O que é Quinhentismo na literatura brasileira?
Quinhentismo é um período da literatura brasileira que vai de 1500 a 1601. Está, portanto, inserido no contexto das Grandes Navegações e da Contrarreforma Católica.O que foi a literatura quinhentista?
O Quinhentismo, no Brasil e em Portugal, designa uma importante fase da história da literatura desses países, apesar de ter se expressado de modo diferente em um e outro. No Brasil, designa o conjunto de textos e autores do período colonial, compreendendo os três primeiros séculos desde a conquista portuguesa.Qual foi o principal objetivo do Quinhentismo?
O quinhentismo tem, como tema central, os próprios objetivos da expansão marítima: a conquista material, relacionada com as Grandes Navegações, e a conquista espiritual, resultante da política portuguesa da Contrarreforma e representada pela literatura jesuítica da Companhia de Jesus.O que o Quinhentismo retrata?
As temáticas características do quinhentismo envolvem a descrição do território, os hábitos (alimentares, de higiene e trabalho) das populações indígenas, as grandes navegações, os recursos naturais dos lugares explorados, e o trabalho realizado pelos padres.Quinhentismo [Prof. Noslen]
O que o Quinhentismo valoriza?
Recuperam-se os ideais da Antiguidade greco-romana, com a valorização da arte, da filosofia e da mitologia. Em Portugal, as grandes navegações impelem o espírito português à sua vocação desbravadora e navegante. A chegada da imprensa possibilita a divulgação das obras de autores humanistas europeus.O que mais marcou no Quinhentismo?
As obras mais relevantes do Quinhentismo são, entre outras, a “Carta” (Pero Vaz de Caminha), “Duas Viagens ao Brasil” (Hans Staden), poemas, peças de teatro e "Arte de Gramática da Língua mais Usada na Costa do Brasil" (Padre José de Anchieta), além de escritos e cartas do Padre Manuel da Nóbrega.Qual foi a principal obra do Quinhentismo?
Por isso, muitos dos textos que compõem a literatura quinhentista, possuem forte pessoalidade, ou seja, as impressões de cada autor. A obra desse período que mais se destaca é a “Carta de Pero Vaz de Caminha” ao Rei de Portugal.O que marcou o final do Quinhentismo?
Quinhentismo é o nome que se dá ao período da literatura brasileira iniciado no ano 1500, com o Descobrimento do Brasil, e finalizado em 1601, quando o estilo barroco chegou às terras brasileiras. Assim, os textos produzidos nessa época podem ser classificados como literatura de informação ou literatura de catequese.Como foi dividida a literatura no Quinhentismo?
A produção literária do Quinhentismo é composta pela literatura informativa e a literatura de catequese (ou dos jesuítas). O primeiro reúne textos descritivos e informativos sobre as novas terras descobertas pelos portugueses no século XVI, da qual se destaca a Carta de Pero Vaz de Caminha.Qual foi o impacto do Quinhentismo no Brasil?
Importância do quinhentismoAs informações, descrições e descobertas sobre a nova terra chegaram à Metrópole e aguçaram o interesse português sobre o território. Ao mesmo tempo, a colonização religiosa implementada pelas missões jesuíticas reforçaram o domínio dos europeus sobre os nativos.