodas, ele tinha dificuldades de locomoção. Na manhã de 14 de outubro de 1937, Ismay caiu da cama em sua casa em Londres, após sofrer um AVC que o deixou inconciente, cego e mudo. Ismay morreu três dias depois, em 17 de outubro de 1937, aos 74 anos.
Elizabeth Gladys Millvina Dean (Branscombe, 2 de fevereiro de 1912 – Ashurst, 31 de maio de 2009) foi uma mulher inglesa, a última sobrevivente do naufrágio do RMS Titanic, ocorrido em 15 de abril de 1912. Com dois meses de idade, ela era a mais jovem passageira do navio.
E, para explicar o motivo de não existirem nem sequer ossos no navio, o explorador de águas profundas Robert Ballard explicou à emissora americana de rádio NPR que as ossadas podem ter sido dissolvidas por causa da profundidade extrema.
No livro Titanic: Men and Children First (Outubro de 1998), Judith Geller afirma que "oficialmente estavam 154 sírios a bordo do Titanic e 29 foram salvos: quatro homens, cinco crianças e 20 mulheres".
Leonardo Di Caprio – Jack Dawson: Atualmente com 48 anos de idade, o protagonista de Titanic trilhou um caminho de sucesso no cinema mundial, sendo estrela de filmes como A Origem, O Lobo de Wall Street, Django Livre, O Regresso e O Grande Gatsby.
Acredita-se também que o Coração do Oceano é baseado no icônico Diamante Hope , que carrega a lenda de amaldiçoado. Segundo os dizeres, a pedra trouxe destinos infelizes para aqueles que o possuíam. Agora, a peça está em exposição no Museu Nacional de História Natural dos Estados Unidos.
Nessa época, superou um câncer de mama. Sem dúvidas, a atriz faria mais sucesso do que nunca no ano de 1997, ao interpretar a idosa de 101 anos Rose DeWitt Bukater no filme Titanic. Por este papel, foi indicada ao prêmio Óscar, aos 87 anos, sendo a pessoa mais idosa indicada a esse prêmio.
Dois elementos importantes para a tensão do filme são reais. O primeiro é a ruptura do navio, que partiu em duas partes, perto de sua terceira chaminé, antes de afundar. O outro, talvez mais absurdo, tem a ver com a banda.