A formação da identidade recebe a influência de fatores intrapessoais (as capacidades inatas do indivíduo e as características adquiridas da personalidade), de fatores interpessoais (identificações com outras pessoas) e de fatores culturais (valores sociais a que uma pessoa está exposta, tanto globais quanto ...
A primeira coisa a se fazer ao criar uma identidade para sua marca pessoal é definir quem você é e o que você representa. Pense em seus valores, paixões, habilidades e experiências. Esses elementos são a base da sua identidade e devem ser refletidos em tudo o que você faz.
Filiação (nome do pai seguido pelo da mãe) Naturalidade (cidade e estado onde o portador nasceu segundo o documento fornecido) Data de nascimento. Documento de origem (Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento)
A identidade é construída ao longo de nossa vida, a partir das coisas e experiências que passamos, ou seja, através das nossas relações sociais. É pensar sobre si, julgar-se a partir dos valores em que se vive como bom ou ruim, melhor ou pior, igual ou diferente, etc.
Para se construir uma identidade, precisa-se de valores claros que possam ser questionados - exploração - e, então, aceitos ou não - comprometimento. Kalina e Laufer (1974) já sinalizam que as sociedades ocidentais estão promovendo valores e exigências confusos e não-explícitos.
A identidade pessoal é construída a partir de um processo pelo qual as pessoas criam sua própria imagem e consolidam um conjunto de crenças sobre o tipo de pessoa que são e as propriedades que as diferenciam das demais.
Essa construção ocorre em diferentes níveis do desenvolvimento humano, como nos planos sexual, social, profissional e religioso, entre outros; As experiências e vivências individuais e coletivas no decorrer da vida fazem parte da construção da identidade de cada um.
O que é identidade pessoal e como ela é construída?
A identidade pessoal é um conceito complexo e multifacetado que se refere à compreensão e expressão individual de quem somos como seres humanos. Ela engloba nossas características físicas, emocionais, psicológicas, sociais e culturais, bem como nossas crenças, valores e experiências de vida.
Assim, nossa identidade em Cristo é a percepção de quem realmente somos, segundo o olhar de Deus e sua revelação na Bíblia, a partir do momento em que nascemos de novo no batismo e aceitamos ,de livre e espontânea vontade, Jesus como nosso Senhor e Salvador.
Identidade é o conceito que atravessa as áreas da sociologia e da antropologia e está ligado às características do grupo social no qual o indivíduo está inserido. Alguns fatores tal como a cultura, a história, o local e o idioma são importantes para que um grupo compartilhe elementos identitários.
Identidade é o conjunto de características próprias e exclusivas com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes mudando em função da reação social.
De forma geral, entende-se por identidade aquilo que se relaciona com o conjunto de entendimentos que uma pessoa possui sobre si mesma e sobre tudo aquilo que lhe é significativo.
A identificação civil dos brasileiros é realizada por meio da emissão de documento conhecido como Carteira de Identidade (RG). Ele tem o objetivo de identificar a população, garantindo-lhe sua individualidade nos diversos atos da vida em sociedade.
A identidade é o ponto de referência, a partir do qual surge o conceito de si e a imagem de si, de caráter mais restrito. Seria mais sensato dizer que essa singularidade, o reconhecimento pessoal dessa exclusividade, não é construída, mas vai sendo construída, a fim de abandonar a noção de imutabilidade.