A vantagem é que o cliente retira o veículo já blindado da concessionária e sem perder a garantia original do carro. E se os carros de entrada tivessem versões esportivas? O serviço será realizado pelas empresas Autostar Blindados e Blindarte e custará R$ 70.000 no Série 3 e R$ 75.000 no X3.
Quanto custa a blindagem certificada pela BMW? A blindagem custa a partir de R$ 109 mil durante o período de lançamento, está disponível em toda a rede autorizada da BMW no Brasil e mantém a garantia de fábrica de dois anos para o veículo.
A BMW passa a oferecer um programa de blindagem no Brasil com certificação e garantia de três anos. O serviço é feito em parceria com SBR Blindagens e, neste primeiro momento, será oferecido somente para o SUV X3, com preços a partir de R$ 79,9 mil.
No caso da III-A, que é mais recomendada, a exemplo do modelo Sedan, os custos variam entre R$ 70 e 80 mil. Conforme a portaria 55, do Comando Logístico (Colog) do Exército, há seis níveis de blindagem, mas apenas quatro são autorizados para uso civil no País.
A blindagem de um carro tem uma validade padrão de três anos e mesmo com esse período, é preciso fazer várias revisões. Uma dica é que a primeira revisão seja feita 60 dias após finalizar o serviço. Como o seu carro foi desmontado para inserir as proteções, é importante fazer uma avaliação prévia.
Ele enfatiza que as camadas de materiais de proteção desgastam ainda mais a suspensão, as molas e os amortecedores do carro, causando uma desvalorização de 50% no valor do veículo em até 5 anos.
O nível de Blindagem mais comercializado para veículos de uso civil e autorizado pelo Exército Brasileiro, é aquele designado como Blindagem nível 3A (ou blindagem nível III-A), que suporta projéteis de arma de fogo do tipo Magnum .44.
A BMW trouxe para o Brasil o mais alto padrão no processo de blindagem de veículos, que está disponível nos BMW Série 3, BMW X1, BMW iX1, BMW X3, BMW X5 e BMW M3, inclusive nas versões Plug-in Híbridas.
A revisão é o que garante que a blindagem e os itens do carro estarão em dia, de forma que a segurança dos ocupantes seja garantida, assim como a vida útil do carro. Por isso, é imprescindível, apesar do valor elevado. Os valores de revisões consultadas por nossa reportagem variaram entre R$ 650 e R$ 1.200.
O serviço é oferecido a partir de R$ 85,9 mil (X3), e R$ 88,9 mil (X5), em toda a rede autorizada, com três anos de garantia para a blindagem, além de cinco anos de garantia para os vidros.
No Brasil, é comum encontrar veículos de diferentes tamanhos e modelos sendo blindados com o nível III-A. Para um sedã de porte médio, é esperado um acréscimo de peso entre 150 a 250 quilogramas, enquanto para veículos maiores, como SUVs e caminhonetes, o peso adicional pode variar entre 300 a 400 quilogramas ou mais.
Atualmente, a nível 3A é blindagem com maior nível de segurança para carros de passeio particulares, por isso é a mais utilizada no Brasil. Além de proteger contra os projéteis de mão, incluindo submetralhadoras, oferece o melhor custo benefício.
Quando o vidro blindado apresenta problemas, a solução mais comum é fazer a substituição do item. O preço de cada peça nova gira em torno de R$ 3 mil, no caso dos laterais. Já o para-brisa, custa uma média de R$ 6 mil. Há empresas, no entanto, que fazem a recuperação do vidro.
No entanto, a blindagem também pode apresentar desafios, como o aumento do peso do veículo, a redução da agilidade e da dirigibilidade, e o aumento do custo de manutenção e operação. Ao contrário do que muitos pensam, a blindagem de um carro não é feita em seu exterior, com o reforço da carroceria.
O nível III-A suporta todas as armas curtas mais potentes. Ele é resistente a todos os calibres de armas de mão, inclusive submetralhadoras 9mm e o famoso calibre . 44 Magnum.
No Brasil, o nível mais utilizado em vidros blindados é o III-A — sendo muito aplicado em veículos de passeio —, que suporta tiros de até . 44 Magnum protege o meio de quaisquer projéteis. Por outro lado, o nível III pode aguentar até mesmo tiros de fuzil FAL.
A diferença de preço não está presente apenas no custo da compra, mas também nos gastos do dia a dia com o seguro e a manutenção. Carros blindados podem ter uma cobertura até 40% mais cara que os veículos convencionais.
A principal vantagem é, sem dúvida, a segurança reforçada. Em um cenário onde a proteção pessoal é vital, os carros blindados oferecem uma camada extra de tranquilidade.
Desvantagens: Custo: O processo de blindagem pode ser caro, e o custo de manutenção também é maior comparado a um carro comum. Peso: A blindagem adiciona peso ao veículo, o que pode afetar o desempenho e a eficiência de combustível.
Passado o período da blindagem é hora de regularizar o carro junto ao Detran e será necessário emitir novo documento do veículo, o CRLV, onde consta o termo “veículo blindado”. Feito isso, você poderá rodar com o seu automóvel pelas ruas.
Ainda de acordo com o que pudemos apurar junto a algumas blindadoras, estes outros materiais agregarão além dos vidros, aproximadamente cerca de 70Kg a 140 Kg ao veículo, conforme projeto e tipo de carroceria. Desta forma, fique atento quanto às informações que circulam sobre o peso agregado pela blindagem.