O trecho disputado de Lucas está em verde. Estando eles comendo, tomou Jesus o pão e, tendo dado graças, partiu-o e deu-lhes, dizendo: Tomai; este é o meu corpo. Tomando o cálice, rendeu graças, e deu-lho; e todos beberam dele. Disse-lhes: Este é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos.
Segundo Colbert, "Jesus comia, basicamente, comidas naturais em seu estado natural - muitos vegetais, principalmente feijão e lentilhas". "Ele teria comido pão integral, muita fruta, bebido muita água e um pouco de vinho."
Não há nenhuma explicação teológica a respeito do consumo de frango no sábado de aleluia. No entanto, a tradição da igreja recomenda aos católicos que substituam a carne vermelha ou de frango por peixe, por se tratar de um alimento bíblico.
A tradição, ainda seguida por muitos católicos, teve origem no século XI, quando o Papa Urbano II a determinou como prática de penitência. O peixe, símbolo profundo na tradição cristã, tornou-se assim, uma opção para o consumo de carne na Semana Santa.
Tem na Bíblia que não pode comer carne na Semana Santa?
É pecado comer carne na sexta feira santa? Não, isso é coisa de católico, mas o que a bíblia diz sobre isso? Nada. Isso não passa de uma mera tradição católica, que não tem valor algum pra tua luta contra o pecado.
Apenas uma passagem descrita na Bíblia se refere a isso: quando Ele come um pedaço de peixe grelhado (Lucas 24:41). O que nos faz saber que “sim, Ele comia” é o fato de ter ficado em jejum por 40 dias, episódio citado por Mateus, Marcos e Lucas, o que implica que em todos os outros, ele se alimentava.
Gostava de azeitonas, figos, pão, peixe e lentilhas. Também gostava de refeições de Páscoa com cordeiro assado e comia frequentemente peixe que ele e os seus discípulos pescavam enquanto atravessavam o Mar da Galileia.
Descrito como o próprio Cordeiro de Deus, Jesus teria comido cordeiro, pois era uma escolha popular de carne em Seu tempo. Às vezes, servido em um ensopado com outros vegetais, o cordeiro é uma carne vermelha mais saudável, muito rica em vitaminas e minerais.
Não comer carne na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa são formas de mortificação e penitência para vivenciar a celebração dos grandes mistérios da fé cristã: a morte e a ressurreição de Jesus. Durante todo o ano, as sextas-feiras também são dias de recordar a Paixão de Cristo.
Durante a Sexta-feira Santa, muitas pessoas optam por fazer jejum parcial ou abstêm-se de consumir carne vermelha como parte da tradição religiosa, e incluem peixes, frutos do mar, vegetais, legumes, ovos e pratos vegetarianos.
Segundo a tradição da Igreja, todo católico deve jejuar durante toda sexta-feira até chegar a Páscoa. O jejum tem que ser de frango e carnes vermelhas - boi, porco, bode etc - e não pode ultrapassar uma refeição por dia. Além disso, os católicos podem fazer dois pequenos lanches no dia.
Esclarecendo, o Bispo ressaltou que desde a infância foi ensinado que esse ato era em respeito ao corpo de Cristo, que foi sacrificado na Sexta-Feira da Paixão, no entanto, isso não tem embasamento bíblico. “Jesus mandou que nós comêssemos o símbolo da carne dEle, que não é carne de nenhum animal.
Porque os evangélicos não acreditam na Semana Santa?
Além do mais, a maioria dos evangélicos celebram a morte e ressurreição de Jesus todos os meses, ritual chamado de “Culto da Santa Ceia”, conforme explicou Osvaldo. Dessa forma, a Semana Santa não é tão enfatizada, sendo lembrada nas celebrações como os dias que antecedem o sacrifício de Jesus na cruz.
Portanto, a tilápia era muito comum e fazia parte da alimentação da maioria das pessoas na época de Jesus . É bem provável que ele tenha comido esse peixe saboroso, e talvez tenha usado tilápias secas e salgadas ao fazer o milagre em que alimentou milhares de pessoas com dois peixes.
Era uma das comidas mais importantes de Israel antigo, exportada pra todo Império Romano. No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras - como todo mundo, naquela época.