O que aconteceu e o que diz a empresa? Em comunicado divulgado na última sexta-feira (18), a agência de viagens 123 Milhas informou que suspendeu os pacotes e a emissão de passagens de sua linha promocional (com datas flexíveis) e que tenham embarques previstos de setembro a dezembro de 2023.
Em agosto de 2023, a 123Milhas suspendeu emissões de pacotes e passagens de viagem com datas flexíveis alegando taxa de juros elevadas e passagens aéreas mais caras. Na sequência, a empresa entrou com um pedido de recuperação judicial.
A 123 Milhas não conseguiu aprovar o plano até hoje. A recuperação judicial da 123 Milhas enfrentou duas suspensões no TJMG, em setembro de 2023 e em janeiro de 2024, o que atrasou o processo.
Em janeiro de 2024, a juíza Cláudia Helena Barbosa, da 1ª Vara Empresarial de Belo Horizonte determinou a suspensão da recuperação judicial da empresa 123milhas.
A recuperação judicial da 123 Milhas foi retomada em dezembro do ano passado pelo próprio TJMG, após ter sido suspensa dois meses antes, em setembro de 2023. O processo envolve as seguintes empresas do grupo: 123 Viagens e Turismo Ltda., Art Viagens e Turismo Ltda. e Novum Investimentos Participações S/A.
Qual outra maneira de reaver o dinheiro investido? O Procon orienta que o consumidor que se sentir lesado deve buscar esclarecimentos junto à 123 Milhas e, em caso de não solução, recomenda o registro de reclamação junto ao órgão municipal, onde houver.
A 123 milhas garantiu que irá devolver o valor decorrente das compras do serviço. No entanto, irá disponibilizar o valor em voucher, como crédito para uso no próprio site. Segundo a plataforma de viagens, a empresa se comprometeu a retornar os valores pagos pelos clientes integralmente.
O desembargador Alexandre Victor de Carvalho destacou, na decisão, que ficou comprovada "a viabilidade do pedido recuperacional". Em janeiro deste ano, a Justiça suspendeu novamente a recuperação judicial. Em março de 2024, o processo foi retomado novamente.
A lista encontra-se na aba “Lista 123 Milhas” na parte superior da página. Depois de clicar, selecione o documento com a letra inicial do seu nome, procure seu nome no arquivo e confira suas informações (nome, classe de credor e valor).
Trinta e cinco dias após revelar uma crise financeira bilionária que culminou em um pedido de recuperação judicial, a empresa 123milhas segue vendendo passagens aéreas, hospedagens em hotéis e pacotes de viagens para vários países.
Na atual etapa do caso 123Milhas, a recomendação é que o consumidor registre uma reclamação na plataforma Consumidor.gov.br, gerida pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), e procure pelo Procon de sua região.
Quando termina a recuperação judicial da 123 Milhas?
Em 31 de agosto, a Justiça acatou o pedido de recuperação da empresa. A decisão, assinada pela juíza Cláudia Helena Batista, suspendeu todas as ações e execuções contra a agência digital de viagens por 180 dias. A companhia entrou com o pedido dias antes, com dívida acumulada de cerca de R$ 2,3 bilhões.
Qual o valor da recuperação judicial da 123 Milhas?
Vasp e Varig, cujos processos foram convertidos em falência, tinham 8.500 e 17.400 credores, respectivamente. A Justiça de Belo Horizonte aceitou na quinta-feira (31) os pedidos de recuperação judicial da 123milhas, da Hotmilhas e da controladora Novum. Juntas, elas devem cerca de R$ 2,3 bilhões.
Na audiência ficou definido que o edital oficial com a relação de todos os credores e o valor de cada um seja publicado em 30 dias. Após isso, a 123 Milhas ficará responsável, em até 60 dias, de propor um plano para quitar as dívidas com os credores.
Os valores pagos pelos clientes que adquiriram produtos da linha PROMO com embarque previsto para setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023 serão integralmente devolvidos em vouchers, com correção monetária de 150% do CDI - acima da inflação e dos juros de mercado.
Outra medida é fazer uma reclamação na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Se ainda assim a empresa não resolver a situação, o consumidor pode procurar a via judicial. “Pedir ao juiz que libere a viagem o mais rápido possível”.
Consumidores têm até 30 dias para fazer um credenciamento na Justiça para receber os valores devidos. Os consumidores lesados e interessados em se habilitarem em ação civil pública contra a empresa 123 Milhas têm até 30 dias para fazer um credenciamento na Justiça para receber os valores devidos.
Sim, ela é uma empresa confiável. Ela opera no mercado de viagens há vários anos e conquistou uma boa reputação. No entanto, é importante lembrar que as passagens adquiridas são de terceiros, o que significa que é necessário estar atento às políticas de cada companhia aérea em relação a alterações de voos e reembolsos.