Uma vez que é feita de borracha, a correia do alternador tende a se desgastar e a ressecar ao longo do tempo. Quando isso ocorre, ela começa a perder eficiência na transmissão de energia do eixo do motor para o alternador. Se a correia não for trocada, ela poderá arrebentar ou se soltar.
Ela funciona passando pela polia do eixo do motor, que também pode ser chamada de eixo virabrequim ou girabrequim e, daí, transmite a força necessária para a polia do alternador, fazendo com que ela gire, possibilitando a geração de energia.
O que acontece se a correia do alternador arrebentou?
Outra coisa a ter em mente sobre a correia do alternador do seu carro é que ela deve ser substituída quando necessário, porque se a correia de acessório quebrar, isso pode fazer com que o alternador e todos os elementos que são acionados por ela parem.
Se ela arrebentar, o carro não funciona mais. E em caso de rompimento com o motor em funcionamento, há risco de danificar peças do motor. A função dessa correia é colocar o alternador em atividade, pois ele é responsável por gerar a energia para a bateria do carro.
O superaquecimento da correia do alternador é um sinal claro de desgaste excessivo. Se notar que a correia está quente ao toque após dirigir por um período curto, é uma indicação de que ela está trabalhando demais e precisa ser substituída.
Pode andar com o carro com a correia do alternador quebrada?
O que pode causar a quebra da correia do alternador?
Uma vez que é feita de borracha, a correia do alternador tende a se desgastar e a ressecar ao longo do tempo. Quando isso ocorre, ela começa a perder eficiência na transmissão de energia do eixo do motor para o alternador. Se a correia não for trocada, ela poderá arrebentar ou se soltar.
Geralmente, a peça atinge seu limite de desgaste e deve ser substituída, em média, a cada 40 ou 50 mil quilômetros rodados, ou em intervalo de dois a cinco anos, dependendo da recomendação do fabricante e do uso do veículo. A troca dessa peça no momento certo é muito importante.
Quanto tempo o carro pode andar sem a correia do alternador?
Geralmente, o intervalo de substituição varia de acordo com o modelo e a marca do carro, mas é comum ser indicada a cada 40.000 a 80.000 quilômetros ou a cada 2 a 5 anos.
Quando a correia do alternador quebra A direção fica dura?
O desgaste da correia ou sua quebra também acarretam no endurecimento imediato da direção, assim como do tensor. O mesmo vale para o motor, se o mesmo desligar com o carro parado ou em movimento, pois o acionamento mecânico da bomba foi interrompido.
Se houver o rompimento da correia, os pistões do motor se chocam diretamente e se desordenam, resultando em empenamento das peças, fazendo com que o motor pare de funcionar e, consequentemente, o veículo também. Os danos causados podem ser extensos, o que leva a “morte” do motor.
Quanto tempo dura a bateria sem a correia do alternador?
Quanto tempo a bateria dura com o carro fora de uso? Com o alternador impossibilitado de fazer seu trabalho, é normal que a bateria descarregue. Uma bateria de carro normalmente dura cerca de quatro semanas, mas varia de acordo com o veículo e a idade da bateria.
O que acontece se a correia do alternador estiver ruim?
Uma correia que está muito frouxa em uma polia causará deslizamento, o que leva ao aumento de calor devido ao atrito. Esse calor danificará suas correias de borracha e fará com que elas rachem e quebrem.
Quanto um mecânico cobra para trocar a correia do alternador?
Escolher correias do alternador de qualidade melhor, como as originais dos fabricantes de veículos ou marcas de mais confiança, acabará elevando o custo em comparação com peças de qualidade inferior. Justamente por tudo isso, podemos dizer que o custo da troca da correia do alternador vai de R$ 100 a R$ 500 ou mais.
Como saber se a correia do alternador está com defeito?
Se você ouvir ruídos estranhos vindo do motor, como chiados, rangidos ou zumbidos, pode ser um sinal de que há algum problema no alternador ou na correia do alternador. Esses ruídos podem indicar que há algum componente solto, desalinhado ou danificado no alternador ou na correia.
Obs.: Ao funcionar no motor sob condições de tensão abaixo da recomendada, a correia pode apresentar forte oscilação entre polias, durante variações de carga. Frente a essa oscilação pode ocorrer desalinhamento, fazendo com que a correia avance sobre uma das arestas de uma das polias, provocando o desfiamento.
Sem o alternador, não seria possível manter a bateria do automóvel na sua máxima capacidade de carga e o veículo só iria continuar a funcionar normalmente até esgotar toda a energia acumulada. Sendo assim, se tiver o alternador avariado, é recomendável não utilizar o carro nessas situações.
O custo médio do alternador do carro para reposição varia de acordo com o modelo e o fabricante da peça, girando em torno de R$600 a R$2 mil, considerando o valor da peça toda. Em alguns casos, é possível trocar apenas um ou mais componentes internos para baratear o custo.
Assim, a quilometragem ideal para realizar a substituição da correia do alternador é de 20 mil km. Um ponto muito importante para se observar é em relação ao estado da correia que vai substituir a que está no local.
Qual a diferença de correia dentada e correia do alternador?
Em resumo, a correia dentada é responsável por sincronizar o movimento dos pistões e das válvulas do motor, enquanto a correia serpentina é responsável por acionar os sistemas secundários do veículo.
Basta você ligar o carro e com o capô aberto encostar a vela na correia do alternador enquanto ela gira. Fazendo isso, provavelmente a cantoria da correia vai desaparecer por um bom tempo. Resumo da ópera sem cantores: parafina é o que resolve o problema da cantoria da correia do alternador.
São elas: Correia do alternador, Correia do ar condicionado, Correia da direção hidráulica e Correia dentada. Todas elas têm sua importância e precisam de manutenção. O funcionamento de cada sistema desses depende do bom estado da correia.
Dizer com precisão qual é a vida útil do alternador é algo difícil, uma vez que sua durabilidade depende de diversos fatores, como as condições de uso do carro e os hábitos do motorista. No entanto, a estimativa é que o alternador dure por cerca de 200 mil quilômetros.
Para manter seu carro funcionando corretamente, é essencial entender que não é recomendado andar com a correia do alternador quebrada. Isso pode causar uma série de problemas maiores, incluindo a interrupção total do veículo, caso a bateria não receba carga.