O que quer dizer essa proposta não utiliza recursos do FGTS?
✓ Essa proposta não utiliza recursos do FGTS. ✓ O uso do FGTS para a sua proposta está em avaliação. ✓ Ops! Infelizmente, o valor do seu FGTS não foi liberado para o financiamento.
Quem não tem direito a sacar o FGTS? Todos os trabalhadores que firmaram contrato de trabalho após 05/10/1988, Empregados Domésticos, Trabalhadores Rurais, Trabalhadores Temporários, Trabalhadores Intermitentes, Trabalhadores Avulsos, Safreiros, Atletas Profissionais e Diretores não empregados têm direito ao FGTS.
Quem fez saque aniversário pode usar o FGTS para financiamento?
Quem fez saque-aniversário pode amortizar financiamento? Se ainda houver saldo na conta do FGTS, é possível usar o FGTS para amortizar o financiamento imobiliário.
o saque aniversário impede o uso do FGTS na entrada da compra da casa própria?
Quais são as regras para utilização do FGTS?
Reduzir o valor das parcelas
Primeiramente, após a contratação você pode usar seu FGTS para o pagamento de até 6 prestações vencidas incluindo os encargos e as parcelas restantes do financiamento no ano. Assim, você consegue utilizar o fundo para reduzir até 80% do valor das parcelas em até 12 meses consecutivos.
O que acontece se eu antecipar o saque aniversário e for demitido?
Quem fez a opção de saque aniversário e for demitido? Ou seja, se você optou pela modalidade saque-aniversário em 2021 e mudar em 2023, somente em 2025 poderá voltar a sacar o valor total disponível em caso de demissão.
O Projeto de Lei 3718/20 cria o saque por interesse, uma nova sistemática de movimentação da conta do trabalhador no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Pela proposta, que tramita na Câmara dos Deputados, o titular poderá sacar a qualquer momento até um salário mínimo da sua conta (R$1.045 em 2020).
Em qual situação a pessoa que foi demitido poderá sacar o seu FGTS?
Ao se aposentar pelo INSS, você pode sacar todo o dinheiro do FGTS, incluindo o saldo das contas inativas. Esse direito é válido para todos os tipos de aposentadoria, inclusive aposentadoria por invalidez. Outra situação em que é possível sacar o FGTS após ser demitido por justa causa é para a compra de um imóvel.
Tem como sacar o Fundo de Garantia Mesmo trabalhando?
A boa notícia é que, sim, é possível sacar o FGTS mesmo trabalhando. Mas existem algumas situações específicas em que isso é permitido: Saque-aniversário: A primeira possibilidade, que iremos abordar no próximo tópico, permite que você saque uma parte do seu saldo do FGTS anualmente, no mês do seu aniversário.
Segundo a legislação brasileira, é possível sacar o FGTS em situações como demissão sem justa causa, aposentadoria, aquisição de casa própria, entre outros. No entanto, é importante ressaltar que o saque direto do FGTS para a compra de veículos não está entre essas situações permitidas.
O saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderá ser usado pelo trabalhador para aquisição de insumos para construções ou reformas, de acordo com um projeto de lei (PL 2.550/2023) apresentado pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC).
Qual é a única situação em que é permitido a utilização do FGTS tendo um imóvel no seu nome?
Não. O fundo de garantia só pode ser sacado para a compra de imóvel em que o comprador vai morar. O governo não permite o uso desse dinheiro para aquisição de bem para terceiros, nem mesmo filhos.
Como faço para usar meu FGTS para comprar um imóvel?
Como fazer o saque do FGTS? O saque imobiliário é feito ao assinar o contrato de financiamento. O trabalhador que deseja usar o FGTS para comprar o imóvel deve solicitar o saque ao agente financeiro, que comunicará à Caixa. O agente financeiro é a instituição que o trabalhador usará para fazer seu financiamento.
Quanto tempo demora para liberar o FGTS para compra de imóvel?
Após o agente financeiro (bancos, consórcios ou companhias de crédito imobiliário) fazer o pedido, o FGTS demora, em média, cinco dias para ser liberado. Outros trâmites relacionados à compra do imóvel, como a aprovação do financiamento, podem levar um pouco mais de tempo, em torno de 60 a 90 dias.
O saldo do FGTS bloqueado significa que você não poderá movimentar o dinheiro da conta, ou seja, por mais que o valor exista, ele está indisponível e não pode ser utilizado ou sacado.
É melhor pedir as contas antes ou depois das férias?
Conforme a legislação trabalhista, não há restrição sobre um tempo ideal para pedir demissão. Logo, o funcionário que quer se desligar da empresa pode formalizar seu pedido de demissão a qualquer momento, mesmo que esteja com as férias marcadas.
Uma das mudanças do FGTS em 2024 foi a criação da plataforma FGTS Digital, que tem o objetivo de simplificar o processo de pagamento do FGTS pelos empregadores. A plataforma entrou em vigor no dia 1º de março de 2024 e se tornou o local oficial para o recolhimento do FGTS.
Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.
Quais as desvantagens de adiantar o saque aniversário?
Quais os riscos de antecipar o FGTS? Assim como em qualquer empréstimo, na Antecipação do Saque Aniversário você precisará pagar mais do que efetivamente contratou, pois existe cobrança de taxas de juros. Você poderá voltar para o Saque Rescisão a qualquer momento.
Quando alguém é demitido passa a ter direito a sacar todas as contas do FGTS ativas e inativas?
Não. Só pode sacar o FGTS o trabalhador que foi demitido sem justa causa. Quem foi demitido por justa causa ou pediu demissão não tem direito ao saque.
Como faço para quitar o empréstimo do saque aniversário?
Para isso, é só procurar o banco e solicitar a quitação antecipada das parcelas. Uma coisa importante de ser lembrada é que a quitação antecipada não pode ser feita com o saldo do FGTS, já que o acesso ao total acumulado no Fundo fica bloqueado.