O denominador é o termo da fração que indica o número de partes em que será dividida uma determinada quantidade, enquanto que o numerador é o número de partes que usaremos dessa quantidade que acabou de ser dividida.
Entre os elementos que compõem essa representação numérica, temos o traço, o numerador e o denominador. O traço representa o símbolo da divisão; o número que fica acima desse traço é chamado de numerador, e o que fica abaixo dele é o denominador.
Quando o denominador é um número natural, o numerador indica quantas partes são tomadas do denominador, sendo que o denominador indica em quantas partes o número inteiro foi dividido.
9 é o denominar, e 5 é o inteiro, o 9, nessa fração, indica a quantidade de partes em que o inteiro deve ser dividido. Ao realizar uma fração dessas, você irá obter um número decimal.
A fração é a representação de uma divisão ou de partes de um todo. O número que fica em cima é conhecido como numerador da fração e representa quantas partes temos em relação ao todo. O número que fica embaixo é o denominador da fração e representa em quantas partes o todo foi dividido.
O denominador é o termo da fração que indica o número de partes em que será dividida uma determinada quantidade, enquanto que o numerador é o número de partes que usaremos dessa quantidade que acabou de ser dividida.
Uma maneira de encontrar o denominador comum de duas (ou mais!) frações é listar os múltiplos de cada denominador até encontrar o menor múltiplo que eles têm em comum.
Uma fração cujo denominador é 10 significa que o número 10 representa o todo de algo. Note que o enunciado pede uma fração que represente a metade de algo. Sendo assim, se o todo é 10, uma fração que indicaria a metade dele deve ter em seu numerador um número que seja a metade de 10.
Desta forma, quando você ler uma fração, primeiro menciona o numerador, em seguida a quantidade de partes de onde estamos pegando. Por exemplo, a fração lemos como sete nonos e significa que pegamos sete partes depois de dividir a unidade em nove.
Ao comparar frações, lembre-se de que o numerador é o número de cima e que o denominador é o número de baixo. Com o mesmo denominador, um numerador maior significa uma fração maior. Com o mesmo numerador, um denominador menor significa uma fração maior.
O número que está em cima é chamado de numerador (quantas partes foram consideradas do todo), o número que está em baixo é chamado de denominador (em quantas partes o todo foi dividido).
3,7 Três inteiros e sete décimos; 13,45 Treze inteiros e quarenta e cinco centésimos; 130,824 Cento e trinta inteiros e oitocentos e vinte e quatro milésimos.
O "avos" aparece quando o denominador de uma fração é maior do que dez - como 1/12 (que se lê "um doze avos"). O termo tem origem em octavus (em latim, "oitavo"), que passou a ser escrito oit'avos (aí sim para representar uma fração). Desde então, a terminação "avo" passou a ter o uso atual.
O número que divide, por sua vez, é colocado na parte inferior e é chamado de denominador. Na fração acima, o numerador é o número 1, pois apenas um refrigerante foi dividido, e o denominador é o número 5, pois o refrigerante foi dividido para cinco pessoas.
As frações que possuem os denominadores diferentes devem ser resolvidas da seguinte forma: o primeiro passo é igualar os denominadores pelo processo do mmc (mínimo múltiplo comum), o segundo passo é dividir o novo denominador pelo antigo e o resultado multiplicar pelo numerador correspondente, o terceiro passo é ...
Se os denominadores forem iguais, realizamos a adição ou a subtração com os numeradores. Se os denominadores forem diferentes, igualamos os denominadores e realizamos a operação.