Aprenda a preparar receita servida aos apóstolos. Neste domingo, cerca de dois bilhões de cristãos espalhados pelo mundo celebraram o dia em que, segundo a Bíblia, Jesus Cristo ressuscitou depois de morrer crucificado, há quase dois mil anos.
O padre Marcelo Rossi procurou especialistas para descobrir o que Jesus Cristo e os apóstolos comeram na última ceia. O provável prato principal foi pernil de cordeiro, que foi preparado por uma chef.
O que Jesus comia? Na última ceia, Jesus teria comido pão e bebido vinho. Lucas 24:42 diz: "Então, eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado e um favo de mel, o que ele tomou e comeu diante deles".
A Última Ceia foi a última refeição que, de acordo com os cristãos, Jesus dividiu com seus apóstolos em Jerusalém antes de sua crucificação. Ela é a base escritural para a instituição da Eucaristia, também conhecida como "Comunhão".
mulher participa da SANTA-CEIA em PECADO e o PIOR acontece
O que havia para comer na Última Ceia de Jesus?
Na última ceia, os apóstolos saborearam alimentos da liturgia judaica: ervas amargas para relembrar o sofrimento causado pela escravidão do povo hebreu no Egito; pão ázimo, em memória da saída dali; e carne de cordeiro.
Apenas uma passagem descrita na Bíblia se refere a isso: quando Ele come um pedaço de peixe grelhado (Lucas 24:41). O que nos faz saber que “sim, Ele comia” é o fato de ter ficado em jejum por 40 dias, episódio citado por Mateus, Marcos e Lucas, o que implica que em todos os outros, ele se alimentava.
Descrito como o próprio Cordeiro de Deus, Jesus teria comido cordeiro, pois era uma escolha popular de carne em Seu tempo. Às vezes, servido em um ensopado com outros vegetais, o cordeiro é uma carne vermelha mais saudável, muito rica em vitaminas e minerais.
No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras - como todo mundo, naquela época. Confira a reportagem no vídeo acima.
O que se supõe é que se eles estavam realizando a ceia pascal judaica, haveria pão, cordeiro, vinho e ervas amargas. O prato principal da ceia de Jesus foi cordeiro (receita ao lado), uma carne muito saborosa, macia e com pouca gordura.
Além do mais, para corroborar com esta teoria, sabe-se que, durante a semana da Páscoa, os israelitas não podiam beber líquidos fermentados, nem mesmo provar o pão com fermento. Assim, o mais provável é que o vinho servido por Jesus Cristo aos seus discípulos durante a Santa Ceia era livre de álcool.
O vinho na Última Ceia não era apenas uma bebida para acompanhar a refeição; ele carregava um profundo significado espiritual. Jesus o utilizou para instituir a Eucaristia, afirmando que o vinho representava seu sangue, que seria derramado em sacrifício pela humanidade.
Patrick McGovern afirma que o vinho provavelmente lembrava um Amarone, estilo produzido na Itália com uvas Corvina, Corvinone, Rondinella e Molinara. Sua característica é ser doce, rico e escuro, parecido com os que eram apreciados na Terra Santa.
Aprenda a preparar receita servida aos apóstolos. Neste domingo, cerca de dois bilhões de cristãos espalhados pelo mundo celebraram o dia em que, segundo a Bíblia, Jesus Cristo ressuscitou depois de morrer crucificado, há quase dois mil anos.
A Última Ceia é o sentido da partilha, da despedida e da sacralização de dois grandes produtos que são o pão e o vinho: "O pão, a maior invenção da Humanidade." O pão à mesa de Cristo e dos Apóstolos era um pão ázimo - ou seja, sem fermento - e adicionado de ervas não doces.
Simbologia. No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã.
Jesus participa em dez refeições narradas no Evangelho de Lucas (Lc 5,27; 7,36; 9,10; 10,38; 11,37; 14,1; 19,1.5-7; 22,7; 24,30 e 24,42). Isso nos chama muito a atenção, pois indica a importância que o terceiro evangelista dedicava ao ato de alimentar-se.
O primeiro texto que vem à mente para falarmos disso é Lucas 24:41-43 onde Jesus come um peixe assado ofertado pelos seus discípulos. Logo, a partir deste texto, podemos afirmar que Jesus comia peixe.
Então chegou o Filho do homem, comendo pão e bebendo vinho, e condenais: 'Eis aí um glutão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores! '. … Certo sábado, chegando Jesus para comer na casa de um importante fariseu, todos o observavam com atenção.
Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O tentador aproximou-se dele e disse: “Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães”. Jesus respondeu: “Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'.
O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que deem roupas aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes. “Então a luz da minha salvação brilhará como o sol, e logo vocês todos ficarão curados.