O que Freud fala sobre as mães?

Para Freud (1931/1969), a mãe será definida como Outro onipotente ao qual a menina está inexoravelmente ligada em sua pré-história; para Lacan (1972-1973/1975), ela pode ser uma devastação para a filha. A mãe e seu amor (ou sua impossibilidade) são elementos essenciais para abordar o feminino.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pepsic.bvsalud.org

O que Freud diz sobre maternidade?

Freud (1905/1996b) aponta a ambiguidade dos cuidados maternos ao afirmar que quando a mãe afaga, acaricia o seu filho, ela o seduz colocando-o numa posição de substituto do objeto sexual completo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pepsic.bvsalud.org

Quando o filho sente atração pela mãe?

O complexo de Édipo é um conceito que foi defendido pelo psicanalista Sigmund Freud, que se refere a uma fase de desenvolvimento psicossexual da criança, chamada fase fálica, em que ela começa a sentir desejo por sua mãe e ódio e ciúme de seu pai.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tuasaude.com

O que Freud fala sobre o abandono materno?

O acento dado por Freud à relação original da menina com a mãe e seus efeitos aponta para uma desarmonia entre mãe e filha. Freud (1932) examina o ponto fundamental dessa desarmonia, ou seja, o abandono da mãe como objeto de amor pela menina.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pepsic.bvsalud.org

O que a falta de amor materno pode causar?

A falta de afeto e de cuidados maternos tende a gerar intensos sentimentos de culpa, perda e desamparo que, quando não tolerados psiquicamente pela criança, serão atuados de modo maníaco mediante comportamentos como furtos, mentira sistemática, roubo, entre outros comportamentos desadaptativos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em even3.com.br

O QUE ACONTECE COM PESSOAS QUE TIVERAM MÃES CONTROLADORAS? | Dr. Lucas Nápoli

O que é rejeição materna?

Diz sobre a relação que é estabelecida entre a mãe e o bebê desde o sexto mês de gravidez em que a mulher regride quase em um distúrbio profundo, não fosse por estar grávida. E essa regressão ocorre inconsciente e naturalmente para atender as necessidades desse ser que está vindo ao mundo como uma extensão dela.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em desenvolviver.com

O que a falta da mãe causa?

A ausência materna sendo ela por morte ou não, deixa marcas, pois mexe com o sentimento de não ter por perto a pessoa mais importante da sua história. Afinal, a vida veio através da mãe e a ausência dela gera medos, inseguranças, carências, além de outras dificuldades na vida pessoal e profissional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em personare.com.br

O que Freud diz sobre mãe e filho?

Freud embasa o Complexo de Édipo a partir das moções que envolve um triangulo, pai, mãe e filho. A criança terá seu desejo dirigido, (no caso do menino), para a figura materna, onde, a entrada do outro, representado pela figura paterna trará inquietação, angústia e rivalidade da criança com este terceiro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nucleodoconhecimento.com.br

O que é uma mãe fálica?

O psicanalista Gonçalves (2006 apud Vasconcelos, 2008) define mulher com estrutura de personalidade fálica, mais conhecida, como mulheres fálicas, como sendo uma linguagem aproximativa para qualificar uma mulher com traços de caráter pretensamente masculinos, autoritária, mas sem saber quais são exatamente as suas ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em rdu.unicesumar.edu.br

O que Freud fala sobre dependência emocional?

A partir daí que Freud explica o sentimento de dependência em uma relação passional e sua ligação com a diminuição da auto-estima e o medo do desamparo. O indivíduo tem sua auto-estima reduzida quando ocorre um investimento amoroso do objeto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.fucamp.com.br

O que Freud diz sobre atração?

Em seguida Freud afirma: "falamos da 'atração' exercida pelo objeto proporcionador de prazer, e dizemos que 'amamos' esse objeto" (p. 141).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pepsic.bvsalud.org

Quanto tempo dura o Complexo de Édipo?

Via de regra, o período completo dura dos três aos cinco anos. Durante esse momento conflituoso, a criança vai percebendo que não é mais o centro da atenção dos pais e começa a percebê-los como figuras distintas que fornecem amor, carinho, mas também frustrações — ao proibir alguns de seus comportamentos e atitudes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.stoodi.com.br

O que Freud fala sobre relacionamentos?

Para Freud (1905/1969), o primeiro encontro amoroso se dá no período da infância, particularmente na relação da mãe-bebê. Nesse sentido, a criança aprende amar as pessoas que a ajudam no seu desamparo. Assim, os cuidados maternos representam para a criança uma fonte de excitação e ao mesmo tempo de satisfação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pepsic.bvsalud.org

Como é o complexo de Édipo feminino?

Freud denomina este segundo caminho de complexo de masculinidade, que nas mulheres explicaria uma escolha homossexual manifesta. Se seu desenvolvimento seguir o terceiro caminho, a menina atingirá a atitude feminina normal final, tomando então o pai como objeto amoroso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em isepol.com

O que Freud fala sobre o pai?

Ao longo da teoria freudiana, o pai vai se revelando como uma instância inconsistente, não pacificadora. O amor, por sua vez, assume um papel de proteção contra a angústia, velando a inconsistência paterna e impedindo, tanto quanto o ódio, o confronto com o desamparo irredutível que nos constitui como seres falantes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

O que Freud diz sobre filhos?

Para Freud, os pais amam os filhos porque seus sistemas comportamentais primitivos são reativados. A mente dos pais retorna à própria infância, é como se eles, fazendo algo pelos filhos, estivessem fazendo por si mesmos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em psicanalisefacil.com.br

O que é uma mãe Jocasta?

A mãe com esse complexo. não aceita nenhuma das namoradas do filho, pois acredita que ela sabe o que é melhor pra vida dele, ou seja, mulher nenhuma atenderá as exigências desta mãe. A mãe Jocasta super protege o filho. fazendo todas as suas vontades.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tiktok.com

O que é ser uma mãe castradora?

Não se trata de ser uma mãe galinha mas de uma mãe opressora e controladora, ou como diria Freud “uma mãe castradora”, que não permite o desenvolvimento mas limita e restringe e tolhea independência dos seus filhos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em consultoriodepsicologia.blogs.sapo.pt

O que é a fase fálica de Freud?

Na fase fálica que ocorre dos três aos cinco anos, a área erógena fundamental do corpo é a zona genital. Freud sustenta que nessa fase o pênis é o órgão mais importante para o desenvolvimento, tanto dos homens quanto das mulheres, por isso Freud é fortemente criticado e acusado de ser falocêntrico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meuartigo.brasilescola.uol.com.br

O que é amor edipiano?

No processo edipiano, o menino gradualmente abandona os desejos pela mãe e fortalece laços afetivos com o pai. A energia sexual é desviada da mãe para outras pessoas do sexo oposto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em benfranzpsicanalise.com.br

O que é o complexo de Édipo invertido?

O complexo de Édipo invertido se refere à afeição dada à criança pelo genitor do mesmo gênero. Ou seja, os meninos se afeiçoam ao pai, demonstrando ciúmes de ver a mãe próxima do pai e têm atitudes agressivas contra a mãe, além de ter sentimentos negativos contra ela.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em minutosaudavel.com.br

O que é o complexo de castração?

Complexo de castração designa "o sentimento inconsciente de ameaça experimentado pela criança quando ela constata a diferença anatômica entre os sexos" (ROUDINESCO, E. & PLON, M, 1998: 104.) (presença ou ausência de pênis) e se centra na fantasia de amputação do pênis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em isepol.com

O que é mãe para psicologia?

De acordo com Winnicott, a mãe é responsável pela construção da saúde mental dos filhos. Nesse sentido, ela é a atenuadora dos processos que envolvem o desenvolvimento emocional e físico do bebê. Além disso, o cuidado da figura materna com a criança é fundamental na construção do sujeito dessa nova vida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em telavita.com.br

Como é o comportamento de uma mãe narcisista?

A mãe narcisista é, portanto, a mulher que apresenta narcisimo materno patológico. O perfil se caracteriza por ter opinião elevada sobre si, exigir admiração constante e crer que outras pessoas são inferiores. Por isso, gera comportamentos abusivos que prejudicam a saúde mental dos jovens que convivem com ela.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em hospitalsantamonica.com.br

O que é ser mãe para a psicologia?

Ser mãe é essencialmente saber amar. Significa dar afeto, estimar, proteger, cuidar e esta função maternal não se esgota na relação com os filhos biológicos mas pode ser exercida em relação a todas as pessoas com quem assumimos este papel cuidador e afetivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em psicologia.pt