Oferenda. A senhora das emoções intensas recebe com prazer velas brancas, amarelas e vermelhas. Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.
De acordo com Mãe Lindete de Oyá, a oferenda preferida de Iansã é o acarajé. Mas também podem ser oferecidos o acaçá (prato feito com milho branco) e o abará (bolo de feijão com camarão).
Além das velas, Iansã também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas. A oferenda para esta Orixá deve ser deixada em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.
Para ter uma resposta rápida de Oyá Oníra: Faça nove acarajés e frite-os no azeite doce. Depois forre um prato de papelão com folhas de mamona e coloque por cima os acarajés. Faça quatro bandeirinhas vermelhas e finque-as nos acarajés.
Do iorubá “abalá”, que significa “bolo de arroz”, o abará é um bolinho de feijão-fradinho moído, camarão seco e cebola, temperado com azeite de dendê e pimenta, enrolado em folhas de bananeira e cozido em banho-maria. É oferecido a Iansã e aos orixás Obá e Ibeji.
Saúde: Iansã, por estar ligada aos elementos fogo e ar, de grande intensidade mental, pode “causar” em seus filhos, quando vibrando no negativo do Orixá por muito tempo, processos psíquicos de crises de identidade, perda de memória, bipolaridade, transtornos de personalidade, conjugados com crises psicológicas, de ira, ...
Iansã é a força dos ventos, traz o movimento, o direcionamento traz a força. Iansã traz a garra e a coragem para vencer todos os obstáculos e assim alcançar os objetivos desejados. Se conecte com essa mãe amada através do seu perfume.
Complementando, a Pirita confere proteção e prosperidade. Juntas, estas pedras se unem para criar um amuleto que não apenas celebra a energia de Iansã, mas também oferece uma sinergia de poder, paixão e proteção em sua jornada.
Iansã: A cor da vela associada a Iansã é o rosa ou o laranja, simbolizando a transformação, a força dos ventos, a liderança e a proteção. Iansã é a orixá dos raios, dos ventos e das tempestades.
Algumas Pombagiras de Iansã: Pombagira dos Ventos, Pombagira Ventania, Pombagira Fogueteira (de Egunitá e Yansã), Pombagira das 7 Giras (de Oxalá e Yansã), Pombagira Gira-mundo (de Oxalá e Yansã), Pombagira da Rosa Amarela. Ogum, na Linha da Lei, formando um par puro no elemento Ar.
Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).
O que pedir? Invocamos Iansã para proteção, principalmente contra entidades femininas encarnadas ou desencarnadas. Para trazer força e disposição. Contra todo o tipo de demanda, para proteger de tempestades.
Isto é o que as ervas na força de Iansã podem ajudar em sua vida. Banho com 7 ervas ligadas à energia espiritual de Tranformação, Movimento e Descarrego com um super mix de ervas selecionadas como: Capim Santo, Calêndula, Pitanga, Losna, Imburama, Picão Preto, e Cipó Prata.
YÁNSÀN - YANSÃ: Maçã, atrai vitalidade e dinamismo. Deve ser usada para esquentar as paixões. SÀNGÓ - XANGÔ: Almíscar, ativa o poder liderança e sedução. Deve ser usada para conquistas.
Para se conectar com Iansã, você pode começar por fazer uma saudação, chamando-a pelo seu nome e acendendo uma vela vermelha ou de cor laranja. Em seguida, você pode fazer uma oração ou cantar um ponto de Iansã.
Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe acarajé ou bobó de camarão. Seus números para sorte: 4, 9 e 11.
Branco e rosa que simbolizam emoções e atraem dinamismo e vitórias. Características do Orixá: Oyá Oníra é doce e autoritária. Controla junto com Oxum o conhecimento das magias para encanto e sedução.
Iansã possui o domínio das tempestades e dos fenômenos climáticos, ela controla os ventos, as chuvas e os trovões. Por isso, durante as grandes chuvas, é muito propício a saudação para a deusa guerreira. Ela, porém, não possui o controle sobre os raios, já que esse elemento pertence ao seu esposo Xangô.