Muitas pessoas com o espectro do autismo têm dificuldade em processar informações sensoriais do dia a dia. Pessoas autistas são mais sensíveis aos sons, cheiros, sabores e toque. Muitas crianças com autismo são também hipersensíveis, ou seja, apresentam o Transtorno do Processamento Sensorial.
Geralmente, as crises ocorrem em pessoas que têm o chamado Transtorno de Processamento Sensorial (TPS), uma condição neurológica que impõe dificuldades na modulação dos estímulos do ambiente, sejam eles sensoriais (como texturas e alimentos) ou externos (como cheiros, sons e luzes).
Geralmente pessoas com Transtorno do Espectro Autista lidam com a desregulação emocional, responsável pelas crises de comportamento, como euforia exacerbada, birras, agressividade, entre outros comportamentos atípicos e isso pode ser tratado e minimizado com a AUTORREGULAÇÃO dentro das intervenções baseadas em ABA.
Crise em crianças autistas: por que acontece e o que fazer?
Quais são os gatilhos do autismo?
Possíveis Gatilhos de Crises Autistas na Escola
Alguns exemplos de situações que podem levar a uma crise incluem: Sobrecarga Sensorial: Salas de aula barulhentas, iluminação excessiva, texturas desconfortáveis em roupas ou móveis podem sobrecarregar os sentidos das crianças autistas.
Além disso, a criança pode apresentar choro/gritos por não saber lidar com situações novas (são muito rígidos em sua rotina) ou por apresentar alterações sensoriais, onde os sons/ barulhos, os cheiros, as texturas não são suportados.
No autismo, o azul estimula o sentimento de calma e de maior equilíbrio para as pessoas. Ou seja, em uma sobrecarga sensorial, o azul auxilia para o bem-estar da criança, trazendo mais tranquilidade e leveza ao Autista. As cores laranja e amarela, por serem muito próximas, pode ajudar no estímulo social dos pequenos.
Entre os psicofármacos mais utilizados estão a risperidona (um antipsicótico atípico, bloqueador serotonérgico e dopaminérgico), a olanzapina, a quetiapina, a ziprasidona, a clozapina e o aripiprazol.
O excesso de estímulos pode deixar o autista mais irritado, agressivo e agitado. É claro que existem muitos outros fatores que influenciam nesses pontos, mas diminuir os estímulos negativos e incentivar aqueles que trazem conforto (como brinquedos sensoriais, por exemplo) é uma boa forma de ajudar nesses sintomas.
Autistas, em particular, tendem a ter o sono mais agitado e inquieto, pois muitos têm estereotipias como balançar o corpo, rolar, entre outras. Fale com seu médico sobre a possibilidade de algum medicamento ajudar a aliviar esses sinais durante o sono.
A audição é um dos sentidos mais acolhedor em pessoas com autismo. Algumas pessoas com autismo têm hipersensibilidade auditiva, o que significa que podem ser facilmente sobrecarregadas por sons altos ou inesperados, como o barulho de uma sirene ou uma campainha, por exemplo.
2020). Pesquisas indicam que pessoas autistas podem ser mais propensas a experimentar eventos traumáticos na vida, particularmente traumas interpessoais, como bullying e abuso físico e sexual. Na população geral, a exposição a traumas interpessoais e a falta de apoio social aumentam o risco de TEPT (Brewin et al.
Ficar repetindo palavras ou frase em locais inapropriados. Não responder quando é chamado pelo nome como se fosse surdo. Acessos de raiva. Dificuldade em expressar seus sentimentos com fala ou gestos.
Quando seu filho/ aluno conseguir bater, morder, arranhar, você deve evitar fazer contato visual com ele. Apesar de crianças do espectro evitarem o contato visual, paradoxalmente nessas horas eles tendem a te olhar. Não ter o seu contato visual seria um primeiro sinal para a criança de que ela não foi bem sucedida.
Dê preferência aos seus focos de interesse. Fornecer uma distração pode ajudá-las a esquecer aquilo que está incomodando. As rotinas trazem uma sensação de calma e familiaridade para as crianças com autismo. Assim, elas possuem uma sensação de independência e capacidade maior de se acalmarem.
Algumas pessoas autistas podem apresentar mais interesse em movimentos repetitivos. Por exemplo: elas gostam de acompanhar a rotação da máquina de lavar, das hélices do ventilador ou das rodas dos carros.
As pessoas com autismo podem expressar emoções de maneiras diferentes das esperadas pela maioria das pessoas. Por exemplo, eles podem ter dificuldade em entender e interpretar expressões faciais ou linguagem corporal, mas ainda podem sentir emoções intensas.
Os salgadinhos, sucos em pó artificial e gelatina são muito ricos em corantes. Hoje se sabe que os corantes estimulam a hiperatividade, por essa razão devem ser banidos da dieta dos autistas.
Crianças com autismo leve podem ter dificuldade em interagir com outras pessoas e isso pode ser notado até mesmo na escola, com a dificuldade de manter amizades e participar de conversas.
O que é uma crise no autismo? Os colapsos são uma perda temporária do controle emocional pelo indivíduo. Eles se caracterizam por choros, gritos e movimentos repetitivos intensos. Algumas vezes podem trazer momentos de auto ou hétero agressão.